Brasileirão Série A

John Textor, do Botafogo, e Ednaldo Rodrigues, da CBF, trocam acusações e briga vai parar na Justiça

John Textor foi processado por calúnia após declarações fortes depois do jogo entre Botafogo e Palmeiras

No último dia primeiro de novembro, após a virada espetacular do Palmeiras sobre o Botafogo pelo placar de 4 x 3, John Textor, indignado com a arbitragem de Braulio da Silva Machado, e do responsável pelo VAR, Rafael Traci, ambos da Fifa de Santa Catarina, foi aos microfones desabafar contra as decisões tomadas em campo.

A ira do controlador da SAF foi tanta que o mesmo prometeu entrar com um processo por corrupção contra o atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Entretanto, quem entrou com processo contra John Textor foi o dirigente brasileiro, e o procedimento já tramita na Justiça brasileira.

O recurso de Ednaldo Rodrigues contra a John Textor está em andamento no 9º Juizado Especial Criminal da Barra da Tijuca, na zoa oeste do Rio de Janeiro. O momento é de chumbo trocado, já que o mandatário botafoguense também prometeu processar a CBF por corrupção. Na quinta-feira (9), a juíza Simone Cavalieri Frota aceitou o processo e pediu que o Ministério Público se manifestasse.

A ação contra John Textor foi movida após o dirigente afirmar que a CBF é corrupta por conta das decisões da arbitragem, principalmente a expulsão de Adryelson, que no seu entendimento, não deveria ser punido com o cartão vermelho após falta em Breno Lopes. Por conta do episódio, Textor foi suspenso preventivamente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por 30 dias.

Entenda o motivo da ira de John Textor

Por volta dos 30 minutos do 2º tempo, quando o jogo estava 3 x 1 para o Botafogo, Breno Lopes foi lançado no costado da defesa carioca e foi derrubado por Adryelson, advertido com o cartão amarelo por Braulio da Silva Machado. Entretanto, Rafael Traci chamou o juiz para rever o lance no VAR, o árbitro então mudou a cor do cartão e expulsou o defensor botafoguense. Foi o estopim para muitos protestos dos jogadores em campo e uma queda de rendimento brusca por parte do Glorioso.

Não bastasse a expulsão, o Botafogo sofreria uma virada espetacular do Palmeiras. Após virar o primeiro tempo vencendo por 3 x 0 e amassando o Alviverde, o Botafogo sucumbiu no 2º tempo diante de um Palmeiras resiliente e que contou com uma exibição fantástica do garoto Endrick para conseguir virar o encontro para 4 x 3, em um dos momentos mais emblemáticos do futebol brasileiro nos últimos anos.

O resultado do time em campo, mais a expulsão de Adryelson, que embora tenha dividido opiniões, se mostrou acertada pelos especialistas de arbitragem nos programas pós-jogo, gerou a revolta de John Textor. O dirigente não mediu suas palavras ao criticar a CBF e o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. Resta saber como o processo movido por ambas as partes será conduzido daqui para frente e como isso poderá influenciar na atuação do dirigente no time carioca.

Botafogo entra em crise na parte final do Campeonato Brasileiro

Em um abismo que parece não ter fim, a reta final do Brasileirão ao Botafogo promete ser muito tensa. Derrotado nesta quinta-feira pelo Grêmio, mais uma vez de virada por 4 x 3, após abrir 3 x 1 em São Januário, o Glorioso parece não ter mais forças para brigar pelo título da competição, e deixou escapar uma longa distância para os concorrentes, que chegou a ser de 14 pontos, mas que agora não existe mais.

O Alvinegro de General Severiano divide agora a ponta da tabela com o Grêmio, e com o Palmeiras, ambos com 59 pontos. O Red Bull Bragantino, próximo adversário do Fogão, está na 4ª colocação com 58 pontos. Caso seja derrotado pelo time de Bragança Paulista, será fatalmente destituído da primeira posição na tabela. Por conta da queda brusca do time faltando poucas rodadas para o fim do campeonato, a torcida botafoguense pede por medidas drásticas para tentar salvar o título brasileiro, entre elas a saída do técnico Lúcio Flávio e a volta de Cláudio Caçapa ao comando do time.

A demissão de Lúcio parece eminente e deve acontecer ao longo desta sexta-feira, ou após o jogo diante do Red Bull Bragantino, marcado para este domingo (12), às 16h (horário de Brasília), em Bragança Paulista. Resta saber como este caos vivenciado no Botafogo vai terminar e se o elenco terá força, e principalmente futebol para conquistar o Campeonato Brasileiro após 28 anos.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo