Brasil

Como um reserva que mal jogou em 2023 mudou os rumos do Palmeiras no mercado de transferências

Eduard Atuesta, que rompeu ligamentos do joelho no ano passado, vai brigar por posição mais avançada

O Palmeiras queria tirar Cauly do Bahia. Era o jogador que o clube alviverde entendia ser o ideal para se revezar com Raphael Veiga. Mas o jogador preferiu seguir no Tricolor do Grupo City. E quem se deu bem foi Atuesta.

O colombiano, que se lesionou em fevereiro do ano passado e entrou apenas sete vezes em campo em 2023, vai ganhar uma chance como meia. E, desse modo, o Verdão, ao menos por enquanto, vai deixar de buscar um meia no mercado.

O prêmio de Atuesta é enorme e tem pouco lastro para justificativa. Como volante, a concorrência estava pesada para o jogador de 26 anos, no Palmeiras desde 2022.

Zé Rafael, Ríos, Menino, Fabinho e Aníbal Moreno brigam por dois lugares. Considerando que Zé Rafael é top 3 de importância para o funcionamento da equipe, a verdade é que cinco jogadores disputam uma só vaga.

Pois mesmo sem mostrar muito nas três temporadas de Verdão – 59 jogos e dois gols – Atuesta vai agora se afastar dessa briga. Terá apenas Jhon Jhon como concorrente quando Veiga precisar se ausentar da equipe.

Na pré-temporada, o colombiano foi bem. Fez dois gols, sendo um de falta, contra o Suzano,  e outro batendo da entrada da área, local que deve passar a frequentar mais, atuando na criação – contra o São Bernardo.

Olhos voltados para o ataque

O Palmeiras agora cresce olhos para o ataque. Como só vai ter Endrick até o meio do ano, já que o atleta vai enfim para o Real Madrid, o clube precisa de mais um camisa 9.

Bruno Rodrigues, recém-chegado ao Cruzeiro, é um jogador mais de lado de campo. Nesse sentido, até pode jogar de modo parecido com o que Endrick vinha fazendo no ano passado. Mas não é um centroavante.

Além de Flaco López, que deve ganhar espaço, a tendência é que Rony recupere o espaço perdido. No fim de 2023, Rony perdeu a posição por mau momento técnico e falta de característica para se encaixar no 3-5-2.

O esquema que levou o Verdão à conquista do bi no Campeonato Brasileiro deve ser o do time na estreia no Campeonato Paulista, contra o Novorizontino, domingo, em Novo Horizonte. É preciso ver como o camisa 10 vai agora se adaptar ao estilo de jogo.

Três nomes

O Palmeiras fez três contratações para a temporada 2024. Além dos já citados Aníbal Moreno e Bruno Rodrigues, o alviverde contratou o lateral/atacante Caio Paulista.

Na pré-temporada, por conta de cronograma de recuperação de Piquerez, Caio foi quem teve mais destaque até o momento.

O ex-tricolor vem fazendo parte do time titular do técnico Abel Ferreira, na função do uruguaio. A tendência é que ele inicie a partida no domingo e no dia 4, na final da Supercopa do Brasil, se Piquerez não reunir condições até lá.

Aníbal, por enquanto, está vendo, do “banco”, Zé Rafael seguir atuando como camisa 5, e Richard Ríos jogando como segundo volante. Ambos terminaram 2023 em alta, vale lembrar.

Não é comum que Abel Ferreira tire da equipe jogadores que vêm tendo bom rendimento para dar lugar a novatos. A evolução de Moreno na equipe deverá acontecer de modo natural.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo