Brasil

Venda de Matheuzinho faz Tite precisar ainda mais que Varela e Wesley correspondam confiança

Varela e Wesley não passam confiança à torcida, mas precisarão dar conta do recado e corresponder chances de Tite no Flamengo

Com a novela entre Flamengo e Corinthians por Matheuzinho finalizada, Tite conta com apenas dois laterais pela direita para 2024: Varela e Wesley. A dupla já era a escolhida pelo treinador, mas ainda não conseguiu engrenar na temporada, ainda que o uruguaio tenha sido lançado em boa parte dos jogos como titular. Se existe uma hora certa para corresponder a confiança, ela chegou.

A lateral direita é a posição que recebeu mais críticas da torcida desde o ano passado. Matheuzinho e Varela jamais se firmaram, e Wesley ganhou a condição de titular em boa parte da temporada, especialmente sob o comando de Jorge Sampaoli. Como o Flamengo não vai ao mercado para contratar um novo nome, caberá aos que ficam acabar com essa desconfiança.

Como Varela e Wesley começaram o 2024

Os dois tiveram minutagem muito semelhante, com diferença inferior a 20 minutos, embora Varela tenha sido titular em dois jogos a mais do que Wesley. O uruguaio também esteve mais em campo nos Estados Unidos, por conta do duelo diante do Orlando City, em que ele não saiu para a entrada do companheiro e atuou como lateral-esquerdo, assim como diante do Vasco. É uma mudança pensada por Tite enquanto Viña não estreia.

Varela marcou seu primeiro gol pelo Flamengo contra o Audax (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Varela foi o único que conseguiu participar de gols no período. Ele marcou seu primeiro pelo Flamengo na estreia da temporada, diante do Audax, em Manaus, e ainda concedeu uma assistência para Pedro marcar contra o Orlando City. Wesley, que também chama atenção pelas valências ofensivas, ainda não fez a torcida rubro-negra vibrar em 2024.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Tite mantém confiança, e Flamengo não pretende ir ao mercado

A Trivela publica, desde dezembro, que a lateral direita não é vista como prioridade para o Flamengo nesta janela de transferências. Internamente, tanto para comissão técnica quanto para o departamento de futebol, o setor está bem servido com nomes que ainda podem render mais. Em resumo, o Rubro-Negro entende que não é necessário buscar contratações pois as opções devem melhorar o desempenho com Tite.

O Flamengo só iria ao mercado caso mais de um dos nomes para o setor deixasse o clube. Matheuzinho já veste a camisa do Corinthians, mas Varela e Wesley devem ficar. Os dois receberam sondagens de clubes da América do Sul e Europa, respectivamente, porém nenhuma avançou mais do que isso.

Tite confia que Wesley e Varela darão conta do recado em 2024 (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Lacuna no setor se arrasta desde a saída de Rodinei

O Flamengo não tem um titular absoluto, que passe confiança, na lateral direita desde a saída de Rodinei. Sim, ele mesmo, tão criticado ao longo de cinco anos de clube, mas que, em 2022, foi peça chave para os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores. Atualmente, Rodi está voando no Olympiacos, da Grécia, e chegou a entrar na pauta para possível convocação da Seleção Brasileira.

Wesley e Varela não conseguiram se firmar em 2023 e, em 2024, terão uma espécie de ultimato para, finalmente, ganharem de vez a posição. Uma fonte ligada à diretoria do Flamengo confirmou à Trivela que, caso nenhum dos dois vingue, a janela do meio do ano pode servir para reforçar o setor. O momento, no entanto, é de confiança total à dupla.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo