Brasil

Nome que Corinthians quer para lugar de Mano não poderia treinar o time no Paulistão

Segundo regulamento da FPF, um mesmo treinador não pode assumir dois times na mesma edição do campeonato

Mano Menezes não é mais o técnico do Corinthians. Após um péssimo início de Campeonato Paulista, no qual o time Alvinegro conquistou apenas uma vitória em cinco jogos, a diretoria do Timão optou pela saída do treinador depois de mais um revés, desta vez para o Novorizontino, em plena Neo Química Arena, pelo placar de 3 x 1, em jogo disputado neste domingo. Para o lugar do comandante, o nome de Márcio Zanardi, treinador do São Bernardo, aparece como o mais cotado para assumir o comando corintiano.

Entretanto, segundo o artigo 26, parágrafo três do Regulamento Específico do Campeonato Paulista de Futebol Profissional, um mesmo treinador não pode assumir dois clubes na mesma edição da competição. Sendo assim, o Corinthians não poderia fazer a contratação de um novo técnico. Ainda segundo o inciso quatro do mesmo artigo, nem mesmo o auxiliar técnico poderá assinar a súmula como treinador. Portanto, com a saída de Mano, o Timão terá de seguir seu curso no estadual sem poder contratar ninguém para o lugar.

Parte do regulamento do Campeonato Paulista que prevê a proibição de um treinador assumir o comando de dois times diferentes no estadual

Trajetória profissional de Márcio Zanardi

Márcio Zanardi é responsável por um dos trabalhos mais longevos do futebol brasileiro. À frente do São Bernardo FC, o treinador desenhou um modelo de jogo próprio no Tigre do ABC e proporcionou um verdadeiro espetáculo ao fã do futebol bem jogado, principalmente na temporada passada, quando sua equipe terminou em segundo lugar na classificação geral do Paulistão e foi eliminado pelo campeão Palmeiras, vendendo muito cara a derrota.

O treinador de 45 anos trabalha no futebol desde 2004, quando assumiu as categorias de base do Audax Osasco em sua primeira oportunidade. Entre 2006 e 2009 passou pelo Al-Nasr dos Emirados Árabes treinando a categoria sub-19 e depois fez carreira nas categorias de base do Corinthians, passando pelas categorias sub-13, 15 e 17. O profissional se envolveu em uma polêmica em 2016, quando foi relacionado a um suposto esquema de suborno no qual o pai do jogador Felipe teria pago ao pai de Zanardi para colocar seu filho na base corintiana.

Na época, em reportagem à ESPN, Zanardi negou os boatos, dizendo que o fato de ter barrado Felipe de entrar na equipe sub-17 do Corinthians teria levado a sua demissão do Parque São Jorge.

“Agora entendo por que fui mandado embora. Vetei o atleta, mandei embora, mandei o relatório. Esse atleta chegou ao grupo dizendo que estava contratado pelo gerente Fabio Barrozo, atleta sem condição, indicado pelo senhor Mané da Carne. Tem tudo na ficha. Como vou mandar o atleta embora e depois ser pivô de uma negociação do meu pai de dinheiro? Somos sérios”, disse Zanardi à ESPN na época.

Após sua demissão do Corinthians, Zanardi passou pelas categorias de base da Portuguesa, Santos e Guarani antes de receber a oportunidade de treinar o sub-20 do São Bernardo e posteriormente o time profissional. Desde 2021, o treinador está à frente do time principal do Tigre do ABC e soma até o momento 81 jogos, com 35 vitórias, 25 empates e 20 derrotas.

Em 2022, Zanardi conseguiu o acesso da Série D para a Série C do Campeonato Brasileiro e conquistou os títulos do Campeonato Paulista da Série A2 e da Copa Paulista em 2021 além do Troféu Independência, antiga Taça do Interior do Campeonato Paulista de 2023.

Possível novo treinador do Corinthians defende tabu diante do Timão

Um detalhe em relação a Márcio Zanardi é que o promissor treinador leva vantagem nos confrontos diante do Corinthians. O treinador teve a oportunidade de enfrentar o Timão em três ocasiões, das quais venceu duas e perdeu somente uma. Todos os confrontos aconteceram pelo Campeonato Paulista. Em 2022, o Alvinegro levou a melhor jogando em Itaquera e venceu pelo placar de 3 x 0.

Nos dois confrontos seguintes, vitória do time de Zanardi, sendo 2 x 0 na temporada passada e mais recentemente 1 x 0. Ambos os confrontos foram realizados em São Bernardo do Campo, no Estádio Primeiro de Maio. Em 2024, o Tigre do ABC venceu com um belo gol de Silvinho, mesmo com um jogador a menos durante boa parte do confronto, já que o volante Rodrigo Souza havia sido expulso ainda no primeiro período de jogo.

Como Zanardi não pode assumir o Corinthians no Campeonato Paulista, a diretoria do Timão tem a opção de subir Danilo Andrade, técnico campeão da Copinha para assumir a equipe até o final do estadual.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo