Brasil

Gol contra o Vitória ajuda a consolidar novo momento do zagueiro Maicon no Vasco

Titular nos últimos três jogos do Vasco, com o interino Rafael Paiva, zagueiro Maicon havia perdido espaço no time no começo da temporada

O triunfo do Vasco sobre o Vitória por 2 a 1, no último domingo (13), teve o meio-campista Dimitri Payet como grande protagonista. Mas a partida em São Januário ajudou a consolidar a boa fase de outro jogador vascaíno. Autor do gol que abriu o placar, o zagueiro Maicon teve mais jogo seguro sob o comando do interino Rafael Paiva e mostrou que pode se firmar ainda mais no time titular do Vasco neste Campeonato Brasileiro.

Um dos destaques do Vasco na campanha de recuperação no Brasileiro de 2023, que livrou o time do rebaixamento, Maicon havia perdido espaço no time em 2024. Sob o comando do então treinador Ramón Díaz, o zagueiro havia disputado apenas seis partidas neste começo de ano, sendo quatro delas como titular — em duas, quando o treinador optou por usar um time misto.

Mas, após a saída de Ramón Díaz, há duas semanas, Maicon voltou a ter uma sequência como titular do Vasco. Sob o comando de Rafael Paiva, que barrou Medel — segundo ele, por questões táticas —, Maicon foi titular nos três últimos jogos, contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil, e contra Athletico-PR e Vitória, pelo Brasileiro.

Ao lado de Léo na maior parte desses jogos, Maicon vem se consolidando no time do Vasco. Contra o Fortaleza, no primeiro jogo desta sequência, o experiente zagueiro foi soberano pelo alto e foi bem em algumas antecipações. Contra o Athletico-PR, a atuação não foi tão boa, mas em parte pela expulsão do volante Hugo Moura no começo da partida, que deixou a zaga desprotegida, fazendo o Vasco ser pressionado durante quase todo o jogo.

Já contra o Vitória, Maicon voltou a ir bem. Para além do gol, que corou uma boa atuação e ajudou a consolidar o bom momento do zagueiro no time, ele voltou a ser importante na bola aérea defensiva. Além disso, Maicon, que já era um dos líderes do elenco, mesmo sem jogar, também mostra esta liderança em campo.

Trabalho e confiança: o lema de Maicon no Vasco

Depois da partida contra o Vitória, o experiente zagueiro de 35 anos foi direto ao falar sobre este novo momento que está vivendo no clube. Para ele, o trabalho que vem fazendo no clube o possibilitou dar esta volta por cima na temporada.

– Trabalho muito, dentro ou fora de campo, respeito as decisões do treinador. Estou feliz que o treinador está optando por me colocar, espero poder fazer mais grandes partidas e continuar ajudando o Vasco – disse Maicon.

Apesar de ter repetido que a prioridade é defender o Vasco, Maicon já vinha buscando este gol há um tempo. Mais de cinco anos, na verdade. A última vez em que o zagueiro balançou as redes havia sido em setembro de 2018, pelo Galatasaray, da Turquia. Depois, ele passou por Al Nassr, da Arábia Saudita, Cruzeiro e Santos, antes de chegar ao Vasco, sem fazer gols. Mas isso não abalou a confiança do zagueiro.

— O mais importante é sempre ajudar o Vasco a conquistar os objetivos estabelecidos. A prioridade é sempre defender e evitar que a equipe adversária faça gol, mas quando posso ir à frente para fazer um gol é algo muito especial. Estava muito confiante que poderia fazer um gol, falei com alguns amigos, meu irmão falou que eu iria fazer um gol e fui feliz. Fazia um tempo grande que eu não marcava gol. Sempre batendo na trave, o goleiro defendendo… Voltei ao caminho do gol e espero continuar fazendo — disse o zagueiro do Vasco.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo