Brasil

Como foi o primeiro dia de Mano Menezes no Fluminense

Treinador assume o Tricolor na lanterna e quer tirar equipe da zona de rebaixamento do Brasileirão

O Fluminense contratou Mano Menezes como substituto de Fernando Diniz, e o técnico já teve seu primeiro dia de trabalho. Na lanterna do Campeonato Brasileiro, a equipe precisa de soluções rápidas.

A primeira medida do treinador foi alterar o horário de treino, que antes seria pela manhã, para a tarde. Isso porque Mano precisou fazer uma maratona para chegar ao Rio de Janeiro na noite de segunda-feira (1).

O técnico começou a semana em Portugal, de onde foi para Londres para pegar um voo direto para São Paulo. Da capital paulista à Cidade Maravilhosa, Mano Menezes veio de carro com seu auxiliar Sidnei Lobo para chegar mais cedo.

A Trivela apurou mais detalhes do primeiro dia de Mano Menezes no Fluminense.

— É fundamental o torcedor estar, principalmente nos momentos difíceis, ao lado da equipe — afirmou o técnico à FluTV.

Mano chega cedo ao CT do Fluminense e é o último a sair

Embora tenha trocado o treino das 9h30 para 15h30 (de Brasília), Mano Menezes chegou ao CT Carlos Castilho antes das 8h. Apenas o diretor Paulo Angioni e alguns funcionários já estavam por lá.

A primeira reunião do dia foi justamente com Angioni. Fred e o presidente Mário Bittencourt, que conversaram na noite de segunda (1) com o treinador em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, chegaram depois e se juntaram ao encontro.

Mano, então, fez um tour guiado pelo presidente e seus diretores. Acompanhado do auxiliar Sidnei Lobo, que jogou no clube em 1998, ele preparou o material de treinamento e divulgação, e teve outros encontros no dia.

Na sala de imprensa Paulo Julio Clement, utilizada também para reuniões, Mano Menezes se reuniu com jogadores, diretoria e estafe, todos juntos. Depois, conversou só com o elenco antes do treinamento.

Treino de Mano é diferente de Diniz e foca em jogo vertical

O treinamento foi bem diferente do que o elenco estava acostumado, como era de se esperar. Embora fizessem atividades longas e de muita intensidade com Fernando Diniz, os jogadores já sentiram a diferença.

Mano Menezes focou no jogo vertical. Primeiro, posicionou os jogadores já em um novo formato. Depois, realizou um treino tático com time titular e reserva, onde contou com o retorno de André. A todo momento, o técnico paralisou a atividade para ajustes de posicionamento e ideias de jogo.

Os jogadores fizeram atividades com o ataque titular contra a defesa principal, focados em finalizações sem superioridade numérica e recomposição rápida. Por fim, alguns momentos de bola parada foram simulados.

Mano Menezes faz mudanças no time titular do Fluminense

A Trivela confirmou informação do Jornada KTO 1902, que informou a escalação com Fábio, Samuel Xavier, Thiago Santos, Antônio Carlos e Diogo Barbosa; André, Martinelli, Alexsander e Ganso; Keno e Cano.

Após iniciar assim, a Trivela apurou que o treinador fez testes. Assim, John Kennedy, Kauã Elias, Douglas Costa, Renato Augusto e Guga foram utilizados entre os titulares em alguns minutos.

A utilização de André dependerá de sua reação ao treinamento desta tarde. Na quarta-feira (3), pela manhã, o volante terá outra oportunidade de treinar. Se não sentir dores, voltará ao time após 70 dias.

Foto de Caio Blois

Caio Blois

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo