Com Aníbal, Palmeiras preenche lacuna, mas precisa de peças para 2024 atípico: veja como clube se mexe
Palmeiras vai precisar se reforçar por contar com jogadores selecionáveis em ano de Copa América e Olimpíada
A contratação do volante Aníbal Moreno enfim tapou uma lacuna importante no elenco do Palmeiras – com um ano de atraso, dirão os mais críticos.
Mas a chegada do argentino ainda não fecha as necessidades que o Palmeiras deverá ter em uma temporada atípica como será 2024.
Com o calendário não prevendo paradas durante a Copa América (20/6 a 14/7) e os Jogos Olímpicos de Paris (23/7 a 08/8), o Verdão deverá perder jogadores importantes por algumas rodadas (da 11 à 18, levando-se em conta os períodos de treinos) do Campeonato Brasileiro.
Inicialmente, os jogadores convocados para a competição continental devem perder até nove rodadas do Brasileirão. A Olimpíada dever tirar atletas dos clubes por outras três.
Weverton, Gómez, Piquerez, Ríos, Veiga e Endrick, considerando os chamados mais recentes, são jogadores selecionáveis pelo time principal de suas seleções nacionais. Vanderlan, Michel (sub-20 que estoura a idade) e Luis Guilherme são nomes bem cotados para Paris.
Desse modo, e ainda mais levando-se em conta as carências do elenco detectadas já neste ano, o clube vai precisar se reforçar mais. A boa notícia para os palmeirenses é que a presidente Leila Pereira sabe disso.
E como se o diagnóstico não bastasse, Leila ainda tem interesse em fazer um elenco mais forte por conta das eleições presidenciais do clube, no fim do próximo ano.
Goleiros
Weverton, Lomba (precisa renovar) e Mateus
Diagnóstico: A despeito da possível convocação de Weverton, a necessidade de um outro nome só se concretizará se Marcelo Lomba, que tem contrato até o fim deste ano, não renovar. A tendência é sua permanência, no entanto.
Laterais-direitos
Mayke, Marcos Rocha (precisa renovar) e Garcia
Diagnóstico: O time está tranquilo no setor. Segundo capitão do time, Rocha tem boas chances de permanecer, já que essa é a vontade de Abel Ferreira.
Laterais-esquerdos
Piquerez e Vanderlan
Diagnóstico: Mesmo com a possível promoção de Ian, destaque do sub-20, a posição pode ter um ano complicado, já que o tiime tem dois selecionáveis no setor. A contratação de um jogador para a posição está na pauta. Em tempo: Lucas Esteves, emprestado ao Atlético-GO, retorna ao Palmeiras no começo do ano, mas o clube não conta com ele, em perincípio.
Zagueiros
Gómez, Murilo, Luan e Naves
Diagnóstico: O Palmeiras já precisava de reforços para este ano, e vai seguir precisando para 2024. Embora Marcos Rocha possa atuar no setor, e até porque sua permanência é incerta, o time terá de investir. O clube deve trazer algumna peça, inclusive porque Luan, que tem contrato ate o fim de 24, tem mercado e pode nção seguuir no clube ao fim deste ano.
Volantes
Zé Rafael, Aníbal Moreno, Ríos, Menino, Atuesta, Jailson e Fabinho
Diagnóstico: A posição está bem servida. O time tem ainda Pedro Lima, emprestado ao Norwich até o meio do ano que vem. Não há tendência de chegada de mais um jogador para o setor. Jailson, aiás, deve deixar o clube ao fim deste ano, quando acaba seu contrato. E Matheus Fernandes deve ser vendido ao Red Bull Bragantino.
Meias
Raphael Veiga, Jhon Jhon e Luis Guilherme
Diagnóstico: Um nome está na mira do Palmeiras, que pode ficar sem dois dos jogadores do setor. Bruno Tabata está emprestado ao Al Saad, do Qatar, até o meio do ano que vem e, na voltam deve ser negociado novamente.
Atacantes de lado/ Pontas
Dudu, Artur, Kevin e Breno Lopes
Diagnóstico: O Palmeiras precisa contratar. A tentativa kamikaze de trazer Bruno Henrique do Flamengo fracassou, mas expôs a necessidade que o time tem por ali. Até porque, não se sabe quando Dudu poderá jogar, mas não deve ser ante de junho.
Centroavantes
Rony, Endrick e López
Diagnóstico: Contratações serão necessárias. Como se sabe, exceto em caso de uma milagrosa reviravolta, Endrick deixará o time no meio do ano, quando completará 18 anos e jogará no Real Madrid. Sua saída pode inclusive ser antecipada por conta da seleção, caso convocado.
Rony e López apenas não seguram a necessidade do time. E Merentiel, que seria uma opção, será vendido ao Boca Juniors quando seu empréstimo terminar, no fim deste ano.
Ruan Ribeiro, artilheiro da Copinha de 2023, que está no futebol da Letônia, retorna ao clube no início do ano que vem, mas a tendência é que não permaneça.