Brasil

Querer não é poder: dirigente do Grêmio reconhece que elenco precisaria de mais reforços

Antônio Brum, vice-presidente de futebol do Grêmio, reconheceu que o elenco precisaria de mais reforços para a temporada 2024, mas esbarra no aspecto financeiro

O Grêmio sabe que precisaria reforçar muito mais sua equipe para a temporada 2024, que prevê o retorno à disputa da Libertadores. Mas esbarra no aspecto financeiro. O vice-presidente de futebol, Antônio Brum, reiterou isso em entrevista coletiva nesta segunda-feira (15), após a apresentação do goleiro Agustín Marchesín, uma das três contratações já feitas — o Tricolor Gaúcho ainda busca um centroavante para repor a saída de Luis Suárez.

— Obviamente eu não acho que o grupo do Grêmio precisa só de quatro reforços se eu quiser ter um grupo competitivo para jogar quatro competições. Dentro da situação financeira que a gente pode, a gente faria quatro contratações, talvez cinco se não tivesse renovado com Geromel. Obviamente nós queremos o melhor para o Grêmio. Trabalhamos sempre para que a gente tenha mais recursos financeiros para que o time fique mais forte. Todos estamos aqui para conquistar títulos. A gente se cobra também, e a gente sabe que a torcida merece ter um Grêmio forte e competitivo. Para a situação financeira, do orçamento que foi montado, o que dava para fazer era isso. Não que essas sejam as carências. Mas o futebol é muito dinâmico. Se houver recursos vamos reforçar outras carências que a gente têm mapeadas — esclareceu Brum, que vem sofrendo críticas da torcida gremista.

Brum diz que Renato está ‘contente' com o elenco

Como esperado, o vice-presidente de futebol do Grêmio colocou panos quentes na suposta incomodação do técnico Renato Gaúcho com a ausência de reforços. Esse foi um dos pré-requisitos do treinador para a renovação de contrato por mais uma temporada.

— Está contente sim, obviamente. Até porque a montagem desse grupo todo passou por ele também. Obviamente temos uma competição a mais nesse ano, vamos jogar mais partidas. Temos a Libertadores, que é uma competição em que todos nós sabemos que o Grêmio tem que entrar muito forte. Estamos trabalhando para reforçar ainda mais, tanto o time quanto o grupo, e o Renato participa do nosso trabalho diariamente — disse Brum.

Campaz será reavaliado ao retornar do Rosario Central

Nos próximos dias, Renato receberá um reforço ‘caseiro'. Campaz retorna após período de empréstimo no Rosario Central, em que marcou 10 gols e distribuiu oito assistências em 43 jogos na última temporada. O meia colombiano de 23 anos não chegou a um acerto para permanecer no clube argentino, que em dezembro pagou US$ 2 milhões (cerca de R$ 9,75 milhões) para adquirir metade do passe do jogador.

— O Rosario, de maneira antecipada, tinha uma cláusula que previa no contrato que ele comprasse 50% dos direitos econômicos do jogador. Mas os direitos federativos são do Grêmio até que o Rosario se acerte em um novo contrato com ele. O contrato dele era de empréstimo. Até demos um tempo a mais, mas o acerto não aconteceu. O jogador retorna porque tem contrato em vigência com o Grêmio. Já estará aqui amanhã e será reintegrado na quarta-feira. […] A gente vai reavaliar ele na chegada. É um jogador que despertou interesse de vários clubes, até por isso o Rosario correu na frente e executou a cláusula que tinha. A gente vai avaliar todas situações — explicou Brum.

Grêmio segue a busca por centroavante, mas está longe de desfecho

A busca pelo centroavante é a prioridade do Grêmio. Mas parece longe de um desfecho depois das recusas de Funes Mori, que optou por permanecer no México ao se transferir do Monterrey para o Pumas, e de Vincent Aboubakar, que também interessou ao Corinthians.

— Não temos nada muito avançado, mas tem várias conversas acontecendo de maneira paralela. […] A gente está analisando todos os mercados. A gente tem dois centroavantes no elenco [João Pedro Galvão e André Henrique], e como a gente perdeu um grande centroavante, a gente queria trazer um nome de mais impacto. Por isso estamos trabalhando, primeiramente, visando trazer este nome — afirmou Brum, que descartou Deyverson, do Cuiabá, mais uma vez.

Meninos do Grêmio na Copinha estão sendo observados

Uma alternativa para a posição pode estar nas categorias de base. Jardiel é o artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Jr., com nove gols em cinco jogos, e lidera o time do Grêmio que enfrenta o Athletico-PR, nesta terça-feira (16), às 21h, pelas oitavas de final. Brum frisa que o departamento de futebol e a comissão técnica está de olho nos meninos, mas não cravou quais deles serão aproveitados no profissional.

— Esses jogadores, quase que todos que estão performando bem, treinam aqui no grupo profissional. A comissão técnica acompanha bem. É um time bem jovem que foi para a Copa São Paulo, justamente porque queremos aproveitar esses atletas cada vez mais cedo. Para uso imediato, não dá para saber. Eles vão continuar vindo treinar, e nada impede em algum momento serem puxados. Estamos bem atentos aos jogos, a comissão também, mas não posso afirmar se serão aproveitados. Talvez alguns deles no Campeonato Gaúcho, para testar em um nível mais forte — projetou.

Gustavo Martins e Cuiabano interessam a outros clubes, mas valores ainda não chegaram ao que o Grêmio quer

Atletas oriundos das categorias de base gremista, mas que já integram o grupo profissional e tiveram alta minutagem em 2023, interessam a clubes do futebol do exterior. São os casos do zagueiro Gustavo Martins e do lateral esquerdo Cuiabano. Brum deixou claro que, apesar da necessidade de fazer caixa, o Grêmio não irá liberar seus jovens jogadores por qualquer valor.

— A gente teve consulta por alguns jogadores do nosso elenco, especialmente dos oriundos da base, mas nenhuma ainda atingiu os valores que o Grêmio espera. Sei que fazer caixa com a venda de jogadores às vezes é importante, mas é uma conduta dessa gestão não queimar ativos do clube. A gente viveu um momento muito mais delicado financeiramente no ano passado, e não fez isso. Não vamos fazer agora. As consultas continuam, a janela está aberta. Esses dois jogadores são muito valorizados, mas até agora nada que tenha atendido as expectativas do Grêmio — revelou.

 

 

 

 

 

 

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo