Segunda passagem de Luan pelo Grêmio termina com apenas decepcionantes 45 minutos em campo
Sem acordo para renovação de contrato, Grêmio comunicou término do vínculo com o meia-atacante Luan, que atuou apenas cinco vezes nessa segunda passagem pelo clube
Cinco jogos, 45 minutos, nenhum gol, nenhuma assistência. Esses foram os números da segunda passagem de Luan pelo Grêmio, que se encerrou no último dia de 2023. O Tricolor Gaúcho comunicou o término do período de contrato do meia-atacante, que não terá o vínculo renovado.
Além de Luan, também deixam o clube, pelo mesmo motivo, o zagueiro Bruno Alves, o meia Gustavinho e os atacantes Iturbe e Luis Suárez. Em nota, o Grêmio “agradece aos profissionais pela dedicação, comprometimento e entrega durante o tempo em que defenderam a camisa tricolor e deseja sucesso nos novos desafios”.
Grêmio abraçou Luan após agressão em motel em São Paulo
Luan retornou ao Grêmio em julho de 2023, após ser agredido por torcedores do Corinthians em um motel em São Paulo. Sem jogar desde novembro de 2022, quando estava emprestado ao Santos, o meia-atacante vinha treinando separado do resto do grupo no Timão.
O técnico Renato Portaluppi foi determinante para o retorno de Luan. Solidarizou-se imediatamente após o ocorrido no motel em São Paulo, e solicitou à direção gremista a contratação do jogador.
— Nos ajudou bastante no passado, tem qualidades, está no fundo do poço. Ele voltando para o Grêmio, já saiu do fundo do poço — frisou Renato, que pediu que a torcida tricolor abraçasse Luan.
Foi o que aconteceu. Cerca de 200 torcedores recepcionaram o ídolo em sua chegada no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no dia 27 de julho. A partir do momento em que passou a ser relacionado, a entrada de Luan era pedida constantemente pela torcida na Arena do Grêmio.
Luan foi utilizado na reta final de algumas partidas do Grêmio
Mas Renato pedia paciência. Sabia que o herdeiro da icônica camisa 7 gremista já não era mais o mesmo de 2017, quando se tornou o ‘Rei da América’ após o Tricolor conquistar o Tricampeonato da Libertadores. O longo período sem jogar pesava.
Luan reestreou no dia 13 de agosto, entrando nos minutos finais da vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, na Arena do Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. Essa tônica de entrar na reta final de jogo em que o Tricolor vencia foi mantida para as duas entradas subsequentes, nos triunfos diante de Cruzeiro, por 3 a 0, e Cuiabá, por 2 a 0.
O camisa 7 também entrou no reencontro com o Corinthians, no maluco empate em 4 a 4 na NeoQuímica Arena. Na ocasião, foi bastante xingado por torcedores do Timão. E poderia ter tido a oportunidade de marcar o gol da vitória, mas legítimo pênalti em toque de braço de Yuri Alberto não foi marcado.
O último jogo de Luan na segunda passagem pelo Grêmio foi no dia 18 de outubro, na derrota por 2 a 1 para o Athletico-PR. O mau desempenho nos poucos minutos em campo foi determinante: nos últimos 11 jogos do Tricolor Gaúcho na temporada, o camisa 7 sequer foi utilizado.
Ideia de renovação para o Campeonato Gaúcho não foi concretizada
Por mais que nos treinamentos, somado aos relatos de bastidores do clube, Luan tenha demonstrado comprometimento e entendido a oportunidade recebida, a apagada segunda passagem dele pelo clube seguiu a lógica do que foram os últimos anos de sua carreira. A mística do ídolo, que alimentou o imaginário dos gremistas, não se confirmou diante da realidade dos fatos. E, se Renato não o utilizou mais, foi por algum motivo.
Muitos defendiam a renovação de Luan para a disputa do Campeonato Gaúcho em 2024, em que poderia readquirir ritmo de jogo. A ideia foi cogitada pela direção gremista, mas acabou não se concretizando.