Um forte e coeso Flamengo goleia o Audax na estreia do Carioca, para festa da torcida em Manaus
Léo Pereira, Pedro, Cebolinha e Varela marcaram os gols do Flamengo, para o êxtase total dos quase 45 mil torcedores na Arena da Amazônia
O Flamengo venceu o Audax por 4 a 0 nesta quarta-feira (17), na Arena da Amazônia, em Manaus, pela primeira rodada da Taça Guanabara. Léo Pereira, Pedro e Everton Cebolinha marcaram para o Rubro-Negro ainda na etapa inicial, e Varela completou no segundo tempo. O duelo foi disputado em velocidade acima do esperado, algo que só favoreceu o Rubro-Negro, mais preparado e técnico do que o modesto rival.
A vitória deixou uma boa impressão antes da viagem do time para a pré-temporada, a ser realizada nos Estados Unidos. A delegação embarcará em Manaus ainda na madrugada e chega à Flórida pela manhã. Serão dois compromissos, diante de Philadelphia Union e Orlando City.
Grande festa da torcida do Flamengo em Manaus
Já tinha sido assim no aeroporto e no hotel, mas a festa da torcida do Flamengo na Arena da Amazônia foi diferenciada. O estádio estava completamente lotado, com mais de 44 mil torcedores, pintados com as cores do Rubro-Negro. Músicas, folia e, claro, muita emoção pelos gols marcados fizeram parte da euforia dos torcedores de Manaus, que não acompanhavam a equipe profissional de perto desde 2016.
Aquecimento ✅#VamosFlamengo #FLAxAUD pic.twitter.com/abPQyQeDKd
— Flamengo (@Flamengo) January 18, 2024
Primeiro tempo avassalador do Flamengo
A equipe comandada por Tite iniciou a partida sem tomar qualquer conhecimento do Audax. Tanto que, logo aos três minutos, marcou seu primeiro gol na temporada com Léo Pereira, de cabeça, vencendo a defesa adversária. O placar favorável trouxe uma tranquilidade maior ao Flamengo, que jogou livre, leve e solto. Faltava só ter mais capricho na hora de definir.
Pulgar, Gerson e Arrascaeta ministravam bem o meio-campo, e o jogo de transição do Flamengo funcionava de maneira primorosa, mas os atacantes não conseguiam mandar a bola para rede. Luiz Araújo, Cebolinha e Pedro tiveram chances claras para marcar e desperdiçaram. Uma hora ia dar certo e, aos 38 minutos, a porteira abriu: o Artilheiro Reverência fez com toque de calcanhar, enquanto o camisa 11 aproveitou lambança da defesa do Audax para ampliar.
No fim das contas, o placar ficou de bom tamanho para aquilo que o Flamengo fez no primeiro tempo. Bem postado, o Rubro-Negro não deu nenhuma chance clara ao Audax e criou muito, diante das dificuldades do adversário. Deu para o torcedor sonhar.
Varela aumenta, e Flamengo tira o pé
Na volta dos vestiários, o Flamengo repetiu o roteiro da primeira etapa e marcou logo no início. Foi a vez de Varela entrar na festa, com um forte chute, mas que contou com a colaboração do goleiro do Audax. Foi um frango de grandes proporções para que a bola morresse no fundo das redes. O primeiro gol do uruguaio pelo Rubro-Negro e como profissional.
O tento deu ainda mais tranquilidade ao Flamengo, que continuou tentando ampliar. Gabigol, que entrou no intervalo na vaga de Arrascaeta, teve duas grandes chances, mas finalizou mal. Depois, o camisa 10 sofreu um pênalti, que acabou sonegado pela arbitragem. Sem dúvida, seria mais uma oportunidade para que Gabriel marcasse seu primeiro em 2024.
De muito longe, o primeiro gol do Varela com o Manto Sagrado! Que venham muitos mais!
? @CanalGOATBR#FLAxAUD #VamosFlamengo pic.twitter.com/ogD0U4CX28
— Flamengo (@Flamengo) January 18, 2024
Para ter uma noção do tamanho do domínio do Flamengo, a primeira defesa de Rossi veio aos 20 minutos do segundo tempo. Claro que o Audax cresceu quando o Rubro-Negro tirou o pé, e chegou a ter uma grande chance dentro da pequena área, mas foi só.
Flamengo líder de momento no Carioca
A vitória na estreia coloca o Flamengo na liderança da Taça Guanabara, a depender dos outros resultados da primeira rodada. O próximo compromisso do Rubro-Negro será no domingo (21), às 16h (de Brasília), diante do Philadelphia Union, no primeiro duelo válido pela pré-temporada nos Estados Unidos. No mesmo dia, às 18h10 (também de Brasília), os Garotos do Ninho representarão o time contra o Nova Iguaçu, no Carioca.
Estatísticas de Flamengo x Audax – Campeonato Brasileiro
- Posse de bola: Flamengo 44% x 56% Audax
- Chutes: Flamengo 9 x 7 Audax
- Chutes a gol: Flamengo 3 x 1 Audax
- Gols: Flamengo – Léo Pereira, aos 2′ do 1ºT, Pedro, aos 38′ do 1ºT, Cebolinha, aos 43′ do 1ºT e Varela, aos 4′ do 2ºT; Audax –