Brasil

Lesionado, Bastos responde se tem chances de jogar Copa Intercontinental pelo Botafogo

Bastos se machucou no jogo contra o Palmeiras e não entrou mais em campo pelo Botafogo - inclusive na final da Libertadores

Após 29 anos, o Botafogo voltou a ser campeão do Campeonato Brasileiro. Agora, todas as atenções estão voltadas para a Copa Intercontinental. E Bastos respondeu se tem chances de jogar o torneio no Catar.

Em meio à comemoração do título do Brasileirão, o zagueiro foi perguntado sobre seu processo de recuperação de uma lesão muscular, sofrida no final de novembro. Contudo, angolano não garantiu que estará em campo pelo Glorioso no Intercontinental, em entrevista ao “Sportv”:

— Eu tenho melhorado dia após dia. Tenho que pensar em recuperar cada vez mais e retornar o mais rapidamente possível. Quero retornar logo, mas preciso respeitar o processo. Quando estiver pronto, estarei à disposição do treinador.

Vale lembrar que o Botafogo já entra em campo nesta quarta-feira (11), às 14h (horário de Brasília), para enfrentar o Pachuca. Bastos deve viajar com o restante da delegação alvinegra, porém, não deve se recuperar a tempo da partida.

Caso o Glorioso passe pelos mexicanos, terá pela frente o Al Ahly, no sábado seguinte (14), pela semifinal da competição. A depender da evolução física do defensor angolano, ele pode ser escalado por Artur Jorge.

Vale lembrar que a final da Copa Intercontinental está marcada para o dia 18 de dezembro. Campeão da última edição da Champions League, o Real Madrid já está garantido na decisão e aguarda seu adversário — que pode ser o Glorioso.

A lesão de Bastos no Botafogo

Bastos se machucou durante Palmeiras x Botafogo, pelo Brasileirão - Foto: (Imago)
Bastos se machucou durante Palmeiras x Botafogo, pelo Brasileirão – Foto: (Imago)

Bastos se machucou no jogo contra o Palmeiras, no dia 26 de novembro. Aos 10 minutos do 1º tempo, o zagueiro sentiu dores na coxa esquerda e precisou ser substituído. O Botafogo acabou ganhando a partida por 3 a 1, no Allianz Parque, e encaminhou a conquista da Série A.

Entretanto, exames de imagem constataram uma lesão de gravidade média no músculo posterior do angolano. Como consequência, o jogador de 33 anos não entrou mais em campo pelo Glorioso desde então.

Na final da Libertadores contra o Atlético-MG, Bastos foi substituído por Adryelson — que também entrou em seu lugar contra o Furacão. Desde então, o brasileiro tem feito dupla de zaga com Barboza no Botafogo.

Contratado em 2023 após deixar o Al-Ahli, da Arábia Saudita, o defensor angolano se tornou um dos principais jogadores do técnico português nesta temporada. Sempre seguro, ele formou uma defesa impenetrável no Glorioso.

Bastos pelo Botafogo no Brasileirão 2024

  • Jogos: 32
  • Gols: 3
  • Assistências: 0
  • Partidas sem sofrer gols: 14
  • Passes certos por partida: 47,6 (91%) — 3º melhor do time
  • Cortes por partida: 3,4 — 2º melhor do time

Em setembro, Bastos renovou seu contrato com o Botafogo até dezembro de 2026. Agora, o zagueiro vive a expectativa de se recuperar a tempo de ajudar o Glorioso a conquista a Tríplice Coroa com o título do Intercontinental:

— Não consigo descrever. Entramos na história e isso só foi possível porque trabalhamos muito desde o início da temporada. Não há outro caminho se não o trabalho. Estamos felizes.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo