Brasil

Inusitada situação contratual pode fazer Campaz retornar ao Grêmio

Rosario Central comprou 50% dos direitos econômicos de Campaz, mas impasse na negociação de novo contrato pode fazer o meia colombiano retornar ao Grêmio

Enquanto age de forma tímida no mercado de transferências, principalmente por sua limitação financeira, o Grêmio pode ganhar um reforço ‘caseiro' para a temporada 2024. Isso porque o meia colombiano Jaminton Campaz, de 23 anos, vive inusitado imbróglio contratual com o Rosario Central, da Argentina.

Campaz estava emprestado pelo Grêmio ao Rosario Central em 2023. Em dezembro, a equipe argentina comprou 50% dos direitos econômicos do jogador por 2 milhões de dólares (cerca de R$ 9,75 milhões pela cotação atual). Porém, os direitos federativos do meia ainda pertencem ao Tricolor Gaúcho, e os Auriazules precisam acertar um novo contrato com o colombiano.

De acordo com o repórter argentino César Merlo, essa negociação avançou há alguns dias, mas voltou a complicar. Se as partes não resolverem o impasse, na próxima semana Campaz se apresenta no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre.

Essa novela tem incomodado bastante a torcida do Rosario Central, que vem xingando Campaz nas redes sociais. Em comentários, torcedores auriazules chamam o meia colombiano de ‘desagradecido', além de acusá-lo de ‘não ter cérebro' e de ‘pensar que é estrela'.

Campaz teve bom desempenho no Rosario Central, apesar da última imagem negativa

A repercussão negativa da demora para renovação de contrato acontece mesmo que Campaz tenha apresentado bom rendimento com a camiseta do Rosario Central na última temporda. Em 43 jogos, ele marcou 10 gols e distribuiu oito assistências. Foi peça chave na conquista do título da Copa da Liga Argentina, em que os Auriazules eliminaram Racing e River Plate nos pênaltis e superaram o Platense na final.

Porém, se a última imagem é a que fica, Campaz não deixou impressão final positiva. Na disputa da Copa dos Campeões, contra o River, o colombiano foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo aos 15 minutos do segundo tempo. O Rosario, que já perdia o jogo, levou mais um gol e acabou sendo derrotado por 2 a 0.

Contexto não favoreceu Campaz no Grêmio

Essa questão comportamental, de maneira ampla, foi um empecilho na passagem de Campaz pelo Grêmio. O meia chegou em 2021 ao Tricolor Gaúcho, que pagou cerca de 4 milhões de dólares (R$ 21 milhões, pela cotação da época) ao Tolima. O colombiano apresentou dificuldade de se adaptar e de entrar em forma, aparentando estar acima do peso ideal.

O contexto também não favoreceu. Quando Campaz chegou, em agosto de 2021, o Grêmio estava na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro — o descenso acabou se confirmando no final da temporada. No ano seguinte, o meia iniciou a temporada com um gol de falta e uma assistência contra o São José, pelo Campeonato Gaúcho. Mas o ambiente de muita pressão por conta da disputa da Série B prejudicou o desempenho do colombiano, que encerrou sua passagem pelo Tricolor Gaúcho, no início de 2023, com 60 jogos, sete gols e quatro assistências.

Agora, se retornar ao Grêmio, Campaz encontrará um ambiente mais favorável, de um time que terminou a temporada passada como vice-campeão brasileiro e disputará a Libertadores em 2024. O colombiano poderia ser uma alternativa para o técnico Renato Gaúcho especificamente em duas funções: como meia centralizado, onde Franco Cristaldo e Nathan ‘Pescador' são as alternativas; e como meia-ponta pela direita, em posicionamento que é ocupado por Galdino ou Nathan Fernandes.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo