Apesar de tudo, Luan terá mais uma chance de se recuperar em um clube de Série A
Após insucessos em Corinthians, Santos e Grêmio, Luan assina contrato de dois anos com o Vitória, que está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro
Já se passaram mais de dois anos sem que Luan consiga jogar com regularidade. De 2022 para cá, por Corinthians, Santos e Grêmio, o meia de 30 anos somou apenas 16 jogos e menos de 600 minutos em campo. Isso sem contar as polêmicas e os problemas extracampo, principalmente no Timão.
Ainda assim, o “Rei da América” de 2017 terá mais uma oportunidade de recuperar seu futebol em um clube de Série A do Campeonato Brasileiro. De acordo com informação inicialmente divulgada pelo GE, o Vitória acertou a contratação de Luan, que assina contrato de dois anos.
Ao menos em termos de nome, Luan chega como reforço mais badalado do atual campeão da Série B, que retorna à elite do futebol brasileiro depois de cinco anos. Mas terá como companheiros outros jogadores experientes e com passagens por clubes tradicionais da Série A, como o goleiro Muriel, o lateral Zeca e os atacantes Osvaldo e Léo Gamalho.
Em 2024, além do Campeonato Brasileiro, o time de Léo Condé terá pela frente o Campeonato Baiano, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil, em que entra direto na 3ª fase por ter sido campeão da segunda divisão nacional. E não quer fazer feio, ainda mais diante de um rival que, com investimento do grupo City, foi uma das equipes que mais se reforçou até aqui, com nomes como Jean Lucas e Everton Ribeiro.
A expectativa do Vitória é de que Luan possa ao menos lembrar aquele meia que conquistou a Copa do Brasil de 2016 e a Libertadores de 2017 pelo Grêmio, e os Jogos Olímpicos de 2016 pela Seleção Brasileira. O problema é que as últimas amostragens deram conta de que aquele jogador não existe mais.
Derrocada na carreira de Luan já dura algumas temporadas
Ainda no Grêmio, os excessos fora de campo cobraram seu preço. Em 2019, Luan perdeu a titularidade para Jean Pyerre, e foi vendido no final da temporada para o Corinthians.
No Timão, os problemas se acentuaram. O meia até teve minutagem alta em sua primeira temporada, com 42 jogos, mas já diminuiu para 33 em 2021. Em 2022, com a constante presença do jogador no departamento médico, o então técnico Vítor Pereira decidiu não utilizá-lo mais.
Sem espaço no Corinthians, Luan foi emprestado para o Santos ainda naquela temporada. Mas a estadia no litoral paulista também foi mais movimentada fora de campo do que dentro dele, em que o meia esteve em campo apenas oito vezes.
No retorno ao Corinthians, Luan passou a treinar separado do grupo, mesmo que recebesse alto salário do clube. O ciclo do meia no Timão terminou da pior maneira possível, após membros da torcida organizada “Gaviões da Fiel” o agredirem em um motel de São Paulo.
Ciente de que Luan estava no ‘fundo do poço’, Renato Gaúcho decidiu abraçá-lo no Grêmio, e contou com o suporte da torcida tricolor, que fez grande recepção ao seu melhor jogador na conquista do Tricampeonato da América. Mesmo com todo carinho, o camisa 7 não conseguiu se firmar em sua segunda passagem pelo Tricolor Gaúcho. Foram apenas 45 minutos em campo (sem contar acréscimos), nenhum gol e nenhuma assistência. Ele não teve contrato renovado para 2024.