Brasil

Acerto com Gabigol é peça que falta para o Flamengo relaxar com renovações em 2024

Situação de renovação de Gabigol está bem encaminhada, mas falta de acerto concreto atrai interesse de outros clubes, como o Corinthians

Antes de ir ao mercado oficialmente para se reforçar, o Flamengo ainda tem situações pendentes por renovações de contrato. Everton Ribeiro e David Luiz, por exemplo, vivem momento de indefinição e negociam permanência por mais um ano. Os novos vínculos sempre geram apreensão no ambiente interno e, por isso, o clube busca um relaxamento no quesito para o ano que vem.

De olho em um 2024 mais tranquilo do que foi o 2023, o Flamengo não quer se preocupar muito com renovações e, nesse momento, a missão está se concretizando. São quatro atletas com vínculo expirante no ano que vem, sendo três oriundos das categorias de base. O único que preocuparia é Gabigol, mas o atacante vive situação peculiar, embora o novo contrato esteja bem encaminhado.

Como foi a condução do Flamengo nas renovações de 2023

Arturo Vidal, Bruno Henrique, David Luiz, Everton Ribeiro, Filipe Luís, Marinho e Rodrigo Caio. Esses foram os nomes que o Flamengo precisava decidir o futuro no início de 2023. Como é costume, o Rubro-Negro preferiu deixar o processo mais para perto do fim da temporada, embora tenha tomado algumas decisões rapidamente, por conta de pressão e oportunidades de mercado.

Bruno Henrique, por exemplo, teve o contrato renovado antes do fim da temporada por conta do interesse de outros gigantes do Brasil. Palmeiras e Grêmio chegaram a sondar a situação do jogador, e o Alviverde apresentou proposta oficial, mas o Rei dos Clássicos permaneceu no Flamengo. Everton Ribeiro e David Luiz, em compensação, seguem com situação indefinida, mesmo que a tendência seja que fiquem por mais um ano.

Everton Ribeiro é a bola da vez das renovações do Flamengo (Foto: IconSport)

Vidal e Marinho deixaram o Rubro-Negro na janela do meio do ano, rumo a Athletico Paranaense e Fortaleza, respectivamente. A dupla já não era a mais cotada para ter contrato renovado, e rusgas com a comissão técnica de Jorge Sampaoli só aceleraram o processo de saída.

Filipe Luís e Rodrigo Caio, ídolos que são, tiveram mais tempo de clube, mas o fim foi o mesmo. O lateral esquerdo confirmou aposentadoria dos gramados, enquanto o zagueiro procurará novos ares em 2024. As saídas fazem parte do processo de reformulação do elenco do Flamengo.

Os jogadores do Flamengo em fim de contrato para 2024

Depois de iniciar a temporada com sete nomes em fim de contrato, incluindo algumas estrelas e ídolos, o Flamengo começará o 2024 bem mais tranquilo no quesito renovações. Como mencionado, são quatro jogadores com vínculo se encerrando em dezembro, com apenas Gabigol podendo ser considerado titular. O restante da lista é formada pelos zagueiros Diegão e Gabriel Noga, além do atacante Werton.

  • Diegão – 31/12/2024
  • Gabigol – 31/12/2024
  • Gabriel Noga – 31/12/2024
  • Werton – 31/12/2024

Diegão é jovem promessa de 20 anos das categorias de base e, mesmo sendo relacionado, ainda não fez sua estreia pelos profissionais. Werton está mais ambientado e chegou a participar de jogos no time de cima na reta final do ano passado, pós títulos de Libertadores e Copa do Brasil. Gabriel Noga, zagueiro que surgiu com prestígio nos juniores, não entra em campo desde 24 de janeiro e está sendo pretendido pelo Volta Redonda para disputar o Carioca.

Ídolo, Gabigol tem novo vínculo encaminhado, mas não certo

O único nome de peso na lista é Gabigol, grande símbolo dessa geração vittoriosa que está no Flamengo desde 2019. Foi justamente por isso que o departamento de futebol procurou o estafe do atacante antes do esperado para negociar a renovação. As partes já alinharam a maior parte dos detalhes do novo vínculo, mas o acordo ainda não foi selado com assinaturas.

O entrave para a oficialização do acerto é a discussão sobre o tempo de contrato. Gabigol recebe um dos maiores salários do elenco do Flamengo e, nos moldes iniciais, ficaria por mais cinco anos, ou seja, até dezembro de 2028, e o departamento financeiro vê os cultos como muito altos. A Trivela apurou que existe a possibilidade do vínculo ser menor, mas, pelo menos até o momento da publicação da reportagem, a maneira é essa.

Gabigol teve ano complicado pelo Flamengo (Foto: Divulgação/Conmebol Libertadores)

Indefinição gera interesse do Corinthians

Como é um grande jogador e ainda não tem acordo selado com o Flamengo, Gabigol atrai o interesse de diversos clubes do Brasil. Mesmo com um ano péssimo em números, o atacante é um dos principais alvos de Augusto Melo, novo presidente do Corinthians, para reforçar a equipe paulista. Ainda na figura de candidato, Melo afirmou que o camisa 10 tem a cara do Timão.

Apesar disso, Gabigol dificilmente sairá do Flamengo. Adaptado, ídolo supremo de uma geração e com contrato até, pelo menos, o fim do ano que vem, Gabriel se sente muito confortável no Rio de Janeiro.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo