Brasil

‘Joker’: Por que Abel está tão preocupado por perder Lázaro por um mês no Palmeiras?

Técnico português entende que apenas Lázaro seja capaz de cumprir um determinado papel na equipe

Substituído no segundo tempo da goleada do Palmeiras sobre o Atlético-MG (4 a 0), na segunda-feira, Lázaro deve ficar um mês sem jogar. O atacante teve uma distensão no músculo posterior da coxa esquerda.

Ainda com o jogo em andamento, Abel demonstrou muita irritação com a lesão de Lázaro, chegando a arremessar um copo d'água no chão. Era, afinal, a terceira lesão de seus jogadores no mesmo jogo.

Aníbal Moreno e Estêvão também já faziam tratamento com gelo no banco de reservas. Seus casos, no entanto, não preocupam. E ambos não deve ter problemas para enfrentar o Red Bull Bragantino na quinta-feira (20), no Allianz Parque.

Na entrevista coletiva após o jogo, Abel Ferreira lamentou especialmente da saída de Lázaro. Segundo o treinador, o camisa 17 vinha possibilitando ao time situações que outros atletas não vinham conseguindo.

Ligação

A Trivela apurou que Abel entende o papel de Lázaro como um elo de ligação entre os meias e o ataque. Na sua terminologia, Abel chamou o papel que ele vinha desempenhando de “joker” — curinga em português, querendo indicar sua polivalência.

O apelido serve para dar a ideia de Lázaro atuando em uma função híbrida: ora como meia, ora como atacante. Lázaro também apareceu em muitos momentos por outros setores do campo.

Mesmo escalado pela ponta esquerda, o atacante apareceu pelo meio de área para finalizar e até tabelando pela direita do ataque, rodando bastante pelo campo e auxiliando Raphael Veiga na criação diante do Atlético-MG.

Chance para Dudu?

Sem Lázaro, é possível que Dudu acabe tendo minutos no jogo contra o Red Bull Bragantino, na quinta-feira (20). O camisa 7, recuperado de cirurgia no joelho direito, recém-saído de uma polêmica por ter pedido e depois recusado transferência para o Cruzeiro, atua pela mesma faixa do campo de Dudu.

Abel confirmou que o atacante pediu a ele para não jogar contra o Vasco, no último dia 13, no Allianz Parque — vitória do Palmeiras por 2 a 0. Segundo o técnico, Dudu não se sentia seguro para voltar a atuar. Mesmo assim, Abel o levou para o banco de reservas naquele jogo.

— Fui lendo o que a assessoria do Dudu passou a informação de que o treinador tinha mentido. Vou voltar a repetir o que disse. Foi uma semana que falei muito com ele se ele estava preparado para o jogo, contra o Vasco. Se lembrar, foi contra o Vasco que ele se lesionou. Como disse, no dia do jogo, e esta é a única verdade e quem fugir disso está mentindo — bradou o técnico.

Se Dudu não puder jogar, Caio Paulista, Jhon Jhon e Rony, com Flaco voltando a atuar como titular, também surgem como possibilidades. Porém, dos quatro, Dudu é quem tem características mais semelhantes às de Lázaro.

Lázaro tem contrato com o Palmeiras até o meio de 2025, para poder disputar o Mundial de Clubes. Mas o Palmeiras já estuda sua aquisição em definitivo por cerca de 10,5 milhões de euros — R$ 60,9 milhões.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo