Grêmio encorpa o grupo e ganha força para momento decisivo da temporada
Reforços estrangeiros e 'caseiros' fazem Tricolor Gaúcho engatar sequência positiva e oferecer mais opções para Renato
Depois de um período turbulento, em que esteve afundado na zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Grêmio vem em processo de recuperação.
Desde o jogo contra o Vitória, no dia 21 de julho, o Tricolor Gaúcho soma três vitórias e dois empates. Deixou o Z-4 do Brasileirão e chega muito vivo para o jogo de volta contra o Corinthians, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira (7), às 21h30min, no Couto Pereira, em Curitiba/PR.
Muito dessa evolução do Grêmio passa pelas opções que o técnico Renato Gaúcho ganhou para montar a equipe. Tanto de jogadores que já estavam no clube, quanto de reforços.
Arezo e Monsalve deixam boa primeira impressão
Mesmo com poucos minutos, os jovens Matías Arezo e Miguel Monsalve, contratados nesta janela de transferências da metade do ano, já deixaram boa primeira impressão.
Em sua estreia, diante do Vitória, Arezo fez bela jogada e sofreu pênalti que culminou no segundo gol gremista no triunfo por 2 a 0 no Centenário, em Caxias do Sul/RS.
Já Monsalve foi o melhor em campo em sua primeira partida pelo Grêmio, na vitória por 2 a 0 sobre o Athletico-PR, no último domingo (4), na Ligga Arena, em Curitiba/PR. Além de marcar o segundo gol, ao pressionar e forçar o erro do goleiro Léo Linck, o meia colombiano participou bastante do jogo, com bons passes.
– É sempre bom ter essas opções, de jogadores que não sentem o peso da camisa, jogadores que chegam para nos ajudar – elogiou Renato.
O fato da vitória sobre o Athletico-PR ter vindo com time alternativo mostra que o elenco gremista encorpou. Além de Arezo e Monsalve, o jovem ponta chileno Aravena e o centroavante dinamarquês Martin Braithwaite ainda não estrearam.
Reforços buscando na janela de transferências de abril, Jemerson e Edenílson vêm adquirido ritmo de jogo e sendo importantes na rotação da equipe. Nessa linha, quem destoa é Rodrigo Caio, que devido a problemas musculares soma apenas 16 minutos em campo pelo Grêmio.
Renato também ganha reforços ‘caseiros'
Além das contratações, jogadores importantes voltam a ficar à disposição de Renato. Villasanti e Soteldo, que desfalcaram o Grêmio durante a Copa América, retornaram com o protagonismo esperado.
Villasanti, por exemplo, foi autor de lindo gol no empate em 2 a 2 com o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo/SP, pelo Campeonato Brasileiro. Já Soteldo garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco da Gama, na Arena Condá, em Chapecó/SC.
Na reta final de recuperação de grave lesão muscular, Diego Costa deve voltar a ficar à disposição em breve. Renato, que tem escalado a equipe sem centroavante, logo poderá escolher um entre três. E a fartura também passa a existir em outros setores do campo.
– É essa dor de cabeça que eu quero. Deixa eu quebrar minha cabeça para quem vai começar a próxima partida, quem vai para o banco. Duro era um tempo atrás, que a gente não tinha tantas opções, que a equipe não estava tão bem. Quando a coisa anda é do jeito que o treinador gosta — destacou o treinador do Grêmio.
Renato ganha essas várias alternativas justamente em momento decisivo da temporada. Além da briga para sair da parte de baixo da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, e do jogo da volta contra o Corinthians pela Copa do Brasil, na próxima semana o Grêmio inicia com o Fluminense a disputa das oitavas de final da Libertadores.
Próximos jogos do Grêmio
- Grêmio x Corinthians — Copa do Brasil — quarta-feira, 7 de agosto de 2024, às 21h30min (horário de Brasília);
- Cuiabá x Grêmio — Campeonato Brasileiro — sábado, 10 de agosto de 2024, às 19h (horário de Brasília);
- Grêmio x Fluminense — Libertadores — terça-feira, 13 de agosto de 2024, às 19h (horário de Brasília).