Nem passou o Carnaval e o Corinthians já fará jogo da vida para não ter ano vexatório
Corinthians vai pressionado mas tem esperança de novos ares no banco de reservas com António Oliveira

O Corinthians entra em campo neste domingo (11), às 16h00 (horário de Brasília), para encarar a Portuguesa, pela 7ª rodada do Campeonato Paulista, mas o que tinha tudo para ser só mais um jogo para cumprir tabela, acabou se tornou a partida mais importante do Timão, isso porque não há outra opção para o time a não ser vencer a Lusa, dentro da Neo Química Arena.
Nosso próximo jogo será contra a Portuguesa, no domingo (11).#VaiCorinthians pic.twitter.com/5V15AENnPn
— Corinthians (@Corinthians) February 9, 2024
São cinco derrotas em seis jogos, a última foi na quarta-feira (07) para o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro, a péssima sequência de resultados acabou colocando o Corinthians em uma situação mais que desconfortável não apenas dentro do seu grupo, onde é lanterna, mas também na classificação geral, hoje penúltimo colocado, com o saldo de gols negativo em menos cinco, perdendo apenas para o Santo André que tem menos oito.
Para se livrar de um possível rebaixamento e até mesmo sonho com uma classificação às quartas de final, o Timão precisa retornar ao caminho das vitórias, e a partida contra a Portuguesa, diante do seu torcedor, com um técnico novo no banco, é “empurrão” que o time precisa para reagir, caso isso não aconteça as coisas podem piorar.
Além de pressionado, o elenco é alvo constante de protestos da torcida por conta do desempenho vergonhoso no Paulistão, depois do clássico com o Peixe, Cássio falou sobre a necessidade do clube voltar a vencer e ter uma mudança de postura dentro do campo:
— São cinco derrotas, então é falar pouco e trabalhar bastante. Estamos passando por uma situação que não queríamos passar. Temos condições de sair dessa situação, tem que ser um impacto em todos nós. Temos que ter atitude, personalidade, trabalhar e melhorar. Não adianta jogar a culpa para esse ou aquele, temos que melhorar – disse o goleiro corintiano.
Estreia de António Oliveira é ponto de maior expectativa
A situação complicadíssima do Corinthians neste início de temporada culminou com a inevitável demissão de Mano Menezes no início da semana, e a diretoria do clube precisou agir rápido para resolver o problema da rescisão com o ex-treinador, e ainda ir atrás de um novo nome no mercado. Tudo isso aconteceu em apenas dois dias. Na quinta-feira o Corinthians falou com Antonio Oliveira, que estava no Cuiabá, ele já despediu do clube e chegou a São Paulo, no dia seguinte a diretoria pagou a multa contratual de cerca de R$ 1.4 milhões, bateu o martelo na negociação das garantias pedidas por Mano, e regularizou seu novo técnico.
Agora, a expectava é que o novo comandante consiga extrair o melhor dos jogadores e fazer com que todos possam voltar a desempenhar um bom futebol, e se recuperar no campeonato estadual, mesmo que seja apenas para não ir à Série A-2 de 2025. Durante sua entrevista coletiva de apresentação, António falou da importância da partida, mas também sobre a qualidade e confiança que tem no elenco alvinegro:
— Amanhã temos uma oportunidade de reiniciar. Todos os jogos são importantes, mas o mais importante é o de amanhã e tenha certeza que com o mínimo de organização, algum equilíbrio, vamos voltar a competir porque faz parte do DNA desse clube. Vamos resgatar o melhor deles porque não desaprenderam de jogar. Vamos tentar extrair. Tenho confiança inabalável neles. Eles são os grandes artistas. Vamos voltar àqueles momentos mais gloriosos, mas nessa altura é falar pouco e os resultados que vão falar mais alto – disse o novo treinador
Retrospecto entre Corinthians x Portuguesa
Corinthians e Poruguesa se enfrentam desde 1921, com isso o número de partidas entre as duas equipes chega a 258 jogos. O Timão tem a maior vantagem nos resultados dos jogos, e vai em busca de não apenas manter o bom retrospecto, mas como acabar com o jejum de vitórias sofridas pelo time. Ao todo são:
- 143 vitórias
- 60 derrotas
- 55 empates
O último confronto entre as equipes foi na primeira fase do Paulistão de 2023, na ocasião a partida foi no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, as equipes empataram, em 0 a 0.