Brasil

Contrato ‘vitalício’ no Grêmio? Confiança de Renato não condiz com rendimento em 2024

Treinador voltou a afirmar que opinião da torcida gremista será decisiva para sua renovação de contrato

Novamente o final de ano do Grêmio é marcado por indefinição quanto à continuidade de Renato Portaluppi no comando da equipe. Desta vez, no entanto, não é por falta de vontade do próprio treinador.

Ao menos foi o que garantiu Renato na última quarta-feira (6), em entrevista à Zero Hora.

— Por mim, faria um contrato pro resto da minha vida com o Grêmio. Só que eu não decido isso. […] Eu não posso chegar lá para o presidente do clube, para o vice-presidente, para o executivo e para torcida do Grêmio e dizer: eu vou ficar”. Pode ser um desejo meu. Mas aí tem uma decisão de um presidente, de uma diretoria, de um executivo e da torcida — afirmou.

Renato foi vaiado pela torcida do Grêmio no jogo contra o Atlético-GO

Ao citar os torcedores do Grêmio, Renato recupera discurso utilizado após a vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-GO, no dia 26 de outubro.

Antes do jogo — para o qual o Tricolor Gaúcho chegou vindo de duas derrotas consecutivas, incluindo o clássico Gre-Nal — o treinador e maior ídolo do clube foi vaiado pela própria torcida quando teve seu nome anunciado nos alto-falantes da Arena do Grêmio.

— Fiquei muito triste quando soube que a torcida me vaiou. Vaiaram no início da partida, né? Entendo o torcedor. Perdemos o Gre-Nal e caímos na Copa do Brasil e na Libertadores. O Renato tem culpa? Tem. Mato essa no peito. Torcedor quer ganhar sempre, e eu entendo. Mas o torcedor precisa entender os motivos também — pediu.

Entre as razões, reiteradamente citadas pelo treinador, estão os prejuízos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que fizeram com que o Grêmio não pudesse jogar no estádio que leva seu nome por mais de quatro meses.

Decisão sobre permanência será tomada depois do Brasileirão

Independente da decisão que será tomada, ela só deve acontecer após o término do Campeonato Brasileiro, Na 11ª colocação, com 39 pontos, o Grêmio ainda precisa focar em garantir a permanência na Série A.

— Quando fizermos os pontos necessários, vou sentar com o Guerra para me despedir ou perguntar o que ele pensa. Mas vou sentir o ambiente externo também. O torcedor que vai me dar essa resposta — reiterou Renato.

O termômetro das arquibancadas e principalmente das redes sociais não é positivo. A torcida do Grêmio se mostra muito incomodada não só com os resultados insatisfatórios nesta temporada, mas com o baixo rendimento da equipe.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024

  • 11º colocado com 39 pontos em 32 jogos
  • 11 vitórias, 6 empates e 15 derrotas
  • 40% de aproveitamento
  • 38 gols feitos e 41 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo