Pelé, 83 anos: grandes histórias e gols para celebrar o aniversário do Rei
No primeiro aniversário sem a presença do Pelé, lembramos seu grande legado, que tem grandes histórias e gols incríveis
O dia 23 de outubro de 1940 será eternamente lembrado como o dia que nasceu um rei. Não um rei que vem de uma família real, que governou de forma monárquica, mas um rei que conquistou esse status com o talento imenso que tem e escreveu uma das maiores histórias do esporte. Neste dia 23 de outubro de 2023, Pelé completaria 83 anos. É o primeiro aniversário que não temos mais a figura de Pelé entre nós. Ao menos não em carne e osso, porque Pelé, enquanto figura lendária, jamais será esquecido.
Edson Arantes do Nascimento morreu no dia 29 de dezembro de 2022. Um dia que o futebol mundial chorou a sua morte, lembrando o quanto aquele senhor, nascido em Três Corações, no interior de Minas, foi capaz de mudar a história do esporte mais popular do mundo. As lembranças são tantas que é difícil escolher uma.
Para homenagear os 83 anos de Pelé, reunimos grandes histórias da carreira do Rei e gols incríveis para você desfrutar.
O primeiro gol de Pelé na história
O dia 7 de setembro é o dia celebrado como o dia da Independência do Brasil. Nesse dia, um feriado nacional, em 1956, Pelé marcou o primeiro dos seus 1282 gols. O então garoto Edson, com o apelido divertido de Pelé, entrou em campo com 15 anos e marcou o primeiro gol contra o Corinthians de Santo André. Contamos essa história aqui.
A estreia pela Seleção
Aos 16 anos, Pelé estreou pela seleção brasileira em jogo contra a Argentina, no Maracanã. Era 7 de julho de 1957 e o jovem marcou o seu primeiro gol com a camisa do Brasil. Curiosamente, com uma derrota. O Brasil perdeu da Argentina por 2 a 1 em jogo pela Copa Roca, torneio que era disputado entre os dois países. Apesar da derrota, um fato marcante: além da estreia de Pelé, o seu primeiro gol pela Seleção. Algo que se repetiria muitas vezes, como contamos aqui.
Quantas Bolas de Ouro Pelé teria?
A Bola de Ouro é um prêmio de prestígio no mundo, mas de sua criação, em 1956, até 1995, só jogadores europeus podiam concorrer. Com isso, Pelé e outro craque, Diego Maradona, nunca puderam vencer esse prêmio. Até por isso, fizemos uma análise em 2014 sobre quantas Bolas de Ouro Pelé teria e chegamos à conclusão que seriam sete: 1958, 1961, 1963, 1964, 1967, 1969 e 1970.
Curiosamente, em 2015, um ano depois da publicação, a France Football, que organiza a Bola de Ouro, decidiu fazer um reconhecimento tardio para dar ao Rei exatamente sete Bolas de Ouro. Os anos, porém, são diferentes do que nós colocamos. Para a France Football, Pelé venceria em 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970.
Seja como for, Pelé teria sete Bolas de Ouro, igualado a Messi, que tem o mesmo número — pode aumentar a sua conta pessoal na cerimônia do próximo dia 30.
O milésimo gol
O episódio do milésimo gol de Pelé é um dos grandes momentos da história do futebol brasileiro e mundial. Foi em um empate com o Vasco, no Maracanã, que ficou marcado para sempre. Por isso, lembramos pelos jornais do passado como eles contaram a história do milésimo gol de Pelé.
Craques das palavras homenageiam o craque dos gramados
Ao longo de uma carreira fantástica, diversos nomes marcantes escreveram sobre Pelé. Carlos Drummond de Andrade, Nelson Rodrigues, Eduardo Galeano e outros dedicaram seu talento para falar sobre o talento do craque. Contamos aqui como 11 craques das letras falaram sobre Pelé.
Santos sempre Santos
O Santos é o clube da vida de Pelé e foi responsável por alguns dos títulos mais importantes da história do clube, como os títulos sul-americanos e mundiais. Pelé foi o grande craque que desbravou os gramados pela América do Sul para dar ao Peixe as Libertadores de 1962 e 1963.
Contamos também sobre os mundiais de clubes, disputados no mesmo ano, e como foi o papel do Rei ao longo desses torneios. Reunimos essas histórias em um texto que resgata um pouco de como tudo isso aconteceu.
O menino rei que eclodiu na Suécia
A Copa do Mundo de 1958 é um capítulo incrível da história do futebol brasileiro e, claro, do mundo. A trajetória é fantástica e contamos, pelos jornais da época, como aquela Copa foi contada aos brasileiros.
A eternização da lenda: Pelé na sua apoteose na Copa de 1970
A Copa do Mundo de 1970 é provavelmente a maior para o futebol brasileiro em sua história. Representou o ápice no imaginário popular. É Pelé na sua plenitude, um craque mundialmente conhecido e consagrado, em uma trajetória maravilhosa, jogo a jogo, até a conquista do tri mundial do Brasil. Contamos ato a ato como isso aconteceu.
Volta ao mundo com Pelé
Montamos um mapa interativo com os 367 jogos internacionais que Pelé disputou com o Santos, em 66 territórios diferentes. É um mapa delicioso, que você pode se esbaldar em grandes histórias. Vale conferir aqui (recomendo pegar um café para apreciar junto).
Fizemos um outro mapa com os jogos internacionais de Pelé pela Seleção, e é um passeio pelo mundo. Passeie por este mapa.
Melhores momentos de Pelé na história do futebol
A grande detentora de direitos de transmissão no Brasil, a Globo, colocou em seu canal de Youtube um compilado com alguns dos melhores momentos de Pelé na sua carreira. É um deleite de pouco mais de 10 minutos para aproveitar:
Mais de 180 gols de Pelé para desfrutar
Pelé é quase um sinônimo de futebol e seus gols se tornaram parte do imaginário de todo mundo que ama futebol. Ver gols de Pelé é um prazer e para quem assistiu a filme de Pelé, como o “Pelé Eterno”, de José Aníbal, é um deleite nesse sentido. No vídeo abaixo, você pode desfrutar quase 200 gols de Pelé ao longo da sua carreira. Tudo bem que é um recorte pequeno perto dos mais de 1200 gols, mas é uma seleção excelente.
Homenagem do Santos
Aqui você pode conferir um vídeo do Santos que homenageia Pelé, seu maior nome, com lembranças e gols do craque.
Homenagem da CBF
A CBF também homenageou Pelé após a sua morte com um vídeo reunindo alguns grandes momentos da história do Rei.