Brasil

Maurício retorna ao Internacional após disputa do Pré-Olímpico e será crucial

Depois de disputar o Torneio Pré-Olímpico com a Seleção Brasileira, Maurício se reapresenta nesta semana no Internacional, em que teve grande 2023

Após disputar o Torneio Pré-Olímpico com a Seleção Brasileira, na Venezuela, Maurício se reapresenta nesta semana no Internacional. O retorno é bastante saudado pelo Colorado. Afinal, o meia de 22 anos encerrou a temporada passada com um duplo-duplo: 11 gols e 11 assistências em 48 jogos.

A liberação de Maurício para a disputa do Pré-Olímpico partiu da ideia do Internacional de valorizá-lo ainda mais no mercado, já que se trata do principal ativo do clube depois da saída de Johnny para o Real Betis, da Espanha. Postura diferente foi adotada com o recém chegado zagueiro Robert Renan, cuja desconvocação da Seleção Brasileira foi solicitada pelo Colorada para as primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho.

‘Muito importante para nós': Coudet rasgou elogios para Maurício durante ausência do meia

Diante da ausência de Maurício, três jogadores ocuparam sua posição como meia direita do 4-1-3-2 de Eduardo Coudet nas sete primeiras rodadas do Gauchão: Hyoran, De Pena e Bruno Henrique. Quem teve desempenho de maior destaque por ali foi o último, na vitória sobre o Santa Cruz, por 2 a 0, em que marcou um gol e deu uma assistência.

A alternativa com Bruno Henrique pela direita foi testada por Coudet também para compensar o recuo de Alan Patrick para a função de meia central, o que deixa o meio-campo colorado menos marcador e combativo. Resta saber se o treinador argentino pensa em manter o camisa 10 por ali mesmo com o retorno de Maurício, que deve ter lugar no time.

— Maurício, não vou falar de encaixe, mas sim do quão importante que é para nós. Gosto muito. Muito bom jogador para mim. É muito importante para nós, para o grupo, quando pode participar. Não vou discutir a qualidade dele. A verdade é que fechou o ano de maneira espetacular, e vamos preparar ele para que tenha um ano melhor ainda. Falar de um jogador em particular não acho justo. Mas se falamos de Maurício, eu gostaria de tê-lo tido aqui para jogar esses jogos também. Mas ele é muito importante para nós, não é pouco importante. Aí está, para ter o título [da matéria]: Maurício é muito importante para nós [risos] — elogiou Coudet após o jogo contra o Santa Cruz, em que foi questionado sobre a importância do jovem meia no elenco.

Maurício está valorizado no mercado, mas Internacional trata questão com tranquilidade

Outra dúvida é se o Inter conseguirá manter Maurício até o final do ano. Já no ano passado, o meia foi bastante assediado por clubes da MLS e do futebol europeu, além de Corinthians e Bahia, no futebol brasileiro. Durante o Pré-Olímpico, publicação de Endrick no Instagram gerou furor sobre uma suposta ida do meia colorado para o Palmeiras.

O Inter está tranquilo. Detentor de 50% dos direitos econômicos de Maurício, que veio do Cruzeiro em 2020, o Colorado tem contrato com o meia até 2027. E não tem pressa para vender, já que possui condição financeira melhor a partir da venda de Johnny e da entrada da primeira metade das receitas da Liga Forte Futebol (LFF), com quem o clube assinou no ano passado.

Ao mesmo tempo, se perder Maurício na janela de transferências do meio do ano, o Inter certamente buscará reposição. Apesar de já ter contratado cinco reforços para a temporada — um deles Hyoran, que faz a meia direita — o Colorado ainda tem reserva no caixa para investimentos. A promessa é de aportar até R$ 100 milhões em contratações em 2024.

Maurício pelo Internacional

  • 159 jogos
  • 23 gols
  • 24 assistências
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Antes de escrever pela Trivela, esteve na Rádio Grenal e na RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo