Brasil

Botafogo quer usar finais da Taça Rio para chegar 100% à Libertadores

Com jogadores poupados e de olho na Libertadores, o Botafogo enfrenta o Boavista nesta quarta-feira (27)

O Botafogo entrou na reta final de preparação para a Copa Libertadores. E Taça Rio será importante para isso. A uma semana da estreia na fase de grupos da competição continental, o Glorioso entra em campo, nesta quarta-feira (27), contra o Boavista, às 19h30 (horário de Brasília), pelo primeiro jogo da final da Taça Rio. No Estádio Elcyr Resende, em Saquarema, o time do técnico interino Fábio Matias volta a jogar depois de uma pausa de dez dias.

Para o Botafogo, o troféu da Taça Rio está em segundo plano. O que importa para o clube, neste momento, são os ajustes no time para a disputa da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, que também começa em breve, no meio de abril. Assim, o técnico Fábio Matias deve seguir fazendo alguns testes no time nos dois jogos contra o Boavista.

E o foco na Libertadores ficou claro na lista de relacionados para este primeiro jogo contra o Boavista. Os meias Danilo Barbosa e Eduardo foram poupados e nem sequer viajaram com elenco para Saquarema. Assim, Raí ou Kauê, crias da base do Glorioso, devem receber mais uma oportunidade para começar jogando.

No ataque, outros dois garotos, que estão ganhando espaço na Taça Rio, disputam posição. Como Jefferson Savarino ainda volta da Data Fifa, onde defendeu a seleção da Venezuela, Emerson Urso e Yarlen brigam pela vaga do venezuelano no lado esquerdo do campo.

‘Reforços' também serão poupados

Além de jogadores que já vinham de uma sequência de partidas, como Eduardo e Danilo Barbosa, o Botafogo também vai poupar atletas que se recuperaram recentemente de lesões. São os casos do goleiro John e dos atacante Jeffinho e Luiz Henrique. O trio, contratado no começo deste ano, está fora de ação desde fevereiro.

John, Jeffinho e Luiz Henrique voltaram a treinar com o elenco na última semana, mas, segundo o “ge”, ainda serão poupados devido às condições do gramado do Elcyr Resende. Assim, eles devem voltar a ser relacionados para o jogo da volta, no próximo domingo (31), no Nilton Santos. A ideia da comissão técnica do Botafogo é testar os jogadores antes da fase de grupos da Copa Libertadores, mas em um gramado com melhores condições.

Provável escalação do Botafogo

Dessa forma, com Eduardo, Danilo Barbosa e o “reforços” poupados, o Botafogo deve entrar em campo nesta quarta-feira com: Gatito Fernandez, Damián Suárez, Lucas Halter, Barboza e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Raí (Kauê); Júnior Santos, Emerson Urso (Yarlen) e Tiquinho Soares.

Botafogo ainda disputa vaga em competição nacional

Apesar de usar a Taça Rio como preparação para a Copa Libertadores, a competição ainda tem outro papel importante para o Botafogo. Fora das semifinais do Campeonato Carioca, o Glorioso depende do título da Taça Rio para ficar com uma vaga na Copa do Brasil de 2025.

Caso não conquiste a Taça Rio, o Botafogo vai depender da campanha no Campeonato Brasileiro para assegurar uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano. F

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo