Brasil

Julgamento se aproxima, e a saga de Gabigol na CAS está perto do fim

Atacante embarca nesta quarta-feira (5) para a Suíça para acompanhar de perto o julgamento que define os rumos da sua carreira

Gabigol voltou a balançar as redes na goleada sobre o Vasco, mas seu futuro no Flamengo ainda está bastante indefinido. A questão não é mais a polêmica foto com a camisa do Corinthians, que já parece ter caído no esquecimento da torcida rubro-negra, mas o julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS), que define o futuro do atacante.

De folga durante essa Data Fifa, Gabigol foi liberado para acompanhar o pleito de maneira presencial e, segundo o portal GOAL, em informação confirmada pela Trivela, embarca nesta quarta-feira (5) para a Suíça. O momento é de apreensão, ainda que a defesa esteja confiante.

Como funcionará o julgamento?

A CAS funciona como última instância no esporte. Ou seja, os casos mais extremos e complicados caem no tribunal suíço. Gabigol acionou o pleito após ter sido condenado por tentativa de fraude em exame antidoping, fato que o suspendeu dos gramados por duas temporadas. O julgamento foi bastante apertado e gerou polêmica no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD).

O centroavante chegou a ficar mais de um mês suspenso, mas conseguiu acelerar o processo na Suíça e teve o efeito suspensivo julgado rapidamente. A decisão foi favorável, e Gabigol retornou às atividades do Flamengo na vitória sobre o Amazonas, no início de maio. De lá para cá foram cinco partidas disputadas e um gol marcado.

Gabigol aguarda definição do julgamento para saber se vai completar a temporada ou não (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Sipa USA) – Photo by Icon Sport

Se a defesa de Gabigol já esperava que o efeito suspensivo sairia em pouco tempo, ninguém poderia prever que o julgamento também seria acelerado. Tais pleitos costumam demorar cerca de seis meses nos padrões da CAS, mas o camisa 99 será julgado na sexta-feira (7).

Apesar disso, Gabi ainda viverá certo suspense. Isso porque, de acordo com apuração da reportagem, a decisão final não sairá após o fim das discussões.

O julgamento costuma demorar alguns dias para ser 100% definido, assim, o atacante só deve saber sobre seu futuro quando estiver no Brasil. Lembrando que, se for condenado, ficará suspenso até abril de 2025.

Renova ou sai?

Por mais que a polêmica envolvendo a camisa do Corinthians tenha criado um clima ruim, a renovação de Gabigol ainda não está 100% descartada. Foi isso que Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, comentou após a vitória sobre o Vasco, no Maracanã. Segundo o dirigente, o clube aguarda a definição do julgamento para retomar as conversas.

— Por razões óbvias, vamos tratar isso (possível renovação) depois do julgamento que vai ser no dia 7. Então, assim, o Gabriel é do Flamengo, tem contrato até o final do ano. Numa situação normal, já deveria e estaria com contrato renovado. Não foi possível por uma série de motivos. Mas acredito que, depois da sexta-feira, com calma e tranquilidade, vamos analisar quais são os próximos passos — analisou.

Assim como Braz, Gabi também deixou o futuro em aberto após a goleada sobre o Vasco, ainda que tenha voltado a frisar a vontade de permanecer no Flamengo. Alguns clubes estão de olho nos serviços do atacante, como é o caso de Cruzeiro, Grêmio e Corinthians, mas a prioridade é ficar no Ninho do Urubu.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo