Oscilação com Sampaoli sela destino do Flamengo, ainda que Tite deixe impressão positiva
Campanha do Flamengo foi mais de baixos do que altos, e nem mesmo a arrancada com Tite pôde levá-lo ao título
O Flamengo teve um Campeonato Brasileiro de mais altos do que baixos. A equipe oscilou entre os comandos de Jorge Sampaoli, Tite e até Mário Jorge, utilizado como interino na transição entre os treinadores. O resultado acabou sendo superior ao do ano passado, mas a decepção pela perda de um título sonhado acabou ofuscando a melhora.
Para ter uma ideia de como o Flamengo teve um Brasileirão confuso, a equipe estreou com vitória sob o comando de Mário Jorge. Interino após a saída de Vítor Pereira, o treinador do sub-20 conseguiu vitória por 3 a 0 para cima do Coritiba, que seria rebaixado. Depois disso, no entanto, o Rubro-Negro mostrou toda a sua oscilação ao emplacar três derrotas consecutivas. Ainda que passasse mais confiança ao torcedor ao fim das dez primeiras jornadas, o título parecia distante com a arrancada do Botafogo.
Oscilação com Sampaoli deixa o Flamengo em situação delicada
Mesmo com a distância para o primeiro colocado, o Flamengo se manteve no encalço até a primeira Data Fifa de Sampaoli, quando o time voltou de maneira desastrosa e encerrou uma série de mais de 10 jogos sem perder com goleada sofrida para o Red Bull Bragantino. A partir daí, a equipe perdeu as primeiras posições e chegou a ficar de fora do grupo dos quatro primeiros colocados.
Nem mesmo a queda livre do próprio Botafogo foi aproveitada pelo Flamengo. A oscilação chegou ao seu limite no fim do primeiro turno, quando o Rubro-Negro não conseguiu vencer os reservas de São Paulo e Internacional, no Maracanã, empatou com o rebaixado Goiás em 0 a 0 e perdeu por 3 a 0 para o Athletico em Cariacica. Pontos preciosos foram desperdiçados no período, que seriam cruciais na reta final.
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2023%2F09%2Fsampaoli_flamengo_microfone.jpg)
No fim, Sampaoli focou demais na disputa da Copa do Brasil, já que um título era a única maneira de salvar seu trabalho no Flamengo, e isso provou ser péssimo para o Rubro-Negro. Quando saiu do Ninho do Urubu, o argentino deixou a equipe praticamente fora da zona de classificação para a Libertadores um sentimento de terra arrasada.
Chegada de Tite embala o Flamengo
Tite chegou ao Flamengo antes da 27ª rodada, com a missão inicial de levar a equipe à fase de grupos da Libertadores sem sustos. Naquele momento, o Rubro-Negro estava na sexta posição, com diferença de apenas dois pontos para o Athletico, sétimo colocado. A partir daí, no entanto, o time entraria em excelente sequência, que o levaria ao G-4 com tranquilidade.
Mesmo que tenha perdido para Grêmio e Santos, golpes duros, o Flamengo conseguiu se manter em alta com vitórias importantíssimas diante de Fortaleza e Palmeiras, esse segundo um confronto direto. Mais uma pausa para a Data Fifa fez com que o Rubro-Negro pudesse melhorar ainda mais e, na volta, venceu o Red Bull Bragantino em novo jogo de seis pontos. A diferença para o Botafogo era de apenas dois pontos.
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2023%2F11%2Ftite_flamengo_red_bull_bragantino.jpg)
Flamengo chega a liderar por minutos, mas naufraga no fim
A vantagem era pequena, e o Flamengo soube aproveitar a reta final para acumular três pontos diante do rebaixado América Mineiro. Na ocasião, o Rubro-Negro chegou a liderar o Brasileirão por minutos, mas o empate do Fortaleza com o Palmeiras, mesmo tendo um jogador a mais, pareceu ter selado o destino da equipe. A tabela colocava mais um confronto direto e, dessa vez, o time de Tite não sairia vitorioso, muito pelo contrário.
A derrota por 3 a 0 para o Atlético-MG, diante de mais de 60 mil torcedores no Maracanã, selou o destino do Flamengo no Brasileirão. O Palmeiras disparou, e só um milagre tiraria o título dos paulistas. Dessa forma, restou confirmar a vaga direta na fase de grupos da Libertadores, que veio com emoção, já que o Rubro-Negro perdeu para o São Paulo na rodada decisiva, mas contou com um tropeço do Botafogo para permanecer entre os quatro primeiros colocados.
Torcida do Flamengo apoia o time no estádio do Maracanã apesar da derrota por 3×0 para o Atlético MG.
? @trivela | @GuiVXavier pic.twitter.com/cA4BliftCR
— Mundo do futebol (@sobrefutebool) November 30, 2023
O Flamengo no Campeonato Brasileiro 2023
- 38 jogos
- 19 vitórias
- 9 empates
- 10 derrotas
- 66 pontos – 4° lugar
- 56 gols marcados – 4º melhor ataque
- 42 gols sofridos – 7ª melhor defesa
- Artilheiro do Campeonato: Pedro – 13 gols
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Os pontos positivos do Brasileirão do Flamengo
- Os estrangeiros fizeram a diferença, especialmente Pulgar e Arrascaeta
- A esperança renovada com a chegada de Tite
- A série invicta com Sampaoli
- Os números de Pedro, mesmo com as poucas oportunidades
- Conseguiu a vaga direta para a Libertadores
Os pontos negativos do Brasileirão do Flamengo
- Oscilação que custou caro no meio do campeonato
- A decepção pela perda do título diante do Atlético-MG
- Atuações ruins, apáticas, de diversos medalhões
- Como priorizou as Copas, faltou empenho na liga nacional
O que esperar do Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2024?
O Rubro-Negro começa o Brasileirão como um dos favoritos ao título, algo esperado pelo investimento e protagonismo da equipe nos últimos anos. Existe, no entanto, algo que motive ainda mais o Flamengo para a próxima edição: a ausência dos holofotes na liga nacional. A equipe não a vence desde 2020 e tem focado muito mais nas copas do que nos pontos corridos. Qualquer posicionamento diferente do G-4 será um desastre para o clube.