Brasil

Como foi o 2023 dos jogadores emprestados pelo Cruzeiro?

Apesar de ter onze jogadores cedidos a outras equipes, nenhum deles deve ser aproveitado pelo Cruzeiro em 2024; alguns já tem destino para a próxima temporada

O Cruzeiro trabalha na montagem do seu elenco para 2024 e além de gerenciar chegadas de novos contratados e saídas de atletas que compuseram o elenco principal em 2023, o departamento de futebol celeste precisará dar destino para alguns jogadores que estiveram emprestados em outros clubes na última temporada.

No total são 11 jogadores nessa situação, número que pode parecer alto, mas que é bem modesto em relação a outros anos do Cruzeiro e de times grandes do futebol brasileiro, que costumam ter muitos jogadores cedidos por empréstimo — situação impulsionada por elencos inchados e contratos longos. A tendência é que nenhum dos atletas siga no time celeste em 2024.

Rodrigo Bazílio – Goleiro

O jovem goleiro Rodrigo Bazílio, de 20 anos, é cria da base do Cruzeiro, e passou a última temporada cedido ao Athletic Club de São João del-Rei, que conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Apesar do sucesso do clube que defendeu em 2023, o arqueiro fez poucos jogos, apenas três, terminando a quarta divisão como reserva. Ele tem contrato com a Raposa até o meio de 2024 e seguirá no Athletic no ano que vem.

Luís Felipe – Zagueiro

Luís Felipe chegou ao Cruzeiro durante a Série B de 2022, vindo do PSV, da Holanda, mas disputou apenas três partidas com a camisa da Raposa. Em 2023, foi cedido ao Tombense, rebaixado na Série B do Brasileirão. No clube de Tombos, o zagueiro pouco jogou. Foram sete partidas e um gol marcado. O último jogo do defensor aconteceu em agosto e ele retorna ao time celeste, onde tem contrato até o fim do ano que vem. Ele não deve compor o elenco de Nicolás Larcamón.

Neto Moura – Volante

Um dos melhores jogadores do Cruzeiro na Série B de 2022, Neto Moura foi comprado pela Raposa, assinando até o fim de 2025, mas acabou não rendendo na primeira divisão e foi emprestado para o Mirassol, na segunda divisão. Neto se tornou titular no clube paulista e quase conseguiu novo acesso, com seu time ficando na sexta colocação, com um ponto a menos que o quarto colocado Atlético Goianiense. Teve seu empréstimo renovado e seguirá em São Paulo.

João Paulo – Meia

O meia João Paulo foi mais um que esteve no elenco do Cruzeiro na Série B, mas ao contrário de Neto Moura, não conseguiu jogar em muitas partidas, por problemas de lesão. O jogador passou a temporada emprestado ao CRB e disputou 50 jogos, marcando sete gols e dando duas assistências. Seu contrato com a Raposa iria até dezembro de 2023 e, de saída do clube celeste, assinou em definitivo com o Avaí.

Claudinho – Meia

Outro jogador com contrato longo com o Cruzeiro é o meia Claudinho, de 23 anos, que tem vínculo com a Raposa até julho de 2025. Sem chances no time celeste, o jogador vem sendo emprestado sistematicamente. Em 2023, ele atuou primeiro por Santo André, jogando seis vezes e sem marcar gols, e depois pelo Pouso Alegre, onde disputou oito partidas, também sem balançar as redes. Foi cedido ao Confiança, que disputará a Série C de 2024.

Daniel Jr – Meia

Promessa do Cruzeiro, Daniel Jr, de 21 anos, foi emprestado ao Akhmat Grozny, da Rússia, após perder espaço no time de Pepa, no decorrer do Brasileirão. Na Rússia, o meia disputou sete jogos e não marcou gol e nem deu assistências. Recentemente, o jogador não tem tido espaço na Europa (tem contrato até junho de 2024, com opção de compra por 1 milhão de euros, R$ 5,3 milhões, pelo clube russo) e seu contrato com a Raposa vai até dezembro de 2025.

Bruno José – Ponta

Bruno José é outro jogador do Cruzeiro pré-SAF que ainda tem contrato com o clube. O jogador de 25 anos disputou a Série B de 2023 pelo Guarani e jogou bastante, tendo atuado em 32 partidas na competição, marcando quatro gols e dando sete assistências. Seu vínculo com o time celeste vai até o final de 2024, mas o ponta deve ter como destino o Jubilo Iwata, do Japão, que irá comprar o atleta, o que vai render um dinheiro para os cofres de Ronaldo Nazário.

Vitor Leque – Ponta

Herança da Série B de 2022, o ponta Vitor Leque, de 22 anos, terminou 2023 no Remo, onde fez apenas quatro jogos, sem participar de gols. O Cruzeiro rescindiu com o jogador nos últimos dias e agora ele está livre no mercado.

Waguininho – Atacante

O atacante Waguininho, reserva do Cruzeiro na Série B de 2022, atuou em 2023 pelo Avaí. Ele fez 32 jogos na temporada, marcando nove gols e dando duas assistências. Seu contrato com a Raposa se encerra no fim deste mês de dezembro. O jogador foi anunciado pelo Novorizontino, onde irá disputar o Paulistão de 2024.

Matheus Davó – Atacante

Contratado pelo Cruzeiro no início de 2023, Matheus Davó é o único da lista que foi adquirido pela SAF celeste. O time mineiro comprou 60% do passe do atacante junto ao Corinthians por R$ 3,5 milhões, mas ele decepcionou em fez apenas quatro jogos, sem marcar gols e ainda levou um cartão vermelho. Cedido ao Pafos, do Chipre, até o o fim de junho de 2024, Davó disputou dez jogos e fez dois gols no campeonato cipriota. Tem contrato com a Raposa até o fim de 2025.

Arielson – Atacante

Promessa da base do Cruzeiro e com contrato com o clube até dezembro de 2027, o centroavante Arielson, que chegou a figurar no banco de reservas do time principal da Raposa em 2023, foi emprestado ao Pollysia Zhytomyr, da Ucrânia, até o o final de junho de 2024. No continente europeu, o garoto de 19 anos disputou 15 jogos, marcando um gol e dando duas assistências.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo