Como joia na mira do Bayern perdeu espaço com Zubeldía e foi arquivado no São Paulo
Atacante Henrique Carmo fez apenas uma partida em 2025 e "desceu" para atuar com a equipe sub-20

A substituição de Ferreira por Wendell foi o principal assunto da entrevista coletiva de Luis Zubeldía após o empate por 2 a 2 do São Paulo com o Alianza Lima, na última quinta-feira (10), no MorumBIS, pela Libertadores.
E não apenas porque os dois gols da equipe peruana saíram logo após a troca. Mas, porque a mudança de um atacante por um lateral-esquerdo escancarou uma carência do elenco tricolor.
Wendell só foi o escolhido por Zubeldía para entrar no lugar de Ferreira porque o treinador não contava com opções de origem da posição no banco de reservas.
Lucas e Oscar estão lesionados e levarão ao menos 15 dias para voltar à equipe. Além disso, o São Paulo negociou William Gomes, Erik, Wellington Rato, Rodrigo Nestor e Michel Araújo em 2025.
— Claro que eu também não esperava, Wendell não é defensivo, pode te aportar ofensivamente, mas se não tenho uma substituição igual ao Ferreirinha… Se não tenho extremo, tenho de recrutar — disse Zubeldía, após a partida.
Mas a verdade é que o treinador tinha, sim, um atleta da posição à disposição. Estamos falando do garoto Henrique Carmo, e ele sequer foi relacionado para a partida.
Tradição e legado. Do único clube brasileiro Tricampeão Mundial.
Um é pouco, dois é bom, três só São Paulo.
Camisa Away 2025 já disponível.
Acesse https://t.co/5GLkIXusY0@newbalance @NBFootball pic.twitter.com/2slHnDTSN1— São Paulo FC (@SaoPauloFC) April 11, 2025
Por que joia na mira do Bayern foi arquivado por Zubeldía?
Não é de hoje que Henrique Carmo chama a atenção nas categorias de base do São Paulo. O atacante foi promovido ao time principal ainda em 2023 com Dorival Júnior e está no radar do Bayern de Munique.
Mesmo assim, o atacante fez apenas um jogo em 2025. Ele atuou no empate com o Botafogo-SP, na estreia do São Paulo nesta temporada. Na ocasião, Zubeldía sequer estava à beira do campo, e o Tricolor teve um time alternativo, formado por muitos garotos.
Desde então, Henrique perdeu espaço no elenco. Não foi só ultrapassado por Lucas Ferreira, titular na última quinta-feira (10), como “desceu” para atuar no time sub-20. O atacante já fez três partidas sob o comando do técnico Allan Barcellos.
— Henrique também joga pela banda, mas perna invertida, tem 18 anos também, está nos juvenis, lamentavelmente escaparam dois pontos, mas a equipe jogou bem — disse Zubeldía na entrevista coletiva.
Conforme apurado pela Trivela, um dos motivos que fizeram Henrique Carmo ser arquivado por Zubeldía é o fato de que ele não disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano.
Chamado pelo treinador para integrar o período de pré-temporada nos Estados Unidos, o atacante fez a opção de permanecer com o elenco profissional e não “descer” para a competição. Como ele não atuou e não teve lá grande destaque nos treinamentos, o holofote fez outros garotos chamarem atenção do treinador e passarem à frente na hierarquia da posição.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Próximos jogos do São Paulo: datas e horários:
- São Paulo x Cruzeiro — Brasileirão — domingo (13), às 17h30 (horário de Brasília);
- Botafogo x São Paulo — Brasileirão — quarta-feira (16), às 18h30 (horário de Brasília);
- São Paulo x Santos — Brasileirão — domingo (19), às 16h (horário de Brasília).
Onde assistir ao vivo aos jogos do São Paulo?
A Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar a página clicando aqui.