Por questão familiar, Fernando desiste de ir para o Internacional e é anunciado pelo Vila Nova
Após quase acertar com o Internacional, volante Fernando priorizou estar perto da família e foi anunciado como reforço do Vila Nova, clube do seu coração

Estava praticamente tudo certo para Fernando ser reforço do Internacional. Mas a questão familiar pesou, e o volante de 36 anos, que se despediu do Sevilla na última semana, foi anunciado na noite de quarta-feira (10) pelo Vila Nova, clube onde iniciou sua carreira antes de começar a longa trajetória na Europa, há 17 anos.
Em novembro, o sobrinho de Fernando, que também era jogador de futebol, morreu aos 22 anos em trágico acidente de carro em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste goiano. Além disso, outro problema pessoal que o volante enfrenta fez com que ele optasse por ficar perto da família.
Também pesou, é claro, a identificação com o Vila Nova, que é assumidamente o clube do coração de Fernando. De 2005 a 2007, o volante disputou 57 jogos e marcou três gols pelo Tigre, que atualmente está na Série B do Campeonato Brasileiro.
Fernando é do VILA! Nunca deixou de ser! ???
O volante multicampeão na Europa escolheu sua casa na volta ao Brasil e está CONFIRMADO no Tigrão.
A maior revelação do futebol goiano retorna às origens! ?#F25 #TIMEDOPOVO pic.twitter.com/iDdv7E3fbo
— Vila Nova F.C. (@VilaNovaFC) January 11, 2024
Nas redes sociais, o Vila Nova explorou muito a contratação do ídolo. Foram feitas várias referências ao “polvo”, apelido de Fernando na Europa, e ao retorno à casa. O presidente do Tigre, Hugo Jorge Bravo, também se manifestou, afirmando que a contratação exigiu esforço financeiro do clube, mas que o volante abriu mão de valores e que só voltou porque sabe da organização atual do clube.
— Fernando não discutiu salário, não quis bonificações individuais. Disse: ‘quero voltar para Goiânia e para o clube que amo. Gratidão!' — Hugo Jorge Bravo, presidente do Vila Nova.
Ele informou tb que só voltou para o Vila Nova pq sabe que hoje tem estrutura, organização, salários em dia, ambiente de trabalho respeitoso e não tem sacanagem. Nessas horas o processo que é lento, doloroso e difícil faz valer a pena. Deus abre portas!
— Hugo Jorge Bravo de Carvalho (@hugojorgebravo) January 11, 2024
Relembre a trajetória de Fernando
Após iniciar a carreira no Vila Nova, aos 20 anos Fernando foi contratado pelo Porto. Depois de atuar em sua primeira temporada em Portugal emprestado ao Estrela da Amadora, foi multicampeão pelo Dragão: em seis anos, conquistou uma Liga Europa, quatro campeonatos nacionais, três copas de Portugal e quatro supercopas.
No Manchester City, atuou por três temporadas, conquistando a Copa da Liga em 2016. Fernando também foi treinado por Pep Guardiola no primeiro ano do treinador catalão na equipe inglesa. No Galatasaray, em duas temporadas, o volante foi bicampeão turco e campeão da Copa da Turquia. Por fim, no Sevilla, em quatro temporadas e meia, foi duas vezes campeão da Liga da Europa.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Internacional deve investir em Thiago Maia
Sem desfecho positivo na negociação com Fernando, o Internacional deve intensificar a carga para contratar Thiago Maia. Como mostrou a Trivela, a direção colorada mantém conversas com o Flamengo e com representantes do volante de 26 anos.
A busca do Inter por um primeiro volante decorre da saída de Johnny para o Real Betis. O norte-americano de 22 anos, revelado no Celeiro de Ases, foi vendido para o clube espanhol no final de 2023 por 6 milhões de euros (R$ 31,7 milhões). Atualmente, para essa função, o elenco colorado conta com Rômulo e Gabriel. Aránguiz também pode ser utilizado no setor.
Internacional já anunciou quatro reforços para 2024
Até aqui, o Inter anunciou quatro reforços para a temporada 2024: o zagueiro Robert Renan, o atacante Lucas Alario, o meia Hyoran e o goleiro Ivan. Acertado com Rafael Borré, o Colorado ainda tenta desatar o nó com o Werner Bremen para confirmar a contratação do atacante colombiano.
Os investimentos pesados nesta janela de transferências foram uma promessa do presidente Alessandro Barcellos após ser reeleito, no início de dezembro. Com o dinheiro da Liga Forte Futebol (LFF) e da venda de Johnny, o Inter deve aportar até R$ 90 milhões em contratações para brigar por títulos em 2024. Sem Libertadores no calendário, o Campeonato Brasileiro, que o Colorado não conquista há 45 anos, é o principal objetivo.