Do Corinthians à Europa aos 10 anos: reforço do Bragantino já fez história em Portugal
João Neto, ex-Famalicão, chega ao Red Bull Bragantino sonhando alto e inspirado em Toni Kroos
João Neto, o mais novo reforço do Red Bull Bragantino, chega ao clube com um histórico interessante no futebol europeu. Natural de Taubaté, no interior de São Paulo, o atacante de 21 anos já deixou sua marca em Portugal, onde se destacou como o jogador mais jovem a atuar profissionalmente pelo Famalicão.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Com apenas 16 anos e 7 meses, ele estreou no Campeonato Português em uma partida contra o Benfica, em dezembro de 2020, que terminou empatada por 2 a 2.
Início e vivência no futebol europeu
João Neto começou no Corinthians aos 7 anos e, com 10, já estava rumo ao futebol europeu, após receber uma proposta para atuar nas categorias de base do Braga de Portugal.
Sua passagem pelas Terras lusitanas marcou profundamente o jogador.
— Fui para o Braga, onde as coisas correram bem. Depois, com 16 anos, surgiu uma proposta do Famalicão para jogar no time profissional. Tudo estava indo bem até que recebi uma proposta do Benfica. Fui para lá, mas, infelizmente, as coisas não aconteceram como esperado. Tive algumas lesões e, em seguida, veio a pandemia de Covid. Retornei ao Famalicão, onde joguei um ano no sub-23 para ganhar ritmo, e surgiu a proposta do Red Bull Bragantino —
João Neto.
Adaptação e inspirações no Velho Continente
A sua passagem pelo futebol europeu, além de lhe proporcionar maturidade em campo, exigiu ajustes físicos e táticos para se adaptar à intensidade do jogo em alto nível.
Segundo o meio-campista, a necessidade de se preparar para a agressividade e o ritmo acelerado do futebol europeu foi um dos principais desafios que enfrentou.
Ao longo desse período, João Neto se dedicou a ganhar massa muscular e aprimorar seu condicionamento físico, essenciais para competir em um ambiente onde a exigência física é elevada.
Essa preparação diferenciada pode ser um dos trunfos de João Neto ao chegar no Red Bull Bragantino, um clube que valoriza a intensidade e a versatilidade de seus atletas.
João Neto também encontra inspiração em alguns dos maiores nomes do futebol mundial. Durante a sua apresentação que aconteceu nesta quarta-feira (18), ele destacou dois jogadores como referências: Toni Kroos e Kevin De Bruyne.
— Gosto muito do Toni Kroos, que encerrou a carreira. Hoje admiro o estilo de jogo do Kevin De Bruyne. Ele tenta sempre achar o último passe e joga com a cabeça levantada, algo que tento fazer também.
Expectativas no Massa Bruta
João Neto chega ao Red Bull Bragantino com uma visão otimista sobre o futuro do clube. Para ele, a estrutura oferecida pelo Bragantino, aliada ao projeto esportivo ambicioso, coloca o time em boas condições tanto no cenário nacional quanto internacional.
O jogador enxerga o crescimento constante do clube como um indicativo de que o Bragantino está pronto para dar passos mais ousados.
Ele acredita que, nos próximos anos, o time poderá brigar por posições mais altas na tabela e disputará títulos, graças ao investimento em infraestrutura, desenvolvimento de talentos e à filosofia da instituição
Possível estreia?
O meio-campista já foi relacionado no empate contra Grêmio na 26ª rodada do Brasileirão, entretanto, acabou não entrando em campo.
O próximo duelo do Red Bull Bragantino está marcado para domingo, 22, contra o Atlético-MG, na Arena MRV, em Belo Horizonte.