Brasil

Erros justificam cautela de Renato com Nathan Fernandes, que pode ser o substituto de Soteldo no Grêmio

Após despontar na reta final de 2023, Nathan Fernandes não inicia bem a temporada, o que justifica a cautela de Renato para lançar mão da joia do Grêmio

Nathan Fernandes terminou 2023 gerando grande expectativa. O jovem atacante de 18 anos foi grata surpresa, e peça importante do Grêmio na reta final do Campeonato Brasileiro, em que ajudou o Tricolor Gaúcho a chegar ao vice-campeonato, inclusive com gol da virada diante do Flamengo e assistência para o último gol de Luis Suárez na Arena do Grêmio, diante do Goiás.

Entretanto, o início de 2024 da joia formada na base gremista não é dos melhores. Reserva de Galdino, Nathan não conseguiu aproveitar a chance como titular, contra o Brasil, em Pelotas, e também não entrou bem no segundo tempo das partidas contra Caxias, São José e Juventude.

Essa última participação, na vitória tricolor por 1 a 0, na noite da última quarta-feira (31), na Arena do Grêmio, escancarou o quanto Nathan precisa evoluir na tomada de decisão. O jovem atacante entrou aos 20 minutos do segundo tempo, após lesão de André Henrique, que havia ingressado no intervalo no lugar de Galdino. Com a vantagem gremista no marcador, Nathan teve duas boas possibilidades de puxar contra-ataques. No primeiro deles, arrancou pelo meio, mas se enrolou com a bola ao tentar passar pelos marcadores. No segundo, até conseguiu se desvencilhar no meio de dois defensores, mas cruzou errado, no pé de um adversário.

Grêmio vê com naturalidade algumas deficiências de Nathan

Esses erros, até certo ponto naturais para um jogador da idade de Nathan, justificam a cautela que Renato Portaluppi tem para lançar mão do jovem atacante. Quando ele despontou no profissional, no final do ano passado, o técnico gremista elogiou o garoto, mas alertou para a necessidade de lapidá-lo, principalmente na parte física e tática.

— Quando o garoto chega da base para o profissional, o meu trabalho é lapidar, treinar a parte tática. Ele tinha deficiência de voltar para marcar o lateral adversário. É importante isso para ele. Muitas vezes via ele jogar lá embaixo, queria a bola nos pés, não voltava para marcar. No profissional é diferente. Mas ele melhorou bastante. Ele vem se destacando nos treinamentos. […] Tem um futuro brilhante. Tenho conversado com ele. Precisamos que um garoto assim chegue no profissional e estoure. É importante para o clube formar jogadores — frisou o treinador.

Quem também vê como normal essa necessidade de evolução de Nathan é Francesco Barletta, coordenador da base do Grêmio, que acompanhou o jovem atacante de perto nas categorias inferiores. Em dezembro, em entrevista exclusiva à Trivela, ele falou sobre os garotos não chegarem prontos no profissional.

— É bom que o menino não suba pronto. Essa palavra do Renato é muito importante, que é lapidar. O treinador do profissional tem esse restante de formação, esse lastro. Quando chega pronto lá, é sinal que ele não tem o que desenvolver. Ele pode ajudar momentaneamente e depois não ter mais como crescer — avaliou Barletta.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Nathan Fernandes pode ser titular na ausência de Soteldo

Nathan pode ter grande oportunidade de receber sequência de jogos e evoluir a partir da preocupante lesão de Soteldo. Principal jogador do Grêmio neste início de temporada, o venezuelano sofreu lesão de grau 3 no músculo adutor longo da perna direita no jogo contra o Juventude.

Além de Nathan, outra alternativa para fazer a ponta esquerda no lugar de Soteldo é Lucas Besozzi. O argentino é um remanescente da temporada passada, na qual o Grêmio também tinha Ferreira, que foi vendido para o São Paulo. Na ponta direita, a tendência é que Galdino siga como titular, ao menos por enquanto.

Próximos jogos do Grêmio

  • Avenida x Grêmio – Campeonato Gaúcho 2024 – sábado, 3 de fevereiro de 2024, às 19h, nos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul/RS;
  • Grêmio x Novo Hamburgo – Campeonato Gaúcho 2024 – terça-feira, 6 de fevereiro de 2024, às 21h30min, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre/RS;
  • Grêmio x São Luiz – Campeonato Gaúcho 2024 – sábado, 10 de fevereiro de 2024, às 16h30min, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre/RS.
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo