Brasil

O que Mano Menezes sabe e quer mudar no Fluminense de 2024

Técnico assinou contrato na noite de segunda-feira (1) e já estará em campo para comandar a equipe contra o Internacional, no Brasileirão

Desesperado no Campeonato Brasileiro, o Fluminense busca uma correção de rota. Para isso, contratou Mano Menezes, e espera que o treinador tire a equipe da zona de rebaixamento.

Além de conhecer bem o Brasileirão, Mano conhece boa parte dos jogadores que irá encontrar no Tricolor. São 11 que já foram comandados por ele durante a carreira.

A Trivela apurou que o técnico, que viveu uma maratona para assumir o clube imediatamente, pretende fazer mudanças.

Mas o que muda com a chegada de Mano? O que o treinador sabe sobre o Fluminense atual?

Mano volta ao Rio, e reencontra o agora dirigente Fred

O único trabalho de Mano Menezes no Rio de Janeiro aconteceu em 2013. E não deixou boas lembranças.

Contratado para ser o comandante da reconstrução do Flamengo, ele não durou mais do que 20 jogos. Em sua saída, afirmou que os jogadores não o compreendiam. A declaração acompanhou sua carreira.

Passados 11 anos, Mano volta ao Rio para treinar o Fluminense. Antes, fez uma maratona: saiu de Portugal em um voo com passagem por Londres antes de chegar à São Paulo. De lá, veio de carro ao Rio de Janeiro, onde a diretoria tricolor lhe esperava em um hotel próximo ao CT Carlos Castilho.

O contrato foi assinado quase à meia-noite, após conversa com Mário Bittencourt e um velho conhecido: Fred, agora dirigente, seu jogador nos tempos de Seleção e Cruzeiro.

Os dois tiveram seus problemas no passado, mas possuem boa relação. O diretor de planejamento foi um dos entusiastas de sua contratação.

Velhos conhecidos podem ganhar espaço com Mano no Flu

Mano Menezes quer reformular time e elenco do Fluminense. O técnico acha fundamental modificar alguns pontos, mas isso não necessariamente significa barrar veteranos.

Velhos conhecidos de Mano podem ganhar mais espaço. Dos 11 jogadores, Fábio, Manoel, Thiago Silva, Diogo Barbosa e Renato Augusto atuaram muitos jogos sob o comando do treinador.

O caso de Renato é emblemático. Mano participou da decisão que culminou em sua saída do clube, e os dois tiveram situações complicadas nos últimos momentos.

Além deles, Vitor Eudes, Antônio Carlos, Felipe Melo, Thiago Santos, Marcelo e Ganso trabalharam com Mano Menezes. O técnico foi responsável pela primeira convocação do camisa 10 para a Seleção e é fã de seu futebol.

Mano busca informações sobre Fluminense antes de assumir

Além da diretoria, Mano conversou com amigos do mundo do futebol para entender a situação do elenco do Flu. Sua avaliação é de um grupo muito mais forte do que a tabela do Brasileirão mostra.

A Trivela apurou que o novo treinador acredita que o Fluminense precisa primordialmente de mais organização em campo. Isso, para ele, já será suficiente para melhorar o desempenho. Mas algumas peças devem mudar.

Nas conversas que teve, Mano não indicou reforços, mas poderá fazer isso em breve. O técnico acredita, por exemplo, em diversas peças que não vivem grandes momentos, como Guga, Diogo Barbosa e Keno.

Foto de Caio Blois

Caio Blois

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo