Brasil

Diniz se preocupa com rotina de Neymar na Arábia, mas conta com craque na Seleção

Técnico pretende ter Neymar em sua primeira convocação, mas se preocupa com nível de exigência que o atacante terá pelo Al-Hilal

Fernando Diniz fará a sua tão aguardada primeira convocação como técnico da seleção brasileira nesta sexta-feira (18), a partir das 14h (horário de Brasília). No auditória da CBF, no Rio de Janeiro, o treinador anunciará cada um dos jogadores da sua lista de convocados para a estreia. E nela estará o nome de Neymar, acompanhado de um “asterisco” que causa preocupação à comissão técnica estreante.

O atacante volta à Seleção pela primeira vez desde a Copa do Mundo de 2022, no Catar, dias após o anúncio de sua transferência para o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Um retorno à altura da camisa 10 que ele irá vestir. Diniz conta – e muito – com Neymar para que ele seja um dos pilares da Seleção no ciclo para o Mundial de 2026, a ser disputado nos Estados Unidos, no Canadá e no México.

Neymar na Arábia preocupa Diniz

Neymar foi anunciado pelo Al-Hilal, com contrato por duas temporadas e cifras a perder de vista, na última terça-feira (15), Ele deixa o PSG e a Europa para receber um total de 320 milhões de euros (R$ 1,17 bilhão) do clube árabe no período. Em suas primeiras palavras pelo novo clube, o atacante se mostrou empolgado com a possibilidade de “marcar gols” e ser campeão sob o comando de Jorge Jesus no continente asiático.

– Eu quero escrever uma nova história no esporte, e a liga saudita tem uma energia tremenda e jogadores de qualidade no momento. O Al Hilal é um clube gigante, com torcedores fantásticos, e é o melhor na Ásia. Isso me dá uma sensação de que é a decisão certa para mim, no momento certo, com o clube certo. Eu amo ganhar e marcar gols, e planejo continuar fazendo isso na Arábia Saudita com o Al Hilal – disse um esperançoso Neymar, em entrevista aos canais oficiais do Al-Hilal.

O problema é que essa expectativa do camisa 10, de seguir marcando gols na liga saudita, não exatamente anima Fernando Diniz. O treinador expressa preocupação com os efeitos que atuar na Arábia Saudita podem causar a Neymar, mesmo que o calendário com menos jogos possa fazer com que ele chegue mais “inteiro” à Seleção.

O que preocupa Diniz:

  • calor na Arábia Saudita, com temperaturas que passam dos 40ºC no verão
  • nível de competitividade da liga saudita
  • nível de exigência dos treinamentos

Conforme apurado pela Trivela, Diniz está preocupado, especialmente, com o nível de exigência e competitividade com que Neymar conviverá na Arábia Saudita. E isso se aplica tanto aos jogos pelo campeonato local quanto ao dia a dia de treinamentos.

A liga saudita não para de chamar atenção pelos bilhões de reais despejados em contratações de nomes badalados a partir da chegada de Cristiano Ronaldo, anunciado pelo Al-Nassr em 30 de dezembro de 2022. O problema é que as grandes contratações estão restritas a apenas aos quatro clubes grandes do país. Além do Al-Nassr e do Al-Hilal, o Al-Ittihad e o Al-Ahli são as equipes capazes de atrair nomes como Benzema, Roberto Firmino e N'Golo Kanté.

Por isso, Fernando Diniz se preocupa com o nível de competitividade que Neymar encontrará na liga saudita. O treinador também abre o olho para a exigência nos treinamentos, mesmo que o atacante seja comandado por Jorge Jesus.

E a questão física também traz preocupação, nem tanto pelo calendário, mas pelo clima na Arábia Saudita. O verão saudita costuma registrar temperaturas que ultrapassam os 40ºC e não baixam dos 30ºC mesmo durante a noite.

Quando será a primeira convocação?

Fernando Diniz anunciará a sua primeira lista de convocados para a seleção brasileira na próxima sexta-feira (18), às 14h (horário de Brasília), no auditório da CBF, no Rio de Janeiro. Após a a divulgação da convocação, o técnico concederá entrevista coletiva.

O treinador assinou contrato para comandar a Seleção até a metade de 2024. A partir daí, a CBF aguarda a chegada de Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid. O italiano deve estrear pelo Brasil já com um grande compromisso: a Copa América de 2024, nos Estados Unidos.

Estreia da Seleção nas Eliminatórias

A Seleção estreia nas Eliminatórias da Copa de 2026 em 8 de setembro, quando enfrenta a Bolívia no Mangueirão, em Belém. Depois, o Brasil viaja a Lima para enfrentar o Peru no dia 12 de setembro.

A Copa do Mundo de 2026 será disputada em três países: Estados Unidos, Canadá e México. As Eliminatórias Sul-Americanas classificarão seis seleções de forma direta. Há ainda uma sétima vaga de repescagem em jogo, com um total de 10 países na briga.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo