Brasil

Como Internacional pretende reverter perda física por pausa? Coordenador de performance explica

Em entrevista, Antônio Carlos Fedato, coordenador de performance do Internacional, explicou o plano que a comissão colocará em prática após dez dias sem treinamentos devido às enchentes no Rio Grande do Sul

Devido às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o elenco do Internacional ficou dez dias sem treinar. Após retomada com cinco dias de atividades no Complexo Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre, o grupo de atletas colorado está desde segunda-feira (20) em Itu, no Otho Hotel, onde realiza uma espécie de intertemporada antes de voltar a jogar, na próxima terça-feira (28), às 21h30min, contra o Belgrano, na Arena Barueri, pela Copa Sul-Americana.

Durante a estadia em Itu, o coordenador de performance Antônio Carlos Fedato concedeu entrevista ao canal oficial do Inter e falou sobre esse período de recondicionamento físico do elenco colorado. Ele reconheceu um decréscimo por conta dos dias em que os atletas não treinaram.

— Tivemos 10 dias parados, a gente perde uns 10% de força, por exemplo, alguma perda principalmente na parte aeróbia. Esses 10 dias vão ser muito importantes para a gente recuperar o que foi perdido — comentou Fedato.

Estrutura de hotel facilitará retomada física do Internacional

O coordenador de performance do Inter entende que a estrutura à disposição no Otho Hotel, em Itu, facilitará o processo. Com dois campos de futebol, além da estrutura interna, o local já recebeu diversas equipes, incluindo seleções, como a do Japão, na Copa do Mundo de 2014, e a do Chile, na Copa América de 2019.

— A gente tem uma estrutura, que o clube disponibilizou para equipe, muito boa. Uma estrutura que é específica para equipes de futebol. Já há muito tempo trabalham com isso. E nós vamos usar toda estrutura para trabalhos de força, trabalhos de campo. […] Você ter os atletas no dia a dia, o período todo disponível para podermos trabalhar, conseguimos trabalhar bem individualizado, bem específico. Dentro dessa estrutura, vai facilitar bastante — afirmou Fedato.

Trabalho com jogadores será, como sempre, de alta intensidade

Outro ponto que pode facilitar a adaptação dos jogadores a esses trabalhos é o fato deles já estarem acostumados com a alta intensidade exigida pela comissão técnica. É assim desde a chegada de Eduardo Coudet, em julho do ano passado.

— [A ideia é] voltar à qualidade que a gente tinha de resistência aeróbia, que é muito trabalhada com essa comissão. O trabalho que sempre foi feito com essa equipe foi um trabalho muito intenso, muito forte. A gente vinha de uma construção de carga muito alta. Esses 10 dias serviram para recuperar, e como a gente tinha uma carga alta de trabalho, a perda não foi tão grande. Vai dar para recuperar bem neste tempo aqui — acredita Fedato.

Retomada do ritmo de jogo será o próximo passo

Por fim, o coordenador de performance do Inter explicou que, após a recuperação plena da parte física, nesse primeiro momento, o próximo passo será de retomada do ritmo de jogo. O que, naturalmente, se readquire somente jogando.

— Essa perda que a gente teve em 10 dias, nessa primeira semana consegue retomar muita coisa. Aí nós vamos ter um jogo, e continuaremos trabalhando de forma mais específica. Porque aí o que vai faltar é essa carga de jogos, o ritmo de jogo que perdemos pelo tempo que ficamos sem jogar — concluiu Fedato.

O Inter completará exatamente um mês sem atuar. A última partida foi no dia 28 de abril — empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. De lá para cá, oito jogos do Colorado foram adiados: quatro pelo Brasileirão, dois pela Copa do Brasil e dois pela Copa Sul-Americana.

Jogos adiados do Internacional

  • Internacional x Juventude — Copa do Brasil
  • Cruzeiro x Internacional — Campeonato Brasileiro Série A
  • Real Tomayapo x Internacional — Copa Sul-Americana
  • Internacional x Juventude — Campeonato Brasileiro Série A
  • Internacional x Delfín — Copa Sul-Americana
  • Cuiabá x Internacional — Campeonato Brasileiro Série A
  • Juventude x Internacional  — Copa do Brasil
  • Internacional x São Paulo — Campeonato Brasileiro Série A

Próximos jogos do Internacional

  • Internacional x Belgrano — Copa Sul-Americana — terça-feira, 28 de maio de 2024, às 21h30min (horário de Brasília);
  • Cuiabá x Internacional — Campeonato Brasileiro — sábado, 1º de junho de 2024, às 18h30min (horário de Brasília);
  • Real Tomayapo x Internacional — Copa Sul-Americana — terça-feira, 4 de junho de 2024, às 21h30min (horário de Brasília).
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo