Brasil

Impotência define sentimento de Milito e da torcida do Atlético-MG sobre Zaracho

Zaracho é xodó da torcida e crucial para o time, mas não consegue se manter saudável fisicamente para jogar

Impotência é a falta de poder ou meios para realizar algo. É o sentimento do técnico Gabriel Milito e da torcida do Atlético-MG, que gostariam de fazer de tudo para ver Matías Zaracho em campo, mas isso não está nas mãos deles — nem mesmo na do meia, que sofre com muitas lesões.

Zaracho é um dos principais jogadores do Atlético desde que chegou, em 2020, como a maior compra da história do clube. O argentino conquistou rapidamente o coração do torcedor atleticano, que o tem hoje como um xodó.

Mas, para a tristeza da torcida, Zaracho nunca conseguiu ficar 100% saudável fisicamente durante toda uma temporada. Problemas físicos sempre perseguiram o meia e afetaram uma grande sequência, e não tem sido diferente em 2024.

Depois de um 2023 também marcado com lesões, mas que ele conseguiu dar a volta por cima, Zaracho vem sofrendo em 2024. Foram algumas lesões, a última delas uma pubalgia, que não tem deixado ele ser titular do Atlético, como o técnico Gabriel Milito (e a torcida) gostaria.

Se Zaracho estiver bem, comigo joga todos os jogos. Todos! Mas, vocês recordam que, contra o Inter, ele saiu do jogo com muita dor no púbis. Ele ainda não pôde superar essa dor. Se não, ele jogaria sempre. Quero que isso fique claro — disse Milito

O treinador afirmou que o argentino faz muitos esforços para se recuperar, mas não é algo simples. Ele consegue atuar 15 ou 20 minutos, mas ainda com um pouco de dor. Contra o Cuiabá, por exemplo, que Milito escalou um mistão, ele nem saiu do banco — talvez por conta do péssimo gramado da Arena MRV.

Milito consolou Zaracho ao tirá-lo do campo ainda no primeiro tempo contra o Inter por lesão no púbis (Pedro Souza / Atlético)

O que é a pubalgia que afeta Zaracho?

Pubalgia é uma dor que uma pessoa sente, principalmente, na região da virilha. O problema afeta tendões musculares e articulações de forma crônica, ou seja, uma dor frequente. Nos jogadores de futebol, a dor aparece mesmo em um simples passe para um companheiro de time.

Segundo estudos, a pubalgia ocorre geralmente por conta de desequilíbrios musculares entre os adutores da coxa e o reto abdominal. O tratamento pode envolver só fisioterapia, mas pode chegar a casos de cirurgia, como aconteceu com o atacante Richarlison no fim de 2023.

— Você sabe quando começa, mas nunca sabe quando termina. Não é como uma lesão muscular que você prevê o tempo. A pubalgia é uma dor muito particular que te faz jogar incomodo, mal, te afeta mentalmente, por jogar sempre com dor — disse Gabriel Milito.

Zaracho é (ou era) o motorzinho do time do Atlético

A importância de Zaracho para o Atlético é fácil de perceber, basta ver um jogo em que ele está em campo bem fisicamente e um em que ele não joga. O ritmo do time é outro, pois ele é o motorzinho que faz o jogo do Galo girar.

Sem ele, o Atlético perdeu um pouco do dinamismo do time, e Milito sabe disso, por isso ressaltou que ele é titular se estiver bem fisicamente.

— Zaracho é muito dinâmico, e perdemos isso no time justamente sem ele. Por isso digo que ele é titular comigo. Sou o primeiro que quero que ele esteja bem. É um jogador fundamental para nós, no ataque e na defesa — destacou.

Quanto antes o tivermos, melhor. É um jogador que te ajuda muito, no ataque e na defesa — Milito sobre Zaracho.

O treinador afirmou que olha para o meia no banco e deseja colocá-lo em campo, mas, quando coloca, o pergunta após o jogo e Zaracho diz que sentiu incômodo.

Apesar disso, Zaracho tem ido ao banco de reservas e jogou os tais 25 minutos que Milito citou nas duas primeiras partidas após seu retorno (CRB e Cruzeiro), mas só atuou por seis contra o San Lorenzo e nem saiu do banco contra o Cuiabá.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo