Associação de árbitros vai ao STJD após Textor acusar arbitragem de roubo: ‘Acusação séria, grave e leviana’
Associação de árbitros (Abrafut) rebate acusações de John Textor, presidente do Botafogo, e afirma que vai notificá-lo judicialmente
As acusações feitas por John Textor, após a virada do Palmeiras sobre o Botafogo, gerou uma resposta à altura da Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut). Em nota, a instituição disse que vai notificar a infração do presidente do clube carioca ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
– “Isso é corrupção, isso é roubo” essa foi a frase dita por um presidente de um grande clube de futebol do Brasil, Botafogo. Mais um episódio, mais uma acusação séria, grave e leviana vinda de uma figura que tem visibilidade no esporte e que usou sua voz para desmerecer e invalidar o trabalho limpo, honesto, baseado em regras devidamente obedecidas dentro de campo, prejudicando o rendimento de um mercado do qual ele mesmo faz parte – diz um trecho do pronunciamento da Abrafut.
Abrafut alfineta John Textor
Além de mostrar sua revolta com as falas de Textor, a Abrafut não perdeu a oportunidade de alfinetar o mandatário da equipe alvinegra. A associação citou um momento específico, no qual o presidente se dirigiu ao grupo de profissionais de arbitragem fazendo um gesto muito usado no Brasil para indicar a contagem de dinheiro em notas.
– Temos a imagem de John fazendo um sinal com as mãos, popularmente conhecido como ganho em dinheiro, apontando para a equipe de arbitragem. Provavelmente ele estava sugerindo que os árbitros teriam recebido ilicitamente para um resultado antagônico ao que já era previsto para o presidente. Deixou de levar em consideração o que realmente de fato culminou sua inesperada e frustrante derrota: a falha de seus próprios jogadores. Seria mais fácil achar um culpado do que admitir um fracasso? – afirmou a associação.
União que é determinante e fortalece o BOTAFOGO em cada disputa. Na chegada alvinegra para o jogo, John Textor valorizou o apoio da torcida durante a temporada. 🔥⚽️ #VouTeApoiarAtéOFinal pic.twitter.com/XWqVYM2vcv
— Botafogo F.R. (@Botafogo) November 1, 2023
Textor acusa arbitragem de corrupção e pede renúncia de presidente da CBF
Na noite da última quarta-feira (1), Textor disparou contra a arbitragem logo depois do apito final no Nilton Santos. O Botafogo sofreu uma virada histórica do Palmeiras, por 4 a 3, mesmo tendo ido para o intervalo com 3 a 0 no placar, e se complicou na liderança do Brasileirão. A principal reclamação do dirigente era a expulsão do zagueiro Adryelson.
— O mundo todo viu, isso não é cartão vermelho. Ele (Adryelson) pegou a bola primeiro. Não tenho certeza nem se foi falta. Mas não é cartão vermelho, ele mudou o jogo. Isso é corrupção, isso é roubo. Por favor, me multa, Ednaldo, mas você precisa renunciar amanhã de manhã. É isso que precisa acontecer. Esse campeonato se tornou uma piada. Ninguém merece isso, esses jogadores do Palmeiras não querem ganhar desse jeito, nós não queremos perder desse jeito. São cinco jogos seguidos. Senhores, vocês (jogadores do Palmeiras) jogaram um bom jogo, não é culpa de vocês, mas isso é corrupção – afirmou Textor ao “Premiere”.
O ponto alto da declaração foi o pedido para que Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) renuncie ao cargo.
– Isso precisa mudar. Ednaldo, você precisa renunciar pelo bem do jogo. Isso precisa acabar. Isso é roubo, me multa. Você não pode me expulsar, é meu estádio, eu vou continuar aqui – completou o dirigente.
É importante ressaltar que a Comissão de Arbitragem trabalha de forma independente dentro da entidade e o responsável por gerenciar o corpo de arbitragem da CBF é o ex-árbitro Wilson Seneme, não Ednaldo.