Brasil

Flamengo vive anos de glória contra o Vasco, mas não pode repetir erro de 2023

Retrospecto recente é muito favorável ao Flamengo, que não quer repetir erros que o levaram ao fracasso em 2023

Flamengo e Vasco se enfrentam neste domingo (04), naquele que será o primeiro clássico do futebol carioca em 2024, e é válido pela quinta rodada da Taça Guanabara. As equipes vem a campo em momentos muito diferentes, e o Rubro-Negro leva ampla vantagem no retrospecto recente do confronto direto. Apesar disso, todo cuidado é pouco para Tite e companhia.

O Rubro-Negro venceu quatro dos cinco jogos que fez contra o Vasco em 2023, mas a única derrota veio justamente no primeiro encontro entre as equipes. Tite não quer repetir o erro e, por isso, rodou o elenco contra o Sampaio Corrêa-RJ, no meio de semana, e pretender ter força máxima, física e técnica, no Clássico dos Milhões. Chegou a hora de um teste importante para o Flamengo.

Flamengo domina o Vasco nos últimos anos

Não resta dúvida que o Flamengo tem sido dominante no Clássico dos Milhões. Desde a última grande fase do Vasco no duelo, entre 2015 e 2016, o Rubro-Negro perdeu apenas duas vezes para o seu arquirrival, em 26 partidas disputadas. A maioria dos jogos foram disputados no Campeonato Carioca, já que o Cruz-maltino teve problemas com a Série B no período.

Os rivais, inclusive, disputaram uma final de Estadual no período. Foi em 2019, quando o Flamengo venceu os dois jogos por 2 a 0 e se sagrou campeão, em série que consolidaria Bruno Henrique como o “Rei dos Clássicos”. O domínio do Rubro-Negro no Brasileirão também é nítido: o clube da Gávea não perde para o Cruz-maltino no certame desde 2015.

O Flamengo venceu os últimos quatro jogos que disputou contra o Vasco (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

As duas derrotas, contudo, vieram justamente no cenário em que o Flamengo se encontra no momento. O Campeonato Carioca ainda está no início e, mesmo com o time titular, é impossível dizer que a equipe pratica seu melhor futebol. Foi assim que o Vasco se aproveitou em 2021, quando venceu com autoridade, e no ano passado, na base da empolgação.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

A fatídica derrota em 2023

O revés do Flamengo no primeiro clássico do ano passado marcou um duelo bastante diferente contra o Vasco. Ao contrário dos últimos anos, o Rubro-Negro parecia nervoso, ainda no início de trabalho de Vítor Pereira, desperdiçou muitas chances e acabou derrotado pelo Cruz-maltino por 1 a 0. O gol foi marcado pelo uruguaio Puma Rodríguez, em chutaço de fora da área.

O resultado adverso seria apenas um presságio daquilo que estaria por vir no Carioca. Ainda que tenha conseguido passar pelo mesmo Vasco da Gama na semifinal, com duas vitórias emocionantes, o Rubro-Negro voltou a cometer os mesmos erros do fatídico revés na decisão e acabou ficando com o vice. Tite, sem dúvida, quer se desvencilhar de tudo que foi ruim ao Flamengo nesta temporada. 

Como chega o Flamengo para o clássico

O momento do Flamengo antes do Clássico dos Milhões é de tranquilidade e confiança. Apesar dos dois empates contra Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ, com o time sub-20, é verdade, o Rubro-Negro se manteve em boa situação no Campeonato Carioca e pode encostar de vez nos líderes. A última vitória, para cima do Sampaio Corrêa-RJ, deu ainda mais confiança, especialmente a Bruno Henrique e Gabigol. 

A pré-temporada nos Estados Unidos também foi considerada produtiva pelo Flamengo. Tite e comissão técnica tiveram mais de dez dias na Flórida, a maioria com atividades em tempo integral, para acertar todos os detalhes no time antes de iniciar, de fato, o 2024. Chegou a hora desse primeiro grande teste do Rubro-Negro, que contará com força máxima.

Tite se reúne com Gerson, Arrascaeta e Bruno Henrique em treino na Flórida (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

A bola rola para o Clássico dos Milhões às 19h (de Brasília), em partida que também será a primeira do Maracanã em 2024. Flamengo e Vasco têm o mesmo número de pontos no Campeonato Carioca (08), mas, como o Rubro-Negro leva vantagem no saldo de gols e possui um jogo a menos, está na frente na tabela de classificação.

Veja números do Flamengo contra o Vasco desde 2017

  • 26 jogos (15 vitórias, 9 empates e 2 derrotas)
  • 69% de aproveitamento
  • +21 de saldo (41 gols marcados e 20 sofridos)
  • Maior goleada – Vasco 1 x 4 Flamengo –  Brasileirão de 2019 e 2023 (Mané Garrincha e Maracanã)
  • 12 jogos sem sofrer gol
  • Invencibilidade de 17 jogos, entre 2017 e 2021
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo