Palmeiras começa, contra o São Bernardo, a turnê de despedida de Endrick: estimativa é de poucos jogos
Após Pré-Olímpico, camisa 9 retorna ao Palmeiras para encerrar ciclo no clube antes de se transferir para o Real Madrid

Começa nesta quinta-feira (15), em São Bernardo do Campo, a turnê de despedida do atacante Endrick, do Palmeiras. Em julho, o camisa 9 vai completar 18 anos e se mudar para a Espanha, onde será atacante do Real Madrid, que investiu cerca de R$ 400 milhões na sua contratação.
De volta da seleção brasileira pré-olímpica, onde naufragou na tentativa de obtenção de vaga para os Jogos de Paris, neste ano, o atacante deve fazer cerca de 20 jogos com a camisa do Palmeiras até o adeus. O primeiro pode ser contra o São Bernardo, às 19h30, pelo Campeonato Paulista.
O cálculo é apenas uma estimativa, pois algumas datas ainda não são conhecidas. Como, por exemplo, as rodadas do Campeonato Brasileiro, da Copa Libertadores, Copa do Brasil e a data de apresentação dos jogadores que Dorival Júnior vai chamar para a disputa da Copa América – grupo do qual Endrick muito possivelmente fará parte.
Considerando a tabela do Paulista, do Brasileiro e da Libertadores de 2023, e imaginando que Endrick vai se apresentar na Granja Comary dez dias antes do início da Copa América, caso convocado, haverá cerca de 20 datas de jogos para Endrick até sua partida.
Desse modo, considerado possíveis suspensões e revezamentos, Endrick deixará o Palmeiras com algo próximo a 80 jogos pelo time profissional do clube, já que, atualmente, tem 60 partidas pelo Verdão – com 17 gols.
É pouco, se comparado à expectativa que cercou Endrick à medida que ele era promovido nas categorias de base do Palmeiras. Mas é até bastante, quando o número comparado com peças importantes da história recente do Palmeiras.
Quase igual Gabriel Jesus
Gabriel Jesus, por exemplo, fez 85 jogos e 28 gols pelos profissionais do Palmeiras antes de se transferir para o Manchester City, no fim de 2016, após a conquista do Campeonato Brasileiro. Artur, negociado com o Zenit no início da temporada, fez só 53 jogos e dez gols pelo Palmeiras.
Rafael Marques, que também veio da base do clube, estreando em 2004, retornou ao Verdão em 2015 e deixou a Academia de Futebol com 22 gols em 106 jogos. Hernán Barcos fez 31 gols em 61 jogos.
Gabriel Verón, hoje no Cruzeiro, subiu em 2019 e saiu em 2022, com 97 jogos e 14 gols pelo profissional. E mesmo Kleber Gladiador, que teve mais de uma passagem pela equipe, não teve números exageradamente maiores: 122 jogos e 39 gols.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Disputa por posição
A despeito de estar cercada de muita expectativa, a volta de Endrick não é garantia de titularidade. Há muito de teatralidade nas declarações de Abel Ferreira, mas o técnico disse que iria avaliar o jogador nesse retorno.
Endrick abriu mão da folga a que teria direito na terça-feira de Carnaval e foi treinar na Academia de Futebol – repetindo a dose na quarta-feira de cinzas.
– Vamos receber, fazer os testes. Vai ter a concorrência de dois jogadores que estão muito bem, o Flaco López e o Rony. As escolhas são feitas não pensando no jogador A, B ou C, e sim na equipe. Ele chega amanhã e fala comigo – disse na segunda-feira, depois do empate com o Santo André.
Conhecendo o “Método Abel Ferreira” de escalação, Endrick deve começar o jogo contra o São Bernardo no banco de reservas. Flaco López será titular – a não ser que seja poupado. Resta saber se ao lado de Breno Lopes ou Rony, ou se isolado na frente com apoio do meio-campo e dos laterais.