Luiz Gustavo mostra a que veio, e mistão do São Paulo vence a Portuguesa no MorumBIS
Thiago Carpini preserva alguns titulares, e mesmo assim, São Paulo sai com vitória sobre a Lusa
Às vésperas de uma semana com dois clássicos pela frente, Thiago Carpini se deu ao luxo de dosar forças e escalar um time misto no São Paulo para enfrentar a Portuguesa em um duelo que também não deixa de ser um clássico de outras épocas, neste sábado (27), no MorumBIS, pelo Campeonato Paulista. E mesmo assim, o Tricolor foi superior e venceu por 1 a 0. Muito graças a Luiz Gustavo. O volante experiente vestiu a braçadeira, fez o gol da vitória e comandou a equipe em uma amostra bem nítida de que não desembarcou no clube para brincadeiras.
São Paulo se impõe (de novo) para dominar primeira etapa
Thiago Carpini chegou prometendo armar um São Paulo impositivo e que dominasse o jogo a partir da manutenção da posse de bola. Passados três jogos, já dá para dizer que esta é uma marca registrada de sua equipe, ao menos nos confrontos com rivais de menor escalão no estadual. Pois o Tricolor se impôs para controlar a partida contra a Portuguesa, como já havia ocorrido diante do Santo André e do Mirassol (com mais dificuldades). E mesmo com uma escalação bastante modificada, com jogadores preservados neste sábado.
A dupla de reforços Bobadilla e Luiz Gustavo controlou o meio-campo tanto defensivamente quanto para fazer o time jogar distribuindo o jogo e com lançamentos. Nikão teve boa participação no ataque, sempre com passes verticais buscando o trio Luciano, Galoppo e Calleri. Na defesa, Arboleda estreava em 2024 para garantir segurança ao setor. Tudo isso funcionou bem para o São Paulo dominar a primeira etapa com 64% de posse de bola e bastante pressão na marcação alta. A equipe pouco correu riscos (o que é uma evolução em relação às duas primeiras partidas), mas também não criou lá muitas chances.
Luis Gustavo mostra a que veio com braçadeira e gol
Em um São Paulo que teve domínio, mas não foi incisivo, coube ao capitão a missão de resolver a parada. Aos 21, Nikão cobrou escanteio no primeiro poste. Alan Franco desviou de cabeça e encontrou Luiz Gustavo livre na pequena área, com a missão de apenas empurrar para as redes. Um presente ao volante que desde que chegou ao clube foi exemplo de profissionalismo.
Para mostrar que não veio a passeio, Luiz Gustavo escolheu morar no CT da Barra Funda mesmo com casa já alugada em São Paulo. O experiente jogador com passagem por Seleção preferiu ficar no ambiente do clube para controlar melhor a alimentação e se preparar para a temporada. Deu resultado já na primeira partida como titular.
O gol de Luiz Gustavo, que abriu o placar no MorumBIS!#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/5mpa0BuMuJ
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 27, 2024
Carpini chama titulares para resolver no segundo tempo
O São Paulo que tanto se impôs na primeira pareceu ter ficado no vestiário para o segundo tempo. O Tricolor voltou do intervalo sem a mesma postura dominante dos 45 minutos iniciais e viu a Portuguesa crescer na partida e obrigar Jandrei a fazer ao menos uma grande defesa para garantir a vitória. Foi logo aos 12 minutos, quando Victor Andrade recebeu na entrada da área e chutou forte. O goleiro são-paulino caiu e evitou o gol.
Enquanto a Lusa ensaiava uma pressão, o São Paulo deu amostra de nervosismo. Precisou conter alguns contra-ataques com faltas e foi penalizado com cartões amarelos por isso. Não à toa, Carpini recorreu aos titulares Alisson, Pablo Maia e Wellington Rato para retomar o controle da partida. E conseguiu. A partir das mudanças, o Tricolor passou a ficar mais com a bola e correr menos riscos.
Foi o suficiente para garantir a vitória, com direito a gol anulado de Luciano, por impedimento de Wellington Rato na origem da jogada. Mas a equipe também saiu de campo com um problema. Igor Vinicius senti uma fisgada no posterior da coxa direita em uma arrancada e teve de ser substituído por Moreira. O lateral será reavaliado pelo departamento médico, mas pode voltar a ser problema para o Tricolor, três jogos após voltar de um longo ano afastado dos gramados em tratamento de um problema no púbis.
Próximos jogos do São Paulo
- 4ª rodada – Corinthians x São Paulo – terça-feira (30), às 19h30 (horário de Brasília) – Neo Química Arena
- Supercopa do Brasil – Palmeiras x São Paulo – domingo (4), às 16h (horário de Brasília) – Mineirão
- 6ª rodada do Paulistão – São Paulo x Água Santa – quarta-feira (7), às 21h35 (horário de Brasília – MorumBIS