Brasil

Rival do Fluminense na Libertadores é dos melhores mandantes da Argentina

Em péssima fase quando deixa o Rio de Janeiro, o Fluminense tem motivos de sobra para se preocupar na Libertadores. Adversário do Tricolor nas oitavas de final da competição, o Argentinos Juniors é um dos melhores mandantes do futebol argentino.

No Estádio Diego Armando Maradona, a equipe que revelou “Diós” para o futebol não perde desde maio e é um dos times mais temidos do futebol argentino neste momento.

Na atual edição do Campeonato Argentino, o Argentinos Juniors ostenta ótimos números: é o quinto melhor mandante da competição, com 66,7% de aproveitamento — atrás apenas de River Plate, Rosário Central, Godoy Cruz e San Lorenzo. São sete vitórias, três empates e apenas duas derrotas.

Depois de vencer o Patronato pela Copa da Argentina, na terça (25), o Argentinos Juniors aumentou sua invencibilidade para cinco jogos. A equipe comandada por Gabriel Milito está em grande momento na temporada.

O jogo entre Fluminense e Argentinos Juniors acontece na próxima terça-feira (1), às 19h (de Brasília). O Tricolor decide a vaga em casa uma semana depois (8), no mesmo horário, no Maracanã.

Argentinos Juniors está em grande momento na temporada

Para comprovar isso, a Trivela foi além dos dados da Superliga Argentina e levantou toda a estatística da equipe sob o comando de Milito, que é o treinador mais badalado do país do momento.

Isso não é à toa. O ex-zagueiro é o técnico com mais tempo em seu cargo na elite da Argentina — está no “Bicho” desde fevereiro de 2021. São 129 jogos, com 56 vitórias, 34 empates e 39 derrotas.

Na semana passada, Milito conquistou a 100ª vitória de sua carreira. O Argentinos Juniors ocupa a nona colocação da Superliga Argentina e se classificou para as oitavas de final da Copa da Argentina.

Badalado, Gabriel Milito, do Argentinos Juniors, é o técnico com o trabalho mais longevo da Argentina - Photo by Icon sport
Badalado, Gabriel Milito, do Argentinos Juniors, é o técnico com o trabalho mais longevo da Argentina – Photo by Icon sport

Fluminense vive fase pífia como visitante

Já o Fluminense não vem em bom momento quando joga longe do Maracanã. O Tricolor não venceu nenhum dos seus últimos oito jogos fora de casa, seja no Brasileirão ou na Libertadores.

Além dos resultados, o Flu também patina no desempenho. Embora tenha dado esperanças ao vencer o Internacional e jogar bem no empate no clássico contra o Flamengo, o time de Fernando Diniz jogou mal e foi derrotado pelo Coritiba, 18º colocado do Campeonato Brasileiro, no Couto Pereira.

— É um número que está aí e fica fácil para vocês fazerem a pergunta, mas não temos nenhuma preocupação especial em relação a isso. Obviamente, dentro de casa, é normal que tenhamos um aproveitamento grande, mas precisamos aumentar nosso percentual fora de casa e vamos tentar resolver isso o quanto antes — afirmou Fernando Diniz após a derrota para o Coritiba.

Exposto na defesa e nulo no ataque, o Fluminense marcou apenas dois gols nas oito partidas fora de casa depois de vencer o Cruzeiro, em 10 de maio — ambos no empate com o Goiás, que à época também estava na zona de rebaixamento.

Em compensação, sofreu 13 em 17 grandes chances cedidas, e criou apenas cinco, perdendo quatro delas. Os dados são do Sofascore.

Tricolor já conseguiu classificação épica contra o rival

Se serve de esperança, o Fluminense já venceu e se classificou na Libertadores contra o Argentinos Juniors no mesmo Estádio Diego Armando Maradona. Foi em 2011, com Fred como herói.

Horas antes da partida, Emerson Sheik — que marcara o gol do título brasileiro do clube em 2010, encerrando jejum de 26 anos — havia sido afastado por indisciplina. No dia seguinte à vitória, o então camisa 10 teve seu contrato rescindido e acabou no Corinthians, onde seria herói da inédita conquista da Libertadores do clube.

O Tricolor precisava vencer por dois gols de diferença e a classificação aconteceu nos últimos minutos.

Aos 43 do segundo tempo, o camisa 9 converteu pênalti duvidoso marcado em Edinho para colocar o placar em 4 a 2, confirmar o Flu nas oitavas de final e iniciar uma briga generalizada no gramado. Após o apito final, o “Time de Guerreiros” foi aplaudido pela torcida do Argentinos Juniors.

Fluminense no Brasileirão 2023

    • 7ª colocação após 16 jogos disputados
    • 52% de aproveitamento até o momento
    • 25 pontos conquistados com 7 vitórias, 4 empates e 5 derrotas

Fluminense na Libertadores 2023

    • Classificado às oitavas de final no 1º lugar do grupo D com 10 pontos
    • 55% de aproveitamento na fase de grupos
    • Enfrenta o Argentinos Juniors na próxima fase
Copa Libertadores 2023, Grupo D
# Seleção J V E D +/- Pontos
1

Fluminense

6 3 1 2 4 10
2

River Plate

6 3 1 2 0 10
3

Sporting Cristal

6 2 2 2 -2 8
4

The Strongest

6 2 0 4 -2 6

Próximos jogos do Fluminense

  • Fluminense x Santos – Brasileirão – 29/07 (sábado) – 16h (de Brasília)
  • Argentinos Juniors x Fluminense – Libertadores – 01/08 (terça-feira) – 19h (de Brasília)
Foto de Caio Blois

Caio Blois

Caio Blois nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo na UFRJ em 2017. É pós-graduado em Comunicação e cursa mestrado em Gestão do Desporto na Universidade de Lisboa. Antes de escrever para Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo