Brasil

São Paulo tem pendências financeiras com James Rodríguez, mas motivo para ausência é outro

James ficou fora delegação em Belo Horizonte para a Supercopa do Brasil por questão física

James Rodríguez não esteve em campo e sequer viajou com a delegação para Belo Horizonte. E mesmo assim, ele foi assunto nos bastidores do São Paulo após a conquista do título inédito da Supercopa, com vitória sobre o Palmeiras nos pênaltis, neste domingo (4), no Mineirão. Justamente por sua ausência da delegação no jogo mais importante deste início de temporada.

Conforme apurado pela Trivela, o Tricolor tem valores pendentes a ser pagos pelo colombiano por sua contratação. Mas o motivo para ele não ter integrado a delegação e sequer ter estreado em 2024 é outro e tem a ver apenas com a questão física. A avaliação da comissão técnica é de que o colombiano ainda não conseguiu se adaptar aos níveis de intensidade e exigência física para atuar no futebol brasileiro.

Internamente, o clube também debate os motivos que fazem James render pela seleção colombiana e não ser capaz de repetir o nível de atuações pelo São Paulo. O entendimento é de que o meia só rende pela Colômbia porque é o grande ídolo da nação e tem um time todo armado ao seu redor.

Na entrevista coletiva após a partida, o técnico Thiago Carpini deu detalhes sobre a ausência do colombiano. De acordo com o treinador, James estava relacionado, mas acabou tirado da lista pela comissão técnica. Isso, porque o clube avaliou que seria mais proveitoso que ele ficasse em São Paulo e desse sequência aos trabalhos em campo.

– De ele ser relacionado, foi uma decisão minha. Mas a gente toma as decisões em conjunto. A carreira dele fala por si só. Não teve nada para nós ele não estar aqui. Talvez seja melhor ele ter ficado em São Paulo. Tudo perfeitamente normal. Ele foi relacionado, mas depois entendemos que seria mais proveitoso ele ficar em São Paulo – afirmou o técnico Thiago Carpini.

Ficar em São Paulo foi decisão de James

Mesmo fora da lista de relacionados, James poderia ter integrado a delegação em Belo Horizonte. Outros jogadores que não tinham condições de atuar estiveram na viagem. São os casos de Lucas Moura, Rodrigo Nestor e Igor Vinicius. A opção de permanecer em São Paulo foi também de James. Mesmo distante, o colombiano participou da preparação para o jogo e fez uma ligação para companheiros antes do clássico. Nas redes sociais, porém, ele não fez publicações sobre a partida.

– É uma opção. Todos vieram, mas ele não veio. Ele estava torcendo, ligou para o pessoal aí, não veio, mas estava torcendo. Tenho certeza que amanhã ele está treinando com a gente. O que interessa é que o São Paulo foi campeão. Hoje temos que fazer perguntas assim: ‘Quando tempo não ganhava? Como joga esse time? Como está essa torcida que mais cresce no Brasil?’ – disse o presidente Julio Casares.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

São Paulo diz não ter recebido proposta por James

Recentemente, o Besiktas, da Turquia, mostrou interesse em sua contratação. Conforme o portal ge, o clube turco estuda fazer uma proposta para tirar James do Tricolor. Algo que foi rechaçado pelo presidente Julio Casares.

O mandatário garantiu que não recebeu nenhuma proposta pelo colombiano nos últimos dias. E ainda afirmou (sem lá muita ênfase) que a ideia do São Paulo é manter James ao menos até o final do ano, que é quando acaba também seu contrato com o clube.

– Agora, não chegou proposta nenhuma. Se chegar, vamos analisar. Se for boa para o jogador, tudo é um contexto. Mas hoje ele é jogador do São Paulo, e amanhã quero ver ele treinando, correndo no CT. A ideia é mantê-lo. A gente nunca sabe o que vai acontecer, uma proposta… Não tem nenhuma proposta. Mas chegando uma proposta, será avaliado, discutido. Não seria diferente com ele. Mas não chegou proposta. – garantiu Casares na última terça-feira (30).

A situação física de James Rodríguez

O colombiano ainda não estreou em 2024 por uma questão física. O meia cumpre uma rotina específica com controle de carga até se equiparar em níveis físicos aos demais companheiros de elenco. Foi assim em todas as atividades da semana até agora. Aliás, se equiparar aos companheiros sempre foi a grande dificuldade de James desde que chegou ao Brasil.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo