Brasil

Marchesín mostra boas credenciais em estreia pelo Grêmio, apesar de falha no final

Em estreia pelo Grêmio na goleada sobre o São José, pelo Campeonato Gaúcho, o goleiro Marchesín demonstrou boas credenciais, apesar de falha no lance que originou o único gol do adversário

A vitória por 4 a 1 sobre o São José, na noite de quarta-feira (24), pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho, marcou a estreia de Marchesín pelo Grêmio. Contratado do Celta de Vigo para ser o titular da meta gremista, o goleiro argentino havia iniciado no banco de reservas na derrota para o Caxias.

A primeira amostragem teve mais altos do que baixos, ainda mais considerando que foi apenas a segunda partida de Marchesín desde a lesão que sofreu no tendão de aquiles, em fevereiro do ano passado. Com algumas boas defesas, reposição de bola firme e postura de líder, o goleiro argentino apresentou boas credenciais, embora tenha falhado no único gol do São José, já na reta final da partida.

Marchesín fez bela defesa no primeiro tempo

Marchesín precisou sujar o uniforme pela primeira vez aos cinco minutos de jogo na Arena de Grêmio. Após cruzamento vindo da direita, Alessandro Vinicius ganhou de Kannemann por cima e cabeceou no canto esquerdo. O goleiro gremista se esticou todo, para, em uma bonita ponte, fazer grande defesa e mandar a bola para escanteio.

A falta de entrosamento com os companheiros quase custou caro aos nove minutos. Após lançamento em profundidade, houve ruído de comunicação com Geromel, que parou na jogada. Marchesín saiu do gol, mas Roberson tocou de cabeça na bola entre os dois. A sorte foi que a bola correu pela linha de fundo.

Pouco depois, aos 11 minutos, o Grêmio abriu o placar com João Pedro Galvão. O São José tentou a resposta rápida, com chute de fora da área, pelo lado direito, de Nonato. Marchesín estava atento para cair novamente no canto esquerdo e, desta vez em dois tempos, fazer a defesa.

Após ceder rebote, Marchesín cometeu penâlti na reta final do jogo

O jogo ficou muito tranquilo para o Grêmio, que ampliou ainda no primeiro tempo com Soteldo, e marcou mais duas vezes na segunda etapa, com Cristaldo e Reinaldo. Com a vantagem de 4 a 0, o Tricolor Gaúcho relaxou, e isso pode ajudar a explicar a falha de Marchesín na reta final do jogo, assim como a falta de ritmo.

Aos 39 minutos do segundo tempo, Samuel arriscou chute despretensioso de fora da área, no meio do gol. Porém, Marchesín deu rebote para frente. Ele saiu desesperado para tocar na bola antes de Renê, mas acabou acertando com a mão direita as pernas do atacante do São José, que se antecipou.

Marchesín ficou indignado com o pênalti assinalado pelo árbitro Jonathan Pinheiro. Alegava ter tocado na bola. Na cobrança, em duelo de goleiros, o arqueiro do Grêmio caiu para o canto direito, e Fábio Rampi só colocou no canto esquerdo para marcar o gol de honra do São José, seu 35º na carreira.

Marchesín demonstrou inconformidade com a falha e com a marcação do pênalti

Ao final do jogo, mesmo com a goleada, Marchesín seguiu indignado. Tanto com seu erro, quanto com a marcação do pênalti. Reclamou novamente com a arbitragem, enquanto os companheiros agradeciam à torcida gremista pelo apoio.

Em entrevista após o jogo, na zona mista da Arena do Grêmio, Marchesín se mostrou bastante consciente. Exaltou a vitória, apesar de não esconder a frustração com o lance do gol do São José, reconhecendo seu erro ao dar o rebote, mas reafirmando ter tocado na bola, o que configuraria erro do árbitro na marcação do pênalti.

— Antes de tudo, o mais importante é que a equipe ganhou. Estou muito contente com a vitória da equipe, contente pela estreia. Chateado, obviamente, pela jogada do gol, não vou te mentir. Mas acho, pessoalmente, que não foi pênalti. Senti que toquei a bola. Uma decisão do árbitro. Obviamente o rebote foi mal dado. Uma decisão que acho que foi errada, mas temos que seguir. Todos nos equivocamos, eu acho que ele se equivocou. São coisas do futebol. Fico chateado, mas tudo serve para melhorar — disse.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo