Brasil

Jogadores acreditam? Houve tristeza? Como estava o vestiário do Palmeiras pós-derrota

Clima no vestiário era de revolta contra a arbitragem e vontade de virar a página após revés diante do Botafogo em casa

Não é só no discurso de Abel Ferreira que o Palmeiras trata o Campeonato Brasileiro como ainda aberto, mesmo com a derrota por 1 a 3 para o Botafogo, na noite de terça-feira (26).

A Trivela apurou com fontes do clube que, no vestiário, a sensação era muito mais de revolta com a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio e com as atitudes do VAR do que de tristeza pelo resultado. Os jogadores não entregaram os pontos.

Ainda no campo, o capitão Gustavo Gómez disparou contra a arbitragem que expulsou Marcos Rocha e assinalou dois escanteios errados no lance que originou o primeiro gol botafoguense:

— Começamos o jogo muito bem, criamos a chance para fazer o gol, não fomos eficazes. Eles fizeram o gol de um escanteio que achamos que não foi. Mas o árbitro é Fifa. Achávamos que era o melhor, mas há muito tempo que ele sempre erra contra nós — disse o paraguaio.

— Eu não gosto de reclamar, mas ele como árbitro Fifa tem que treinar, melhorar. Os últimos jogos dele (foram) muito fracos, mas ele tem que evoluir, trabalhar. Todos erramos, mas o (Wilton Pereira) Sampaio está cada vez pior — completou.

Não houve atitude de “velório”

Ainda segundo as fontes ouvidas pela reportagem, o cenário era bastante diferente do que se viu depois da derrota para o Corinthians, em Itaquera, no Dérbi do último dia 4.

Naquele dia, além do latente nervosismo do técnico Abel Ferreira na entrevista coletiva, o abatimento dos jogadores era muito visível. No trajeto entre o vestiário e o ônibus da delegação, os atletas mal levantavam a cabeça.

Desta vez, a tônica na postura dos atletas era a necessidade de virar logo a página. Se pudessem, eles entravam hoje mesmo em campo contra o Cruzeiro.

Postura de Abel foi bem avaliada, e Weverton reconheceu atuação ruim

A avaliação é que a postura de Abel Ferreira, na entrevista coletiva, foi também muito boa. O treinador não perdeu a calma com os questionamentos e pontuou os erros do juiz sem tirar dos ombros da equipe parcela da responsabilidade, devido às chances desperdiçadas.

Na zona mista do Allianz Parque, o goleiro Weverton reforçou a ideia de que ainda é possível vencer o campeonato. E reconheceu que o Palmeiras não fez uma boa apresentação.

— A gente não não teve uma boa atuação, a gente sabe que pode melhorar e a gente vai fazer vai melhorar vai pensar agora para a frente porque desse não tem mais o que fazer já foi e vamos seguir em frente acho que não dá mas para ficar se lamentando. Vamos pensar nessas duas finais que tem pra gente contra o Cruzeiro (no dia 4, em Belo Horizonte) e Fluminense (no Allianz, em 8 de dezembro) e ver o que acontece — disse.

O que o Palmeiras precisa para ser campeão?

Com dois jogos pela frente, o Palmeiras está três pontos atrás do Botafogo — 73 a 70. O Alviverde ainda pode ser campeão em mais de um cenário. Nos quais pode até perder um dos seus jogos, se o Botafogo não ganhar mais nenhum, para ficar com a taça.

Como tem o mesmo número de vitórias do clube carioca (21), fica com o título se igualar a pontuação. O Alvinegro, que já embarcou para a Argentina, onde pega o Atlético-MG, na final da Copa Libertadores, no sábado (30), tem o Internacional, em Porto Alegre, no dia 4, e o São Paulo, no Engenhão, no dia 8.

O Botafogo levanta o Brasileirão pela primeira vez depois de 19 anos com um empate e uma vitória, para não ter de se preocupar com os resultados do Palmeiras.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo