Brasil

‘Meu desejo é continuar essa história por aqui’: se depender dele, Luciano não sai mais do São Paulo

À Trivela, Luciano fala sobre idolatria e planos de permanecer por muito tempo no São Paulo

Luciano rodou um bocado na carreira e passou por Corinthians, Fluminense e Grêmio (para citar apenas três), antes de chegar ao São Paulo, em 2020. À época, ele tinha 27 anos de idade, mas parece até que ele é mais um dos tantos talentos Made in Cotia, tamanha a sua identificação com o clube e com a torcida, já em sua quarta temporada pelo Tricolor. É como se o atacante tivesse nascido para vestir a camisa 10 tricolor.

Se depender de Luciano, aliás, esta camisa é a única que ele vestirá até o fim da carreira – ou ao menos, por mais alguns bons anos, como ele afirma em conversa exclusiva com a Trivela. E mesmo com o interesse insistente de outros clube que, volta e meia, tentam (em vão) tirá-lo do São Paulo. Em 2023, o atacante foi alvo de equipes do México e também do futebol saudita tanto no meio quanto no final do ano.

Era um momento em que Luciano era reserva do Tricolor e parecia realmente prestes a sair do clube. Só parecia. O camisa 10 retomou seu protagonismo, encerrou a temporada como artilheiro e jogador que mais participou de gols em todo o elenco. O que era a crônica de uma saída anunciada virou renovação assinada até o final de 2026.

“Sou mais um profissional do futebol que está satisfeito com seu rendimento e em sintonia com o grupo. Eu procuro focar no meu trabalho e deixar essa parte com quem precisa pensar nisso. Acredito que o interesse de outros clubes só acontece quando estamos correspondendo em campo. Hoje sou feliz no São Paulo e meu desejo é continuar essa história por aqui” (Luciano, à Trivela).

Luciano ficou no São Paulo para escrever novas páginas de uma história que já é de idolatria. Por seus gols, pelos títulos – especialmente o inédito da Copa do Brasil –  e por representar em campo um pouco do espírito do torcedor. Tudo isso é a fórmula que faz o camisa 10 dar tão certo no São Paulo, nas palavras do próprio atacante.

– Eu acredito que é o encaixe do meu momento como profissional com o momento do torcedor e da equipe. Faço parte de um grupo muito bom e isso favoreceu bastante pra que eu pudesse render tecnicamente. Minha dedicação aqui foi a mesma em todos os clubes por onde passei. Quando tudo acontece ao mesmo tempo, as vitórias, conquistas e satisfação do torcedor são apenas uma consequência – ressalta Luciano.

 

Luciano persegue marca de França no São Paulo

Luciano encerrou 2023 com a marca de 200 jogos pelo São Paulo e iniciou 2024 já com um feito histórico. Na última terça-feira (30), ele esteve em campo na vitória que encerrou o tabu do clube em clássicos com o Corinthians na Neo Química Arena. E o atacante já persegue novos feitos emblemáticos pelo Tricolor em curto prazo.

Artilheiro do São Paulo em 2023 com 15 gols, Luciano está muito perto de ultrapassar França para entrar no top-3 dos maiores goleadores do clube no século 21. O atacante já balançou as redes uma vez nesta temporada e chegou a um total de 68 gols. Ele precisa de mais dois para ultrapassar o centroavante que marcou época pelo clube no final dos anos 90 e início dos anos 2000.

– Entrar pra história de um clube também é algo gratificante, mas depende do coletivo, nos treinos e nos jogos. O São Paulo jamais deixou de ser competitivo e fazer parte de um grupo vencedor é mais um objetivo de cada atleta. Eu também sou um cara que não aceito a derrota e procuro evoluir a cada novo desafio da minha carreira. Se tornar um ídolo é uma questão do torcedor e não nossa. Só quem ama esse clube saberá identificar quem pode se tornar um ídolo do São Paulo – ressalta Luciano.

Top-5 artilheiros do São Paulo no século 21:

  1. Luis Fabiano – 212 gols
  2. Rogério Ceni – 112 gols
  3. França – 69 gols
  4. Luciano – 68 gols
  5. Calleri – 63 gols

“Não adianta ter um bom desempenho numa equipe que só compete. Acredito que o reconhecimento maior do meu trabalho está na conquista coletiva que deixa nosso nome escrito na história do clube”. (Luciano)

Luciano tentará ampliar sua idolatria pelo São Paulo neste domingo (4), a partir das 16h (horário de Brasília). Será quando o camisa 10 e seus companheiros terão mais uma chance de conquistar um título pelo clube no duelo com o Palmeiras pela Supercopa do Brasil, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Próximos jogos do São Paulo

  • Palmeiras x São Paulo – Supercopa do Brasil – domingo, 04 de fevereiro, 16h00 (horário de Brasília);
  • São Paulo x Água Santa – Campeonato Paulista – quarta-feira, 07 de fevereiro, 21h35 (horário de Brasília);
  • Ponte Preta x Corinthians – Campeonato Paulista – sábado, 10 de fevereiro, 18h00 (horário de Brasília).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo