Fantasma do 7 a 1 ainda persegue Luiz Gustavo em sua volta ao Mineirão em busca de título pelo São Paulo para
Referência no São Paulo, Luiz Gustavo não tem redes sociais desde eliminação na Copa de 2014

Marcou o gol da vitória sobre a Portuguesa em sua estreia como titular. Marcou de novo na vitória por 2 a 1 que encerrou o tabu de nunca ter vencido o Corinthians em um Majestoso em Itaquera. E agora tem a chance de conquistar seu primeiro título com a camisa do São Paulo. Aos 36 anos, Luiz Gustavo vive um novo momento em sua longeva carreira. Mas quis o destino, em mais uma de suas ironias, que para ser campeão pelo Tricolor já nos primeiro mês de clube, o volante terá de enfrentar um fantasma que ainda ecoa em seu dia a dia.
Neste domingo (4), às 16h (horário de Brasília), Luiz Gustavo volta ao Mineirão pela primeira vez desde o ainda traumático 7 a 1 sofrido pelo Brasil para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014. Quase dez anos mais tarde, o volante tem a chance de ser campeão no mesmo palco do trauma, em duelo com o Palmeiras pela Supercopa do Brasil.
Erguer uma taça no Mineirão não deixa de ser uma redenção para Luiz Gustavo, mesmo depois de tanto tempo. O volante até hoje não tem contas nas redes sociais. Todas elas foram encerradas devido à repercussão do vexame com a Seleção. O jogador era titular da equipe comandada por Luiz Felipe Scolari e saiu como um dos atletas mais marcados pela derrota. Por isso, ele decidiu se fechar em seu mundo particular desconectado.
– Já tem 10 anos que me afastei. Na Copa (de 2014) só quem estava lá sabe o que passou. Depois disso, tibe paz. E de paz, eu não abro mão – disse o volante, em entrevista após a estreia.
Volante lidera por exemplo no São Paulo
A contratação de um volante de 36 anos pelo São Paulo causou certa estranheza entre os torcedores no final do ano passado. Mas Luiz Gustavo foi muito bem recomendado por Rafinha, seu companheiro nos tempos de Bayern de Munique, e que fez o meio de campo para a negociação avançar. O veterano chegou para dar experiência ao Tricolor no ano em que o clube volta a disputar a Libertadores. Ele desembarcou na capital paulista com a missão de ser uma referência no elenco. E o seu estilo de liderança é o de comandar pelo exemplo.
– Com toda essa minha experiência, sempre fui um jogador que gostou de potencializar meus companheiros. Sem dúvida, esse vai ser um dos meus principais pontos aqui, ajudá-los da melhor forma possível para que possam render ainda mais, para que possamos ficar ainda mais fortes como time – disse Luiz Gustavo em sua apresentação como reforço tricolor.

O volante desembarcou na capital paulista nos primeiros dias de janeiro e foi direto ao CT da Barra Funda. Ele decidiu morar no complexo de treinamentos para poder controlar a alimentação e ter cuidados com a parte física durante a pré-temporada. E fez isso, mesmo após já ter escolhido um apartamento para morar.
Antes do clássico em Itaquera, na última terça-feira (30), Luiz Gustavo seguiu dando exemplo, mesmo tendo iniciado a partida no banco de reservas. O técnico Thiago Carpini revelou que o veterano conversou com todos os companheiros que entrariam em campo para passar a sua experiências antes de um Majestoso que acabou por entrar para a história.
– Antes do jogo, mesmo não iniciando a partida, ele passou para falar com cada um dos atletas. Eu achei isso uma atitude nobre, fantástica. Um cara ficar tantos anos jogando em alto nível na Europa não é à toa. Esses bons exemplos são a nossa realidade – afirmou o técnico Thiago Carpini na entrevista coletiva pós a vitória em Itaquera.
Próximos jogos do São Paulo
- Palmeiras x São Paulo – Supercopa do Brasil – domingo, 04 de fevereiro, 16h00 (horário de Brasília);
- São Paulo x Água Santa – Campeonato Paulista – quarta-feira, 07 de fevereiro, 21h35 (horário de Brasília);
- Ponte Preta x Corinthians – Campeonato Paulista – sábado, 10 de fevereiro, 18h00 (horário de Brasília).