Brasil

‘Brincadeira de mau gosto’: vice do Grêmio se indigna com reunião da CBF no fim do mês

Após CBF convocar Congresso Técnico para discutir paralisação do Campeonato Brasileiro apenas para o dia 27 de maio, dirigente do Grêmio criticou duramente a entidade

A CBF ‘lavou as mãos’ diante da tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul. Depois de ser pressionada pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e de solicitar aos presidentes dos clubes que se possicionassem formalmente sobre a paralisação ou não das competições, a entidade convocou, no último domingo (12), uma reunião extraordinária com representantes das equipes da Série A do Campeonato Brasileiro. Mas apenas para o dia 27 de maio.

A decisão não foi bem recebida no Rio Grande do Sul. No sábado (11), Grêmio, Internacional e Juventude haviam soltado nota oficial conjunta em que pediam o adiamento total de até três rodadas do Brasileirão. Por enquanto, foram adiados apenas os jogos dos clubes gaúchos até 27 de maio — justamente a data que a CBF marcou para a reunião.

‘Brincadeira de mau gosto’, dispara vice-presidente de futebol do Grêmio

Em suas redes sociais, o vice-presidente de futebol do Grêmio, Antônio Brum, criticou duramente a decisão da entidade. O dirigente gremista a classificou como ‘brincadeira de mau gosto’.

— Discutir a paralisação do Brasileirão no dia 27/05? Que tipo de brincadeira de mau gosto é essa CBF? Vocês realmente não entenderam o que estamos passando por aqui! — escreveu Brum.

Viagem de Ednaldo é um dos motivos para reunião tardia

De acordo com o repórter Pedro Ivo Almeida, da ESPN, um dos motivos para a reunião tardia é a ausência do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, nos próximos dias. Ele viaja nesta segunda-feira (13) para a Tailândia, onde acontecerá Congresso Técnico da Fifa que definirá a sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que tem o Brasil como favorito. Nenhuma decisão será tomada sem a presença do mandatário da entidade.

— Toda decisão sobre uma competição, como começar, ter, suspender, prorrogar ou adiar, a CBF discute de maneira conjunta com os clubes. O poder da CBF não é um poder supremo e absoluto. É um poder limitado. Assim como fizemos na reunião de conselho técnico com todos os clubes de Série A, B, C e D, nós faremos também a partir do momento que as próprias equipes entendam o que tem que deliberar sobre esse assunto -— disse Ednaldo na última sexta-feira (10), em entrevista antes da convocação da Seleção Brasileira para a Copa América.

Dupla Gre-Nal tem jogos marcados pela Conmebol para a semana do dia 27

No âmbito continental, Internacional e Grêmio têm compromissos marcados para os dias 28 e 29 de maio, respectivamente. O Colorado recebe o Belgrano, pela Copa Sul-Americana, e o Tricolor será visitado pelo The Strongest, pela Libertadores. Porém, as partidas não têm locais definidos, já que tanto o Beira-Rio quanto a Arena do Grêmio estão com o gramado danificado por conta das inundações.

Tragédia climática no Rio Grande do Sul já deixou mais de 100 mortos

Os temporais que iniciaram no último dia 29 de abril no Rio Grande do Sul já deixaram 147 mortos, 127 desaparecidos e 806 feridos, conforme o último levantamento da Defesa Civil gaúcha, divulgado nesta segunda-feira (13). Há 617 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 79,5 mil em abrigos e 538 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos). 447 dos 497 municípios do estado registram algum tipo de transtorno.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo