Abel repete lógica que já deu certo no Palmeiras e, sem Endrick e reforços, acha dupla de ataque
Palmeiras encontra nova formação ofensiva, já que não pode contar com seus principais atacantes - Endrick e Dudu
O confronto com o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Paulista, será apenas o quarto jogo oficial do Palmeiras em 2024. Mas, ao que parece, os três compromissos anteriores bastaram para o técnico solucionar um problema que, apesar de pontual, não é pequeno: perder Endrick.
Flaco López e Rony são o novo ataque titular do time. Pode até ser que outra dupla entre em campo diante da equipe austro-brasileira nesta quarta-feira (31). Mas, no domingo (4), contra o São Paulo, a chance de o argentino e o baiano formarem o ataque titular na Supercopa é grande.
Contra o Santos, ambos fizeram boas partidas. Flaco fez um dos gols. E Rony, mesmo sem balançar as redes, fez um bom jogo, readaptado à velha/nova função.
– Que ninguém espere que ele (Rony) vá dominar, segurar, ligar o jogo. O Rony é isso, nunca me enganou e não pode enganar os torcedores. Ele é um jogador de atacar a profundidade, de chegar na área. Mesmo baixinho, muito bom de cabeça. Já o López faz isso muito bem, jogador que se aproxima, liga o jogo. Por isso se complementam – já tinha dado a dica Abel Ferreira, no último dia 25, quando o Palmeiras bateu a Inter de Limeira.
Como em 2020
Começar o ano sem Endrick foi um golpe duro para Abel, que só conseguiu conquistar o Campeonato Brasileiro do ano passado quando lançou mão do atacante de 17 anos – diante da lesão que tirou Dudu de combate.
Com Endrick e Breno Lopes no ataque, Abel repetiu a lógica que aplicou em 2020, logo que chegou ao clube: um centroavante que sai da área, ajuda na armação, prende a bola e faz tabelas (Luiz Adriano). E um segundo, rápido, para atacar espaços vazios em velocidade: Rony.
No Palmeiras de 2024, Rony repete o que fez no passado, e Flaco sai da área na maioria dos lances para encostar nos meias e auxiliar na armação. Por também ser canhoto, ele se encaixa exatamente no mesmo corredor em que Endrick se encaixava.
Tanto Rony quanto Flaco já fizeram um gol cada na temporada: ambos dentro do posicionamento que o técnico espera deles. Rony foi lançado no espaço vazio no costado da zaga, ganhou na velocidade e bateu na saída do goleiro da Inter de Limeira para dar a vitória ao Verdão.
Já Flaco, contra o Santos, fechou na segunda trave, pela direita do ataque, quando Rony recebeu no bico da área pelo lado esquerdo e ajeitou para cruzar.
Busca por centroavante
Mas o Palmeiras sabe que precisa se reforçar. Na entrevista coletiva, após a vitória sobre o Santos, Abel foi bem claro: quer um centroavante experiente e que conheça o futebol brasileiro.
– Moleques, já temos muitos e bons – disse o português.
Nessa linha, Abel chegou a ter Diego Costa em mente. Mas a diretoria fez uma avaliação e decidiu descartar o jogador, por entender que ele não tinha o perfil comportamental adequado.
O nome da vez na terça-feira (31) foi o de Willian José. O clube conversou com o estafe do jogador para sondar a situação do atleta, adquirido pelo Betis junto à Real Sociedad há pouco tempo, por vultuosos 10 milhões de euros.