Brasil

Anunciada como sede da Supercopa Rei 2025, Belém cresce no conceito da CBF

CBF anuncia que estádio em Belém, no Pará, também é candidata a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

O Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, no Pará, será uma das capitais do futebol brasileiros nos próximos anos.

Em setembro de 2023, voltou a receber a seleção brasileira na estreia das Eliminatórias após hiato de 12 anos. A torcida paraense deu um show de recepção à Seleção e agora ganhou uma nova recompensa.

Nesta quinta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que o Mangueirão receberá também a Supercopa Rei, que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, em 2025.

— A torcida paraense vai dar mais beleza a essa competição que reverencia o nosso Rei do Futebol. Estamos muito satisfeito em levar esse evento para um estado apaixonado pelo futebol, como é o Pará. — disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Inaugurado em 1978, o tradicional palco do futebol paraense passou por uma grande reforma entre 2021 e 2023, que custou aos cofres públicos mais de R$ 500 milhões para dar um ar de modernidade, conforto, aumento da capacidade para 55 mil torcedores e um gramado de elite.

— Os investimentos proporcionam com que tenhamos hoje no Mangueirão um dos estádios mais modernos do Brasil e uma das melhores praças futebolísticas do Brasil e que está preparado para grandes eventos mundiais. — detalhou o governador do Pará, Helder Barbalho, ao site da CBF.

A competição entre os campeões nacionais leva o nome de Rei desde janeiro deste ano, em homenagem a Pelé. Antes, se chamava Supercopa do Brasil.

O São Paulo é o atual campeão. A equipe, vencedora da Copa do Brasil, bateu o rival Palmeiras, nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo normal no início de 2024.

Criada nos anos 90, o torneio só teve duas edições antes de retornar em 2020. O Flamengo é o maior vencedor com duas conquistas.

Mangueirão também pleiteia lugar na Copa do Mundo Feminina de 2027

Vitor Silva/CBF

Também hoje, a CBF anunciou que o Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença concorre por um lugar na lista de sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027, a ser realizada no Brasil.

— O Mangueirão é um dos grandes palcos do futebol brasileiro e merece estar na Copa do Mundo Feminina. Não temos dúvida que o Mundial ficará ainda mais festivo com a presença do povo paraense, que ama o futebol. Além disso, com toda a sua história e a cultura amazônica, o Pará será um belo atrativo para chamar os torcedores de todo o mundo para a melhor Copa do Mundo da história. — exaltou Ednaldo.

Já em setembro, profissionais da Fifa percorrerão o Brasil para vistoriar as cidades-sedes da Copa.

Jogo da Seleção, Supercopa (e, provavelmente o Mundial feminini) não são os únicos eventos que Belém receberá. Em 2025, a capital do Pará também será a sede da COP 30 (Conferência sobre Mudanças Climáticas), com a expectativa de receber 70 mil pessoas.

Outras sedes da Supercopa Rei

Staff Images / CBF

O título do São Paulo neste ano aconteceu no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Foi a quebra de quatro edições consecutivas no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no Distrito Federal.

Já em 1990, a competição aconteceu em ida e volta, uma sob mando de Grêmio e outro do Vasco. No ano seguinte, a última edição da década de 90 aconteceu no Morumbi, em jogo único, com o Corinthians campeão.

Todos os campeões da Supercopa

  • São Paulo — 2024
  • Palmeiras — 2023
  • Atlético-MG — 2022
  • Flamengo — 2021
  • Flamengo — 2020
  • Corinthians — 1991
  • Grêmio — 1990
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo