Brasil

Corinthians buscou soluções na base, e Luxemburgo mostrou que ainda tem bom faro para lançar jovens

Com muitos nomes que subiram para o profissional com Luxemburgo, base pode ajudar Mano Menezes durante reformulação generalizada do Corinthians

Se tem um grupo que pode ter feito da temporada do Corinthians um pouco menos ruim, foram os garotos que deixaram a base para suprir algumas lacunas deixadas no elenco principal, sejam elas por lesões ou vendas. Dos oito jogadores promovidos, alguns ganharam tanto destaque que foram negociados, como Murillo, que deixou o clube no meio do ano para defender o Nottingham Forest, e Gabriel Moscardo, que segue monitorado pelo PSG. Além disso, o volante de 18 anos já tinha recebido proposta do Chelsea, mas o Timão optou por segurar o garoto.

Na época, o time que era treinado por Vanderlei Luxemburgo disputava três campeonatos: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana, essa que o time chegou até a semifinal diretamente graças a atuação dos meninos do Timãozinho. A equipe conseguiu e ir passando de fase, até cair para o Fortaleza no Castelão.

A maioria dos garotos foi promovida pelo ex-treinador do clube Vanderlei Luxemburgo, que em quase todos os clubes por onde atuou como comandante sempre teve a característica de lançar ao mercado do futebol bons jogadores. Após a saída do treinador, os meninos continuaram sendo utilizados por Mano Menezes, que também tem o costume de usar as bases dos clubes. No último jogo do Brasileirão, o técnico elogiou Luxa por promover bons garotos durante a temporada.

Os Meninos do Terrão que pediram passagem 

Gabriel Moscardo – Gabriel assumiu sua posição como volante do time profissional com propriedade, e não deixou de ser titular desde então, nem mesmo com a troca de treinador. Moscardo disputou a vaga com Fausto Vera, que não conseguiu ter constância no time. O volante de 18 anos, atuou em 25 jogos, 21 como titular e marcou um único gol, diante do Vasco, em São Januário.

Murillo – O defensor foi uma das grandes surpresas em 2023. Desde que deixou o Timãozinho após a Copinha por conta da idade, Murillo compôs a defesa corintiana ao lado do experiente Gil. As atuações dele foram tão boas que acabou sendo negociado com o Nottingham Forest, e deixou o clube em junho para disputar a Premier League. Foram 27 jogos disputados, 26 deles como titular.

Felipe Augusto – O jovem atacante subiu para o profissional para disputar o Campeonato Paulista, disputou a posição com Yuri Alberto, mas apesar da má fase do camisa nove, não foi tão utilizado quanto o esperado. Com seis jogos na titularidade do Timão, Felipe deve ser negociado com o clube para 2024, já que o Corinthians recebeu uma proposta do Club Brugge, da Bélgica.

Ryan – O volante Ryan estreou no profissional do Corinthians em junho. Na sua primeira e última partida disputada com o profissional, o Timão venceu Universitario, do Peru, por 2 a 1, pela Copa Sul-Americana. Ryan começou no banco de reservas e ao entrar marcou um dos gols do time na partida.

Pedro – Ainda que com poucos jogos no profissional, Pedro foi negociado pelo Corinthians com o Zenit no pacotão cedido ao clube russo por Yuri Alberto. O atacante deve se apresentar ao time, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em janeiro. Com a camisa alvinegra foram 22 jogos, nove deles como titular.

Com reformulação toral do elenco, Corinthians pode ter na base soluções imediatas 

O Corinthians viverá uma reformulação geral, em todas as posições, e pode ser que Mano não apenas continue usando os menos garotos, mas também busque na base do time, outros para suprir de imediato as vagas disponíveis, até que o time esteja composto pelas contratações que a diretoria pretende de fazer.

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo