Apesar dos elogios, Landim mantém postura de incerteza por renovação de Gabigol
Gabigol tem contrato com o Flamengo até dezembro deste ano e, até agora, não assinou novo vínculo com o clube carioca
O processo de renovação de Gabigol ganhou mais um capítulo. Na última quinta-feira (18), o presidente Rodolfo Landim concedeu entrevista já em solo norte-americanos, como parte da pré-temporada organizada pelo Flamengo, e confirmou que não há qualquer tipo de acordo entre as partes. O mandatário elogiou o atacante, mas rebateu fortes declarações do empresário de Gabi.
— Ela não está. A gente teve conversas no ano passado, a gente não renovou com ele. Como vocês vários já informaram, elas estão paralisadas há algum tempo. Ele é um jogador do Flamengo. Ao final do campeonato ou no meio do ano, a gente vai reavaliar. No momento, elas (as conversas) não estão correndo — disse, em entrevista ao ge.
Declarações distintas
Em dezembro, Júnior Pedroso, empresário de Gabigol, concedeu uma entrevista em que confirmou acordo verbal encaminhado com o Flamengo pela renovação. Na ocasião, o representante também elogiou a postura de Marcos Braz e Bruno Spindel, chefes do departamento de futebol do Rubro-Negro.
— Existe um acordo econômico que foi muito bem conduzido pelo Bruno Spindel e Marcos Braz durante uma negociação de um pouco mais de um ano. Não existe outro cenário. Nós negociamos com pessoas sérias. Passamos mais de um ano negociando com Braz e Spindel, com diversas reuniões no Rio e por telefone. Em outubro selamos o acordo verbalmente. Se isso mudou, aguardamos uma comunicação por parte do Flamengo. Negociamos com pessoas sérias, que cumprem acordos — revelou.
O presidente Rodolfo Landim, no entanto, vê uma realidade diferente. Ainda que tenha plena confiança em Braz e Spindel, o mandatário confirmou que a palavra final sempre será dele e que, nesse momento, não há qualquer tipo de acordo com a sua figura.
— Eu desconheço. Acho que ele que falou isso, ele que tem que explicar com quem ele fez acordo. Eu nunca conversei com ele sobre isso. Quem toma decisão no Flamengo, e todo mundo sabe, sou eu. Eu nunca tinha tomado nenhuma decisão a respeito de contrato nenhum com o Gabriel nesse período todo — rebateu.
Esse “jogo de palavras”, querendo ou não, afasta as partes. Gabigol tem uma excelente relação com a diretoria do Flamengo, mas o processo de renovação, que já se arrasta desde o ano passado, promete ser repleto de emoções.
Landim vê Gabigol como ídolo do Flamengo
Principal figura do Flamengo desde 2019, Landim expôs a sua verdade com relação ao processo de renovação, mas, logo depois, fez questão de elogiar a representatividade de Gabigol para o clube. Além dos elogios, e de frisar a vontade de tê-lo por muitos anos, o presidente “jogou um verde” ao comentar sobre o status de ídolo do atacante.
— Importante dizer o seguinte: Gabriel é nosso jogador, é um ídolo do Flamengo, é um jogador que a gente adora e a gente adora. A gente ainda enxerga uma possibilidade enorme. Gabriel tem 27 anos, é um grande ídolo do Flamengo. Fico imaginando assim: se o Gabriel continuar jogando pelo Flamengo por vários anos e sendo esse ídolo o que ele é, acho que ele vai poder viver por muitos e muitos anos com essa ligação histórica com a torcida. Como o Zico tem até hoje. Acho que é uma enorme oportunidade. Se eu tivesse no lugar dele, eu iria lutar com todas as minhas forças para fazer isso acontecer — finalizou.
O que a Trivela sabe sobre o assunto
O assunto é recorrente, mas a apuração da reportagem não mudou muito com relação ao assunto. Pela boa relação, idolatria e idade, é natural que Flamengo e Gabigol cheguem a um acordo até julho, momento em que o atacante poderá assinar um pré-contrato com a equipe que desejar. O tempo de vínculo e a valorização salarial são os pontos que ainda precisam ser discutidos.
Esse foi justamente o ponto de trava da negociação. Gabigol e departamento de futebol já tinham acordo encaminhado por renovação até dezembro de 2028, mas o departamento financeiro travou pelos altos valores que o atacante receberia em salários. Os custos estariam fora da realidade e ainda pendem reajuste. Internamente, o clima de confiança pela permanência de Gabriel permanece, mesmo que menor do que já foi um dia.