Textor se envolve em mais uma polêmica com arbitragem: tem mais disso ou vitória do Botafogo nos últimos 3 meses?
Desde o começo da derrocada do Botafogo no Brasileiro, John Textor tem acumulado polêmicas com acusações e insinuações sobre a lisura do campeonato, CBF e arbitragem
Dono da SAF do Botafogo, John Textor vem acumulando polêmicas desde a reta final do Campeonato Brasileiro, perdido pelo clube de forma vexaminosa. E, depois de desavenças com Ednaldo Rodrigues, ex-presidente da CBF, e Leila Pereira, presidente do Palmeiras, agora o empresário parece ter escolhido um novo alvo. Por meio de redes sociais, o mandatário do Botafogo trocou farpas com a Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (ABRAFUT).
Na última sexta-feira, em nota publicada nas suas redes, a ABRAFUT criticou a resposta de John Textor a Leila Pereira. De acordo com a Associação, o empresário teria a “intenção de desviar o foco real dos resultados do seu clube”, que liderou o Campeonato Brasileiro por 31 rodadas e, no final, ficou até fora do G4, sem vaga direta para a fase de grupos da próxima Copa Libertadores.
A ABRAFUT ainda acusa John Textor de “terceiriza sua responsabilidade” ao atacar a arbitragem e colocar na conta de supostos erros de arbitragem a derrocada do Botafogo no Campeonato Brasileiro. Por fim, a Associação ainda diz esperar que Textor “prove na justiça essa imputação tão grave contra nossa classe”.
Em resposta a ABRAFUT, John Textor publicou um tweet cobrando a Associação e dizendo que o Brasil espera “humildade e responsabilidade” do grupo.
– Cabe a uma associação de árbitros participar de debates nas redes sociais. Humildade e responsabilidade é o que o Brasil espera @abrafutoficial. O STJD já criticou o VAR por cartão vermelho inválido, que prejudicou o Brasileirão. Apenas admita o erro e prometa melhorar – publicou John Textor.
It’s beneath an association of referees to engage in debates on social media. Humility and accountability is what Brazil expects of @abrafutoficial – The STJD already criticized the VAR for an invalid Red Card that damaged the Brasileirao. Just admit the error and vow to improve.
— John Textor (@_JohnTextor_) December 9, 2023
John Textor acumula polêmicas em derrocada do Botafogo
Esta é só mais uma de tantas polêmicas envolvendo John Textor desde a derrota do Botafogo para o Palmeiras, por 4 a 3, de virada, no Nilton Santos, no começo de novembro. Depois daquela partida, em um confronto direto pelo título, o dono da SAF alvinegra falou em “roubo” e “corrupção” para criticar a arbitragem. Textor criticou, principalmente, a expulsão do zagueiro Adryelson, quando a partida estava 3 a 1 para o Botafogo.
Estas acusações, sem provas, renderam um processo da CBF e uma suspensão de 35 dias por parte do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Na sua defesa no STJD, nova polêmica. Textor apresentou um estudo da empresa francesa “Good Game!”, analisando supostos erros de arbitragem no Campeonato Brasileiro. Naquele momento, no meio de novembro, de acordo com o relatório, o Botafogo deveria ter incríveis 21 pontos de vantagem sobre o Palmeiras, que acabou conquistando o título e ficou seis pontos na frente do Glorioso.
No começo desta semana, antes da última rodada do Brasileiro, o Botafogo de Textor enviou um ofício ao STJD pedindo para que fossem apurados supostos erros de arbitragem e um possível esquema de manipulação de resultados que teria beneficiado o Palmeiras neste Brasileirão. Na quinta-feira, o STJD arquivou o caso “por ausência de elementos indispensáveis ao procedimento”.
John Textor x Leila Pereira
Após o título do Palmeiras, a presidente Leila Pereira falou sobre as acusações de John Textor. Leila disse que o dono da SAF do Botafogo era “desequilibrado” e que suas atitudes eram “ridículas”. No dia seguinte, o empresário americano rebateu insinuando um possível favorecimento da arbitragem ao Palmeiras.
– No tópico de equilíbrio, é preciso observar que o time dela vive em um mundo em que jogar 11 contra 10 representa equilíbrio. O Palmeiras se beneficiou da vantagem de 11 contra 10 onze vezes durante a temporada 2023, um ano que as equipes tiveram a média deste benefício em 3 – publicou Textor.
Veja a nota da ABRAFUT sobre John Textor
O presidente do Botafogo, Textor, emitiu uma nota oficial em resposta às declarações de Leila Pereira , presidente do Palmeiras. No conteúdo dessa nota, mais uma vez o dirigente na intenção de desviar o foco real dos resultados do seu clube que iniciou o campeonato com uma campanha promissora, com prognóstico positivo, porém , no percurso desenhou um forte declínio revelando a decadência do time, que resultou a frustrante derrota com resultado decepcionante para as expectativas do presidente, o mesmo terceiriza sua responsabilidade.
Textor resistente e relutante em aceitar a realidade que seu clube apresentou nos gramados , novamente coloca em descrédito todo o trabalho da arbitragem e a competência de outros clubes, desprestigiando e desvalorizando o produto futebol.
Em suas declarações ele novamente ataca e responsabiliza a arbitragem pelo o fracasso do seu clube dizendo que seu time foi prejudicado pela compaixão tendenciosa da arbitragem por favorecer outro time.
Reforçamos aqui o trabalho árduo dos árbitros em campo e fora dele pra desempenharem com excelência, muita seriedade uma atuação responsável e digna. Não merecemos esse tipo de pronunciamento desabonando e depreciando todos os nossos anos de dedicação para que o resultado seja sempre justo, decente e íntegro.
É muito séria essa acusação e tantas outras feitas por esse Senhor que tem tanta dificuldade em aceitar a realidade. Portanto que ele prove na justiça essa imputação tão grave contra nossa classe.