Brasil

Internacional inicia período de treinamentos em Itu, onde deve mandar jogo contra o Belgrano

Pelos próximos 20 dias, Colorado ficará concentrado no Otho Hotel, e tudo indica que jogará como mandante no Novelli Jr., estádio do Ituano

Após retomar os treinamentos na última semana, no Complexo Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre, o Internacional viaja nesta segunda-feira (20), da base aérea de Canoas, para Itu, onde permanecerá pelos próximos 20 dias. A delegação colorada ficará concentrada e realizará suas atividades no Otho Hotel. O jogo contra o Belgrano, no dia 28, pela Copa Sul-Americana, deve ser confirmado para o Novelli Jr., estádio do Ituano.

Inicialmente, a ideia do Internacional era não deixar o Rio Grande do Sul após a tragédia climática que assolou o estado, e danificou profundamente tanto o Estádio Beira-Rio quanto o CT Parque Gigante. Porém, com a proximidade da retomada das competições, a medida se fez necessária, como frisou o presidente Alessandro Barcellos em vídeo divulgado pelo clube no último dia 16.

— Sabemos que esta condição de competitividade precisa de muito trabalho, e de uma infraestrutura, que infelizmente, por razões óbvias, não dispomos hoje no nosso estado. Além disso, logísticas afetadas nos obrigam a procurar um local para uma intertemporada intensa, que permita recuperarmos uma condição física capaz de nos levar à maratona de jogos que teremos com mais competitividade. Tudo isso visando retomar nosso planejamento, de disputarmos as competições que temos pela frente com grandes objetivos. Vamos, para isso, sair do estado nos próximos 20 dias, escolhendo a cidade de Itu, e um centro de treinamento completo, que nos permite fazer treinamentos intensos, e em dois turnos, para esse retorno desafiador — explicou o mandatário colroado.

Com boas condições, Otho Hotel e Novelli Jr. já receberam seleções

O Otho Hotel, onde o Inter ficará concentrado e realizará seus treinamentos, é afastado do centro de Itu, e por isso oferece a privacidade necessária para os jogadores. O complexo conta com uma área de mais de 130m², com dois campos de futebol. O resort já recebeu diversas equipes brasileiras, além do Japão, na Copa do Mundo de 2014, e do Chile, na Copa América de 2019.

Quem também esteve em Itu no Mundial de 2014 foi a Rússia. No entanto, a seleção comandada pelo italiano Fábio Capello treinou a dez quilômetros do Otho Hotel, no Novelli Jr. Nos próximos dias, o estádio do Ituano deve ser confirmado como palco dos primeiros jogos do Inter em sua retomada após o adiamento de oito partidas devido às enchentes no Rio Grande do Sul.

Para receber jogos de competições da Conmebol, os estádios precisam cumprir uma série de pré-requisitos. Entre eles, de possuir capacidade superior a dez mil pessoas, e de estar a menos de 150 quilômetros de aeroporto. O Novelli Jr. se encaixa dentro disso, já que comporta 18.560 pessoas e está a 55 km do Aeroporto Viracopos, em Campinas. Ainda assim, a entidade que rege o futebol sul-americano esteve vistoriando o estádio na última sexta-feira (17), para checar a iluminação e o gramado.

Estádio Novelli Jr., do Ituano
Estádio Novelli Jr., do Ituano. Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC

Ao menos neste último ponto, não haverá problema. Com manutenção da Greenleaf, empresa que trabalha em algumas das principais arenas do Brasil, o gramado do Novelli Jr. passou recentemente pelo overseeding, que consiste na raspagem da grama bermuda e na colocação de sementes, em um consórcio com a ryegrass. A boa condição do campo é uma exigência do técnico Eduardo Coudet. Obcecado por isso, ele chegou a trazer um especialista de sua confiança para cuidar o do Beira-Rio.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo