Majestoso pelo Campeonato Paulista vale mais do que você pensa para Corinthians e São Paulo
Corinthians e São Paulo se enfrentam nesta terça-feira (30), na Neo Química Arena, pelo Campeonato Paulista

Um clássico válido pela quarta rodada do Campeonato Paulista não costuma ter lá muitas consequências para as pretensões dos respectivos adversários na temporada, nem um peso que vá além da própria rivalidade em si. Mas o Majestoso desta terça-feira (30), às 19h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena vale bem mais do que aparenta para as duas equipes que ainda estão em formação neste início de ano.
Tanto Corinthians quanto São Paulo entram em campo com motivos particulares para dar uma cara de decisão ao duelo pelo Paulistão. Para os donos da casa, o Majestoso é chance de dar estabilidade e tranquilidade ao trabalho de Mano Menezes, ao menos com um empate que já seria suficiente para manter a invencibilidade de quase uma década diante do rival em Itaquera. Os são-paulinos fazem o caminho inverso. O Tricolor tenta vencer na Neo Química pela primeira vez na história, naquela que é a estreia de Thiago Carpini em clássicos.
A oportunidade para amenizar o clima de tensão
A cada dia o Corinthians dá uma passo a mais rumo a uma pressão desnecessária em um início de temporada. Mesmo com apenas três jogos oficiais disputados, duas derrotas foram o suficiente para o início de uma sequência de declarações de diretoria, elenco e comissão sobre os problemas enfrentados nos bastidores pelo Timão.
Tentando lidar com uma turbulência, o Corinthians precisa colocar panos quentes aos questionamentos feitos pela torcida ao presidente Augusto Melo por suas inúmeras promessas. Por isso, o alvinegro vê no clássico diante do São Paulo a oportunidade quase que perfeita para acalmar as coisas.
Uma vitória diminuiria um pouco a temperatura, dando tranquilidade para o trabalho seguir. Em contrapartida, caso acabe o tabu de dez anos no Majestoso, esse será mais um agravante dentre tantos. Sabendo disso, Mano Menezes deixou claro o momento diferente vivido pelos dois times, e reforçou o pedido de apoio ao torcedor.
— O jogo de terça vai colocar duas equipes em estágios diferentes, acho que isso é unânime. O São Paulo tem uma equipe pronta e nós estamos iniciando uma reconstrução. Mas eu sei que quando o juiz apitar, ninguém vai querer saber disso e não vai ser a primeira vez que uma equipe mais estruturada é vencida por uma equipe que começa a ser montada. O que nós temos que construir para igualar é ter uma ótima capacidade de competição, ter uma organização, baixar o nosso nível de erro para que com o nosso torcedor, nossa força, a gente consiga igualar um jogo e lutar pela vitória, que é nossa obrigação como o clube e como o Corinthians sempre fez.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Chance de quebrar um tabu de quase uma década
Thiago Carpini sequer completou um mês no comando do São Paulo (inclusive, está longe disso) e já depara com uma semana que pode escrever seu nome na história do clube. A começar por esta terça-feira. O treinador tem a missão de conduzir o Tricolor a sua primeira vitória sobre o Corinthians na história em duelos na Neo Química Arena.
Trata-se de um tabu que perdura por quase uma década – desde a inauguração do estádio, em 2014. Em 18 clássicos até agora, o São Paulo já bateu na trave algumas vezes. Mas nunca venceu o Corinthians em Itaquera. São 11 vitórias corintianas e sete empates. Carpini, claro, faz questão de tirar a pressão de uma marca tão expressiva de seu elenco.

– Claro que tudo isso tem um peso diferente. Não é um jogo qualquer o Corinthians, não é um clássico, é quebra de tabu, mas esse peso de quebrar tabu não é desse elenco. A Neo Química, eu não sei quanto tempo ela tem, quantas equipes já passaram por lá, quantos jogos São Paulo já fez lá. Não era esse elenco, esse peso não é nosso, esse tabu não é nosso. Se nós tivermos a oportunidade, nós vamos ter na terça-feira, de fazer um grande jogo e conseguirmos isso? Fantástico, é um grupo que segue fazendo história como já foi desde 2023 – disse o treinador na entrevista coletiva após a vitória sobre a Portuguesa.
Corinthians x São Paulo na Neo Química Arena
- 18 jogos
- 11 vitórias do Corinthians
- 7 empates
- 0 vitórias do São Paulo
Uma vitória em Itaquera também pode servir para o São Paulo chegar mais sólido ao segundo clássico da semana. Um Choque-Rei que vale título. O Tricolor enfrenta o Palmeiras no próximo domingo (4), às 16h (horário de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela Supercopa do Brasil. Carpini tem diante de si uma possibilidade de consolidar de vez o seu trabalho com vitórias e uma conquista inédita. Ou de criar um ambiente de pressão para um início de trajetória que é de respaldo total da diretoria.